Direito ou Psicologia: saiba qual é a melhor opção para você

direito ou psicologia
Powered by Rock Convert

Você se identifica com a área das Humanas? Alguns cursos são muito procurados nesse campo do conhecimento. Por isso, não é difícil encontrar alunos em dúvida entre Direito ou Psicologia. Esse também é o seu caso?

Tanto o curso de Psicologia quanto o de Direito oferecem conteúdos muito construtivos e que permitem seguir diversos rumos na carreira. Além disso, ambas profissões têm uma enorme importância para a sociedade, devido aos papéis que exercem em ajudar outras pessoas.

No entanto, apesar de apresentarem algumas semelhanças, Direito e Psicologia são cursos bem diferentes. Desse modo, como saber qual deles escolher? Neste post, trouxemos algumas informações que vão ajudar você a tomar essa decisão. Acompanhe!

Como é o curso de Direito?

Ao longo da graduação em Direito, você pode esperar 5 anos de contato com disciplinas que abordam questões legais, sociais, políticas e até mesmo psicológicas. O objetivo do curso é formar alunos com conhecimentos jurídicos e aptos para ajudar a buscar a harmonia social, por meio do cumprimento das normas estabelecidas.

Essa graduação é do tipo bacharelado e apresenta uma carga horária voltada majoritariamente para os conteúdos teóricos, passando por diversas áreas do Direito, como:

  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Processual;
  • Direito Tributário;
  • Direito Penal;
  • Direito Administrativo;
  • Direito do Trabalho.

Quais são as habilidades indispensáveis ao profissional de Direito?

Para se tornar um bom profissional de Direito, é preciso desenvolver algumas habilidades essenciais que vão ajudar na prática da profissão e a ter um bom desempenho ao longo do curso. A seguir, veja algumas delas!

Comunicação

A facilidade em se comunicar é fundamental para um profissional da área, pois ajuda a se expressar bem e fazer argumentos válidos. Independentemente da carreira escolhida em Direito, como advogado, promotor, juiz, delegado, entre outros, é importante manter um diálogo claro e preciso.

Leitura rápida

Como visto, o curso de Direito é repleto de matérias teóricas. Desse modo, o aluno certamente precisa ler uma grande quantidade de livros; e quanto mais cedo desenvolver o hábito de leitura, melhor será para acompanhar os conteúdos adequadamente.

Além disso, para ler rápido e aprender bem todos os assuntos, é importante adotar algumas técnicas. A leitura dinâmica é um ótimo exemplo de como otimizar o tempo e garantir um bom desenvolvimento na graduação de Direito.

Gestão do tempo

A gestão do tempo não é importante apenas na leitura, como também no dia a dia estudantil e profissional de quem segue na área do Direito. Conseguir organizar os horários é fundamental para cumprir os compromissos e ter mais equilíbrio de vida.

Memorização

Um profissional de Direito precisa conhecer uma grande quantidade de leis. Mais que isso, é importante tê-las na ponta da língua. Dessa maneira, outra habilidade indispensável é a de memorização, pois permite decorar os parágrafos e artigos necessários para as atividades na área.

Como é o curso de Psicologia?

Já o curso de Psicologia tem duração de 4 anos e é voltado para a compreensão da mente e do comportamento das pessoas. Com base nisso, é possível entender o que gera estados psicológicos, transtornos e demais condições que fazem com que o ser humano tenha tanta complexidade.

Powered by Rock Convert

O profissional formado em Psicologia precisa estar apto para ajudar outros indivíduos a se entenderem melhor e a encontrarem o equilíbrio emocional, tratando e acompanhando transtornos psicológicos e de personalidade.

Desse modo, apesar de ser da área das Humanas, o psicólogo acaba sendo um profissional da saúde, podendo atuar em clínicas, consultórios, hospitais, centros de recuperação, empresas, entre vários outros espaços.

Ao longo da graduação, o aluno vai passar por uma grade curricular com disciplinas como:

  • Psicopatologia;
  • Análise do Comportamento;
  • Neuroanatomia;
  • Psicodiagnóstico;
  • Psicologia Social;
  • Ciências Sociais;
  • Ética.

Quais são as habilidades indispensáveis ao profissional de Psicologia?

Você já deve ter visto em filmes de Psicologia ou em outros lugares que existem algumas habilidades que todo profissional da área precisa ter, não é mesmo? É sobre elas que vamos falar agora. Confira!

Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, tentando compreendê-la. Essa é uma característica fundamental para um psicólogo, principalmente aqueles que trabalham na área clínica. Assim, é possível fazer um diagnóstico preciso e encontrar maneiras mais eficientes de ajudar o paciente.

Comunicação

A comunicação também é indispensável para um profissional da Psicologia. É por meio dela que será possível orientar, aconselhar e ajudar os pacientes ou as pessoas com quem tem contato. Desse modo, as habilidades interpessoais são imprescindíveis.

Disciplina

É importante também ter disciplina, tanto para arcar com os compromissos quanto para seguir os códigos de ética da profissão. Por esse motivo, é importante começar a trabalhar essa habilidade desde a graduação. 

Sensibilidade

A sensibilidade vai ajudar a compreender os pacientes e o comportamento humano além da visão racional. Apesar de aprender muitos conteúdos teóricos, é importante entender também como as emoções, muitas vezes, sobressaem à razão, e como isso tem um enorme efeito na maneira como as pessoas agem.

Direito ou Psicologia? Qual é ideal para você?

E agora, Direito ou Psicologia? Com qual desses dois cursos você mais se identificou? Para escolher a carreira que mais combina com o seu perfil, é preciso, primeiramente, de uma boa dose de autoconhecimento. Analisar as suas preferências, expectativas profissionais, habilidades e sonhos de vida contribui muito para decidir qual área traz mais benefícios para você.

Além do mais, é importante observar o mercado de trabalho para as duas profissões. Assim, é possível identificar em qual delas você pode ter mais oportunidades de desenvolver a carreira e atingir os objetivos.

Vale ressaltar também a importância de escolher a profissão que você realmente deseja seguir, mesmo que haja pressão por parte da família, amigos, professores e demais pessoas em sua volta. Afinal, essa decisão é unicamente sua e diz respeito ao seu futuro.

Por fim, antes de escolher os cursos de Direito ou Psicologia, é fundamental entender bem como cada um deles funciona. Conhecer as suas possibilidades é uma maneira de acertar na escolha da profissão e ter mais confiança em relação às suas decisões. Entrar na graduação em que você realmente tem interesse vai ajudar muito a ter mais motivação durante o período universitário e um ótimo desempenho na faculdade.

Gostou deste post? Se ficou com alguma dúvida ou quer deixar a sua opinião, faça um comentário no espaço logo abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0