Educação inclusiva: como ela acontece no Ensino Superior?

educação inclusiva

Antes de entrar em um curso superior, você se preocupa se a instituição de ensino oferece uma educação inclusiva? Além de pesquisar a graduação que mais combina com o seu perfil e entender como funciona o vestibular, é importante analisar o que uma universidade pode oferecer para os alunos.

O ideal é valorizar os centros educacionais que são capazes de levar educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de classe social, gênero, orientação sexual, raça/etnia, necessidades especiais e demais aspectos. É por isso que a inclusão é fundamental dentro das instituições de ensino.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender por que ele precisa ser discutido? Então, acompanhe o post e veja como a educação inclusiva acontece nos cursos superiores!

O que é educação inclusiva?

A educação inclusiva nada mais é que uma iniciativa em busca de uma reestruturação das instituições de ensino, a fim de que elas sejam acessíveis a todos os alunos, sem distinção.

Isso implica que desde a recepção da faculdade até os conteúdos ministrados em aula precisam ser inclusivos para Pessoas com Deficiência (PcD), minorias e demais públicos. Aqui entra também o tratamento de professores e outros funcionários envolvidos na instituição de ensino.

A proposta é trazer mais respeito às diferenças individuais e à pluralidade dos alunos, promovendo a aceitação da diversidade das pessoas. O objetivo é fazer com que a educação ofereça mais inclusão, a fim de que essa ideia se espalhe para todos os setores da sociedade, de modo que todos os indivíduos possam ter a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e realizar os seus sonhos.

Qual é a importância da educação inclusiva?

Nos últimos anos, os debates sobre a diversidade têm sido cada vez mais presentes em várias esferas da sociedade, e não seria diferente na educação. É por isso que surgiram as iniciativas para levar mais inclusão aos espaços de Ensino Básico e Superior.

Com isso, são criadas políticas que visam tornar o acesso à educação e ao desenvolvimento profissional mais igualitário a todos os públicos, evitando distinções e praticando o respeito. Em outras palavras, a importância da educação inclusiva é que ela permite uma maior equidade social.

Como a educação inclusiva acontece nos cursos superiores?

Um exemplo de como a educação inclusiva acontece nos cursos superiores são os programas que permitem que os alunos tenham mais acesso ao Ensino Superior, como usar a nota do Enem para entrar na faculdade por meio do ProUni e o Novo FIES.

A seguir, confira outras iniciativas que mostram como a educação inclusiva vem sendo aplicada nas instituições de ensino!

Reestruturação física

A adaptação dos espaços físicos é uma atitude muito importante para que pessoas com mobilidade reduzida possam ter acesso aos ambientes de estudo sem nenhum impedimento. A inclusão de rampas e barras são alguns exemplos. Também é importante considerar o ensino de Libras e a escrita em Braille, fundamentais para pessoas com deficiência auditiva e visual, respectivamente.

Criação de uma rede de apoio

Redes de apoio estudantil também são fortalecidas dentro das instituições de ensino, criando políticas de assistência às necessidades dos alunos, o que favorece a permanência dentro da universidade.

Capacitação profissional

A educação também permite a capacitação profissional de diversos públicos. Esse é um grande exemplo de inclusão, pois dá a todas as pessoas a oportunidade de ocupar espaços no mercado de trabalho, na área acadêmica e em outros setores na sociedade.

Como visto, a educação inclusiva é um assunto de extrema importância e que deve ser colocado em prática cada vez mais nas universidades, escolas e demais instituições de ensino. Assim, é possível contribuir para a criação de um mundo mais justo e com menos desigualdades sociais.

O que achou da ideia? Deixe a sua opinião, dúvida ou sugestão nos comentários logo abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0