Duas pós-graduações ao mesmo tempo: veja se é possível!

duas pós-graduações ao mesmo tempo

Será que é possível fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? Após se formar, é comum ficar em dúvida sobre fazer uma segunda graduação ou pós. No entanto, é natural também se questionar se é possível realizar dois cursos simultaneamente.

Os cursos de pós-graduação oferecem diversas vantagens para a carreira. Afinal, como permitem o aprofundamento sobre uma determinada área de atuação, você adquire conhecimento e habilidades técnicas ainda mais avançadas do que recebeu durante a graduação.

Com isso, benefícios como maiores salários, melhores oportunidades no mercado e mais chances de promoção no trabalho se sobressaem. Curtiu a ideia? Então, continue este post e descubra se é possível aproveitar essas vantagens em dobro, fazendo duas pós-graduações ao mesmo tempo!

Posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

Não existe nenhum regulamento que impeça a realização de duas pós-graduações ao mesmo tempo. Além disso, vale ressaltar que, ao se tratar de uma pós, é possível falar de diferentes tipos, como:

  • stricto sensu — formações que são voltadas para a carreira acadêmica, por meio do mestrado e do doutorado;
  • lato sensu — o foco é a melhoria da atuação no mercado de trabalho. Exemplos são a especialização e o Master in Business Administration (MBA).

Quais são os cuidados ao fazer duas pós-graduações?

Um dos principais cuidados que precisam ser considerados ao se aventurar na realização de duas pós-graduações é a gestão de tempo. É preciso ter em mente que, ao tomar essa decisão, você está arcando com novos compromissos acadêmicos, que devem ser cumpridos a fim de ter um progresso no curso e um bom desempenho.

Sendo assim, é necessário ter disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades propostas em ambas as pós, assim como ter organização diária e foco nos estudos para aprender os conteúdos, principalmente se forem de eixos do conhecimento diferentes.

Quais são os critérios para garantir bons resultados nos dois cursos?

Ao começar uma pós-graduação, você se compromete a expandir seus conhecimentos sobre um determinado nicho de atuação, sabendo que esse é um processo que pode durar alguns anos. Geralmente, os cursos lato sensu têm duração de 1 ano, enquanto o mestrado pode durar 2 anos e o doutorado até 4.

Dessa maneira, um dos critérios para garantir o bom desempenho nos cursos é ter um planejamento pessoal para os próximos anos. Assim, você pode organizar a sua rotina para encaixar os cursos de pós-graduação de maneira produtiva e eficiente.

Além disso, é fundamental ter desejo por aprender novos conteúdos, a fim de manter a motivação, mesmo quando o dia a dia estiver apertado. Recordar os pontos que estimularam você a realizar duas pós-graduações é importante para não desanimar ao longo do curso e alcançar seus objetivos.

Como me organizar para fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

Como visto, um dos principais desafios de fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo é a necessidade de dividir o seu tempo em duas atividades acadêmicas. Além disso, manter a organização dos estudos não é uma tarefa simples para conciliar na rotina.

Sendo assim, o que fazer para que não seja necessário abrir mão de uma pós-graduação? A seguir, fique por dentro de algumas dicas!

Faça um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é o maior aliado para a organização do seu aprendizado, seja no vestibular, seja na graduação ou pós. Desse modo, a melhor saída é começar a administrar os seus horários.

Confira quais são os espaços livres na sua rotina para que seja possível se dedicar exclusivamente aos estudos. Além disso, faça uma lista com todas as atividades de ambas as pós que devem ser realizadas, como aulas, trabalhos, provas, entre outras.

O próximo passo é combinar os horários livres com as atividades pendentes. Para cada tarefa que deve ser entregue, separe um período do seu dia para realizá-la. Lembre-se de ser realista na hora de definir quanto tempo você vai levar para concluir cada uma delas.

Estabeleça uma rotina

Outro hábito que ajuda muito é ter uma rotina de estudos bem estabelecida. Por exemplo, quando você passa a almoçar todos os dias, às 12h, é possível notar que, quando esse horário está se aproximando, o seu corpo começa a dar sinais de fome e interesse em fazer uma pausa para o almoço, não é mesmo?

A lógica é a mesma quando o assunto é se dedicar aos estudos. Criando o hábito de se sentar para estudar os conteúdos das pós, sempre no mesmo horário ou o mais próximo possível, você se acostuma a dar início a mais um período de aprendizagem. O resultado é que consegue se concentrar com muito mais facilidade.

Defina prioridades

Pode ser que, no meio do caminho, surjam imprevistos que demandem tempo e energia do seu dia a dia. Nesses casos, é fundamental definir quais são as suas prioridades, pois nem sempre será possível dar conta de todas as pendências — e isso é totalmente natural.

O ideal é definir as suas prioridades de acordo com a urgência e a importância que elas têm em sua vida. Assim, se uma pós já está na reta final e a outra tem um prazo mais flexível, por exemplo, você pode focar mais a primeira opção por um tempo.

Aposte na EAD

A Educação a Distância (EAD) tem conquistado cada vez mais o coração dos estudantes. Afinal, oferece uma série de vantagens para os alunos, principalmente no que diz respeito à conciliação de duas pós-graduações.

Isso ocorre porque fazer a pós-graduação EAD oferece uma maior flexibilidade nos estudos, além da praticidade de estudar de qualquer lugar e a qualquer momento que você quiser. Esse é um benefício que facilita a otimização de tempo, principalmente para quem precisa conciliar a pós com outros compromissos pessoais, acadêmicos ou profissionais.

Gostou da ideia de fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? Lembre-se de caprichar na organização e tenha sempre em mente os benefícios que uma especialização pode trazer para a sua vida profissional.

Que tal dar o primeiro passo? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a possibilidade de realizar duas pós-graduações! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0