Quais as vantagens do ensino a distância? Confira 8 principais!

educação a distância

Já considerou dar uma chance para a Educação a Distância (EAD)? Esta é uma modalidade de ensino que tem cada vez mais força no Brasil e ajuda diversos alunos a terem acesso a um diploma de curso superior.

Isso acontece principalmente por conta das suas principais vantagens. Afinal, a EAD conta com uma série de facilidades que tornam o ensino mais acessível a todas as pessoas, contribuindo para a democratização do acesso à educação de qualidade.

Neste post, listamos as 8 principais vantagens de apostar na Educação a Distância para conseguir o seu diploma, seja de graduação, seja de pós-graduação. Acompanhe para saber mais!

Como funciona o ensino a distância?

O ensino a distância, carinhosamente chamado de EAD, é um método de educação que utiliza tecnologia para proporcionar instrução e interação entre professores e alunos, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes no mesmo local.

Ele pode acontecer de várias formas, mas geralmente envolve os seguintes elementos:

  • aulas ministradas por meio de plataformas online que podem incluir vídeos, áudio, textos, apresentações interativas e muito mais;
  • materiais disponibilizados online para os alunos acessarem a qualquer momento;
  • comunicação síncrona (em tempo real) e assíncrona (em momentos diferentes, como e-mails e afins);
  • avaliação realizada por meio de testes online, aplicados em plataformas que garantem a segurança das informações;
  • certificação 100% válida em território nacional e também muito valorizada pelos empregadores, que já entendem a nova realidade do ensino no país.

Quais são as modalidades de ensino remoto?

De modo geral, o ensino a distância é dividido em dois tipos: a modalidade 100% online e a híbrida. No primeiro tipo, as aulas e atividades ocorrem inteiramente na internet. Não há necessidade de os alunos ou professores estarem fisicamente presentes em uma sala de aula.

No segundo, por sua vez, elas são ministradas tanto presencialmente quanto online. Parte do conteúdo é ensinado em sala de aula, enquanto outra parte é disponibilizada online, seja de forma síncrona ou assíncrona.

Quais são as vantagens do ensino a distância?

Agora, confira algumas das principais razões que fazem o EAD ser uma ótima oportunidade de aprendizado atualmente!

1. Economia

Para começar, a mensalidade cobrada nos cursos EAD costuma ser menor. Isso se deve ao fato de que a instituição de ensino tem menos custos para ofertar as graduações e pós-graduações, justamente por não ter tantas despesas como aluguel ou compra de imóvel, energia elétrica, limpeza, investimentos em infraestrutura física etc.

Desse modo, toda essa economia pode ser convertida em preços mais acessíveis para os cursos, e isso sem contar a redução dos custos com locomoção e alimentação fora de casa.

2. Flexibilidade de horários

As aulas da EAD também contam com horários mais flexíveis. Dessa maneira, os alunos podem ter contato com o conteúdo no momento em que estiverem com mais horas livres no dia.

Isso permite montar a própria rotina de estudos da forma mais adequada para cada pessoa. Além disso, a EAD favorece os estudantes que precisam conciliar trabalho com faculdade, justamente por conta dessa flexibilidade de horários.

3. Acessibilidade

A Educação a Distância também é mais acessível para os alunos, principalmente aqueles que residem em locais distantes dos polos educacionais. Dessa forma, não precisam passar por longas horas de transporte para chegar até o campus ou se mudar de cidade para fazer um curso superior.

E isso também é válido para quem vive em grandes cidades. Afinal, nós sabemos bem como é enfrentar o trânsito que parece nunca ter fim. Assim, há muito mais conforto para o seu dia a dia!

4. Comodidade

Quer coisa melhor que ter acesso a conteúdos de qualidade, sem precisar sair do conforto de casa? A Educação a Distância tem outra vantagem associada, que é a comodidade que oferece para os estudos.

Aqui, vale a pena quebrar um dos mitos sobre a EAD, que diz que é mais difícil se organizar nessa modalidade de ensino. Na verdade, ao contar com um ambiente mais cômodo para os estudos, é possível eliminar fatores que trazem preocupação, como horários, locomoção, alimentação fora de casa, entre outros. Assim, os alunos podem se concentrar com mais facilidade, com menos distrações.

5. Maior autonomia

Lembra da flexibilidade de horários? Esse é só um dos fatores que contribuem para uma maior autonomia. Os cursos EAD geralmente dão mais liberdade para os alunos construírem a rotina de estudos mais favoráveis a eles.

Com isso, é possível desenvolver mais autonomia sobre o próprio aprendizado e seguir o seu ritmo de estudos. O senso de organização e disciplina também é estimulado nesse processo, ajudando a adquirir ótimas habilidades profissionais.

6. Desenvolvimento de habilidades

Os alunos que participam de cursos online desenvolvem habilidades valiosas em tecnologia, como navegação na web, comunicação online e uso de ferramentas digitais — habilidades essenciais no mundo moderno.

E isso não é tudo! Ao longo do curso, também são trabalhadas competências importantes como o trabalho em equipe, a organização, o autoconhecimento e várias outras. Assim, são formados profissionais completos para o mercado.

7. Mais equilíbrio entre trabalho, estudos e vida pessoal

Para profissionais que trabalham, o ensino a distância oferece a oportunidade de avançar na carreira ou adquirir novas habilidades sem a necessidade de interromper suas atividades profissionais.

Além disso, essas vantagens também são obtidas por quem ainda não trabalha, mas gostaria de ter mais autonomia para decidir os próprios horários e se dedicar a outras atividades.

8. Sustentabilidade

Já parou para pensar que o EAD é também um método de ensino amigo do meio ambiente? Ao eliminar a necessidade de deslocamento físico para estudar, ele ajuda a reduzir significativamente as emissões de carbono associadas ao transporte.

Menos deslocamentos significam menos veículos nas estradas, o que, por sua vez, reduz a poluição do ar e faz com que a população, em geral, tenha mais qualidade de vida a longo prazo.

Viu só as vantagens de apostar na Educação a Distância para fazer o seu curso superior? Se você se identifica com essas características e gostaria de desfrutar de todos esses benefícios, vale a pena procurar por uma graduação EAD.

Este post foi útil para você? Então, acompanhe nosso canal no YouTube e perfil no LinkedIn para ver muito mais conteúdos interessantes sobre educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 51

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0