Como lidar com a dificuldade de aprender? Confira 4 dicas fundamentais

dificuldade de aprender

Durante a graduação, é importante se dedicar ao máximo para ser um aluno protagonista, destacando-se perante colegas e professores. Porém, por mais que você se esforce, às vezes o aprendizado ainda sai prejudicado.

Se você tem dificuldade de aprender, não perca este post. Nele, vamos explicar quais são as principais causas desse problema. Também mostraremos 4 dicas para lidar com ele e como criar um plano de estudos eficaz. Continue a leitura e confira!

Quais são as principais causas da dificuldade de aprender?

Há vários fatores que podem influenciar o aprendizado de um estudante. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo, tem como características a desatenção, a inquietude e a impulsividade — o que gera uma certa dificuldade de aprender.

Mas não é somente esse transtorno que pode afetar o desempenho do aluno. A dislexia apresenta, entre os seus sintomas, dificuldades de aprendizado de novas palavras e de leitura. Já a depressão, por sua vez, pode afetar o funcionamento da memória e de outras habilidades mentais.

Nesses casos, é fundamental buscar acompanhamento e ajuda especializados, oferecidos por profissionais da área da saúde.

Como lidar com os problemas de aprendizado?

Além dos fatores citados no tópico anterior, um dos motivos mais comuns para a dificuldade de aprender é não saber identificar o próprio estilo de aprendizagem. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas para lidar com esse problema e otimizar os estudos. Acompanhe!

1. Estabeleça uma rotina de estudos

O primeiro e mais importante passo é estabelecer uma rotina de estudos. Definir um horário para estudar é fundamental para que você consiga encaixar todos os tópicos que precisam ser revisados no seu cronograma, de forma a não deixar nenhum assunto de lado.

2. Identifique as suas dificuldades

Para fazer um bom cronograma de estudos, é preciso identificar os tópicos com os quais você tem mais dificuldade. Afinal, como precisarão de uma atenção maior durante as revisões, você deverá reservar uma quantidade maior de tempo a eles.

Powered by Rock Convert

3. Evite procrastinar

A procrastinação é a maior inimiga de quem tem dificuldade de concentração. Por isso, quando for estudar, escolha um local tranquilo e silencioso, mantenha televisões e rádios desligados, e procure deixar o celular longe do seu alcance e no modo silencioso. Dessa forma, a sua atenção estará voltada completamente aos seus estudos.

4. Use a tecnologia a seu favor

Não pense que a tecnologia serve apenas para tirar o seu foco nos estudos: ela também pode ser uma aliada. Um grupo de estudos online, por exemplo, pode ser uma ótima solução para manter-se em contato com os colegas e contar com a ajuda deles para o entendimento e a memorização de algum tópico complicado.

Como criar um plano de estudos eficaz?

Agora que você já viu como lidar com a dificuldade de aprender, que tal descobrir como criar um plano de estudos eficaz? Continue a leitura e confira!

Divida melhor o seu tempo

Como dissemos anteriormente, é importante garantir que o seu tempo para estudar esteja dividido de forma cobrir todos os tópicos que precisam ser revisados.

Com um plano de estudos eficiente, você certamente otimizará o seu aprendizado e verá em pouco tempo uma melhora no seu desempenho!

Defina um objetivo para os estudos

Ao definir um objetivo para os seus estudos, como aquela carreira tão sonhada, você consegue ainda mais determinação para se empenhar no aprendizado. Portanto, avalie aonde quer chegar e mantenha o foco nesse resultado.

Crie metas rápidas de alcançar

Criar metas mais rápidas, como conseguir nota máxima em uma determinada disciplina, é o caminho mais fácil e prático de chegar aos seus objetivos, pois elas geram uma sensação de missão cumprida quando alcançadas. Por isso, defina-as com cautela, para que elas sejam possíveis de serem atingidas.

Como vimos, há vários motivos para a dificuldade de aprender. Porém, com um pouco de esforço e dedicação, é possível contornar esse problema e se destacar durante a graduação. Portanto, comece a colocar em prática agora mesmo as nossas dicas e veja como é fácil se sair bem na faculdade!

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para nos seguir nas redes sociais: estamos no YouTube, no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Instagram!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0