4 dicas valiosas para evitar dependência de disciplinas na faculdade

dp na faculdade

O semestre está complicado para lidar com uma determinada matéria e você está com medo de não conseguir evitar a DP na faculdade? Essa é uma das experiências mais difíceis de passar durante o período universitário, que muitos alunos evitam a todo custo.

A boa notícia é que tem formas muito boas de evitar a dependência de disciplinas e continuar a graduação sem nenhum impedimento. Quer saber quais estratégias você pode adotar? Então, acompanhe este post e veja 4 dicas valiosas para evitar a DP na faculdade!

O que é pegar DP na faculdade?

A DP é o termo mais comum para se referir à dependência de uma disciplina. Isso acontece quando o aluno não atinge os critérios necessários para ser aprovado e precisa refazer a matéria para dar continuidade ao curso.

Os motivos podem ser o excesso de faltas, a falta de organização nos estudos e, principalmente, a dificuldade da disciplina. A questão é que a DP é comum na graduação e não precisa ser vista como a pior coisa que poderia acontecer durante o período universitário.

No entanto, ela pode trazer alguns prejuízos na vida do aluno, como a necessidade de um tempo maior para refazer a disciplina, atraso no prazo de formação e custos extras. Por esse motivo, é interessante evitar ficar com alguma dependência.

Como evitar a dependência de disciplinas?

Então, o que fazer para fugir da DP e ter um bom desempenho na faculdade? A seguir, confira dicas que você certamente vai gostar de aprender!

1. Faça resumo de aulas

O primeiro passo para caprichar nos estudos é entender os conteúdos que estão sendo passados nas aulas. Uma maneira de fazer isso é com resumos escritos com as suas próprias palavras, a partir do que você compreendeu sobre determinado assunto.

Esses resumos facilitam também no processo de revisão dos conteúdos na hora de estudar para as provas, além de ajudarem muito na memorização dos pontos principais de cada aula.

2. Revise os conteúdos

Isso nos leva a mais um passo importante para evitar a dependência de disciplinas: revisar os conteúdos. Por mais que a sua memória seja muito boa, é totalmente natural que você acabe esquecendo uma coisa ou outra vista na aula.

Para exercitar a memória e manter todos os conteúdos bem frescos na mente, é importante fazer revisões periódicas de cada tema estudado. Isso pode acontecer no fim do dia, na manhã seguinte, após uma semana e depois de um mês da aula. Assim, você garante um aprendizado contínuo e uma boa absorção da matéria.

3. Participe de grupos de estudos

Quer uma motivação para estudar com qualidade ao longo do semestre? Então, encontre um grupo de estudos. Nesses espaços, os alunos se comprometem a aprender os conteúdos juntos e ajudar uns aos outros sempre que necessário.

4. Tenha foco

Para evitar cair nas ciladas que fazem pegar uma DP na faculdade é preciso ter foco. Concentrar-se nos estudos é a melhor saída para ter um bom desempenho no curso e fugir de situações que podem prejudicar a sua jornada acadêmica.

Agora que você sabe o que é a dependência nas disciplinas e viu como evitar pegar uma DP na faculdade, comece a otimizar seus estudos e a colocar em prática as dicas o quanto antes. Desse modo, é possível aproveitar muito mais o curso e ter uma boa formação profissional.

Gostou das dicas? Então, continue recebendo mais conteúdos como este. Para isso, é só assinar a nossa newsletter!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0