Qual a diferença entre TCC e monografia? Descubra!

diferença entre tcc e monografia

Quando o assunto é trabalho acadêmico, existem diversos modelos que você pode seguir e que um curso requer para fins de avaliação. Nesse contexto, saber a diferença entre TCC e monografia faz toda a diferença.

Você também costuma confundir esses 2 tipos de trabalho? Essa associação pode acontecer entre os estudantes, mas o que todo mundo precisa saber é que um TCC nem sempre é uma monografia.

Quer entender melhor este assunto? Continue a leitura e descubra, de uma vez por todas, a diferença entre TCC e monografia!

O que é TCC e monografia?

Antes de dar sequência ao tema, vale a pena destacar o que, de fato, significa TCC. Essa é a sigla usada com frequência no Ensino Superior e nos cursos técnicos para se referir ao Trabalho de Conclusão de Curso.

Portanto, trata-se de um trabalho que todo aluno precisa entregar nos cursos que solicitam esse tipo de avaliação. Somente a partir da aprovação no TCC é que se pode ter acesso ao certificado de conclusão ou ao diploma.

Já a monografia é um modelo de trabalho acadêmico que busca fazer um estudo sobre determinado assunto. Desse modo, antes de ser elaborada, é preciso realizar uma pesquisa aprofundada, envolvendo leituras e investigações em torno do tema.

Qual a diferença entre TCC e monografia?

A relação entre esses 2 trabalhos é simples: a monografia pode ser um tipo de TCC EAD, presencial ou semipresencial. No entanto, esse não é o único modelo que pode ser feita a avaliação final de um curso. Afinal, isso é determinado de acordo com o projeto pedagógico de cada graduação.

Algumas faculdades podem solicitar outras formas de avaliação mais apropriadas com o objetivo de estudo, a fim de saber se o aluno está apto para concluir o curso. Não é à toa que é possível encontrar TCCs como:

  • projeto experimental;
  • produção audiovisual;
  • revisão de literatura;
  • estudo de caso.

O que se pode perceber é que a interação não é exclusiva. Um TCC pode ou não ser elaborado no formato de uma monografia, assim como ela não é necessariamente escrita com a finalidade de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Isso mostra que os objetivos são um dos principais pontos de diferença entre TCC e monografia. Afinal, o primeiro é um trabalho que tem finalidade exclusiva de encerrar as atividades do curso e garantir ou não a formação do aluno, de acordo com a nota obtida.

Por outro lado, a monografia pode assumir os mais variados objetivos. A real intenção é estudar e escrever sobre um problema específico, realizando análises, reflexões e conclusões adequadas para o tema.

Como elaborar uma monografia para o TCC?

Para saber se o curso que você faz ou tem interesse realmente precisa de um TCC no modelo de monografia, é importante consultar o projeto pedagógico da faculdade. Caso não encontre essa informação, é possível entrar em contato com o local para tirar as dúvidas.

Se você precisa escrever uma monografia no fim do curso ou, simplesmente, quer saber como realizar esse tipo de trabalho, tenha em mente que alguns cuidados são indispensáveis para ter um bom resultado.

A seguir, fique por dentro de algumas dicas que vão ajudar a elaborar uma boa monografia!

Planeje-se

Como visto, a monografia envolve bastante pesquisa, a fim de destrinchar um tema e compreendê-lo por diferentes perspectivas. Sendo assim, você precisa dedicar um bom tempo na preparação desse trabalho.

Geralmente, uma instituição de ensino determina o prazo de 6 a 12 meses para a elaboração e apresentação do TCC. Desse modo, se a monografia está sendo escrita para essa finalidade, é importante se organizar dentro desse prazo.

Determine quanto tempo você dedicará para a leitura e pesquisa sobre o tema, a escrita do trabalho, a revisão e a preparação da apresentação. Montar um cronograma bem estruturado otimiza todo o processo e ajuda a não perder nenhum prazo, principalmente se for preciso conciliar estágio e TCC.

Escolha bem o tema

Já que você passará um bom tempo estudando determinado assunto, é bem mais atrativo que seja algo do seu interesse, certo? Sendo assim, dê preferência por temas que despertam a sua curiosidade e vontade de saber mais.

Com isso, é possível ter mais produtividade em cada etapa da produção da monografia. Além disso, ao gostar do que está realizando, o empenho costuma ser maior. Dessa forma, as chances de desenvolver um bom trabalho aumentam. 

Fique por dentro das regras de formatação

Uma monografia, seja ela utilizada para o TCC ou não, precisa seguir a formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse é um modelo utilizado em todo o Brasil que serve para padronizar a apresentação escrita de um trabalho acadêmico.

As normas da ABNT podem assustar muitas pessoas. No entanto, ao seguir o passo a passo e formatar o seu trabalho nas regras estabelecidas desde o início, você perceberá que esse desafio é menor do que parece.

Divida as partes

Outro detalhe que você precisa saber é que a monografia não deve ser elaborada como um texto corrido. Lembra das regras de produção textual que aprendemos na educação básica, as quais dizem que um documento escrito precisa ter começo, meio e fim? A lógica é quase a mesma.

Isso porque os trabalhos acadêmicos costumam seguir um formato segmentado, que precisam de subtítulos, como:

  • resumo;
  • introdução;
  • desenvolvimento — caso seja um trabalho experimental, não se esqueça de indicar os métodos e os resultados;
  • conclusão;
  • referências bibliográficas;
  • apêndice e anexos — elementos que complementam o que foi apresentado no trabalho.

Agora que você já sabe qual a diferença entre TCC e monografia, consegue sentir mais tranquilidade com o assunto? Como visto, nenhum desses trabalhos é um bicho de sete cabeças. Além disso, todos os alunos recebem orientação de um ou mais professores para a realização desse tipo de projeto. Então, é só tirar todas as suas dúvidas e se dedicar para conquistar uma boa nota.

Curtiu as informações deste artigo? Então, acompanhe agora nossos perfis no LinkedIn e no YouTube para ver mais conteúdos como este!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0