7 dicas para estudar melhor e alcançar os resultados que você espera

dicas para estudar melhor

Ter um bom aproveitamento nos estudos pode ser um grande desafio, principalmente quando é necessário conciliar essa atividade com outras responsabilidades do dia a dia. Por isso, é muito importante conhecer algumas dicas para estudar melhor e, assim, conseguir os resultados que você precisa para alcançar as suas metas profissionais e acadêmicas.

Afinal de contas, a falta de tempo para estudar e também a ausência de estratégias que ajudem a focar nos conteúdos estão entre os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes. Com as dicas, é possível otimizar a rotina, administrando o tempo e os recursos disponíveis da melhor forma possível, mesmo que o seu dia seja corrido.

Em vista disso, separamos 7 dicas para estudar melhor que você precisa conhecer para mudar o seu jeito de organizar a rotina e colher resultados mais satisfatórios. Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura deste post!

1. Crie e siga o plano de estudos

O primeiro passo para você otimizar sua rotina de estudos é planejar como ela vai acontecer. Para isso, a dica é começar fazendo um levantamento de tudo o que você precisa estudar, desde as disciplinas até os conteúdos de cada uma.

Separar todos os livros, apostilas, artigos e exercícios ajuda a ter uma ideia realista do volume de material pendente.

Em seguida, planeje dias e horários para se dedicar a cada conteúdo. Para conseguir seguir esse planejamento à risca, lembre-se de estabelecer metas que possam ser cumpridas. Não adianta dizer que vai estudar em um determinado horário se você sabe que nunca está disponível naquele momento, não é mesmo?

2. Elimine distrações

A concentração é um fator imprescindível para aproveitar ao máximo os momentos de estudos, garantindo uma boa produtividade e resultados, no mínimo, suficientes. Logo, eliminar tudo o que possa tirar o seu foco das matérias é mais uma das nossas dicas para estudar melhor.

Um dos campeões em distrair os estudantes é a internet. Redes sociais, aplicativos de mensagens, serviços de streaming de vídeos, músicas e áudios sempre tomam mais tempo do que devem. Portanto, mantenha distância dessas distrações nos horários de estudos.

3. Crie conexões com os temas

Os conteúdos curriculares muitas vezes parecem distantes demais da realidade. Quando se trata de matemática, por exemplo, pode ser bem difícil entender para que servem certos cálculos e fórmulas na prática. Por isso, é interessante contextualizar os temas, trazendo-os para mais perto da vida real.

Também vale a pena fazer essas conexões quando for estudar atualidades. Uma guerra ocorrida meio século atrás, por exemplo, pode estar relacionada a um conflito atual. Quanto mais você contextualizar os assuntos, mais fácil é entender porque as situações se apresentam de uma determinada maneira — e não de outra.

4. Faça revisões

Em vez de estudar cada conteúdo apenas uma vez, é fundamental fazer revisões periodicamente. Essa é uma das dicas para estudar melhor que ajuda a fixar as informações de uma maneira mais sólida, sem ter que recorrer apenas à estratégia de decorar textos e fórmulas de uma forma mecânica e mais propensa às falhas.

Para fazer boas revisões, crie o hábito de fazer anotações e resumos enquanto estuda. Assim, você vai produzir uma versão mais reduzida do material para ser consultada rapidamente sempre que precisar. Se preferir, também pode gravar os resumos para escutar depois, até mesmo durante outras atividades.

5. Faça pequenas pausas durante os estudos

Principalmente quando você precisa estudar sozinho, a primeira impressão é de que o melhor é se dedicar por horas a fio, sem parar. No entanto, isso não ajuda em nada a manter a concentração que você tem que ter para assimilar os conteúdos de verdade.

O ideal é fazer pausas regularmente, pelo menos a cada meia ou uma hora de estudo. De acordo com o método pomodoro, por exemplo, você deve focar nos estudos por 25 minutos e, em seguida, fazer um intervalo de 5 minutos. Desse modo, é mais fácil absorver os conteúdos e evitar a exaustão mental.

6. Use materiais impressos

Em meio a tantos recursos tecnológicos, é muito tentador estudar sempre por meio do computador e do celular. Esses dispositivos, no entanto, podem atrapalhar mais do que ajudar, se você não souber manter as distrações, como é o caso das redes sociais, a uma distância segura.

Para não correr o risco de perder tempo, dê preferência a materiais impressos, que você pode ler e sublinhar, além de fazer anotações enquanto estuda. Quando precisar da tecnologia para ver uma aula on-line ou ouvir um podcast, tente focar no que realmente importa e deixe as distrações de lado.

7. Conte com um ambiente estimulante

O último item da nossa lista de dicas para estudar melhor se refere ao seu local de estudo, que deve ser tão favorável quanto possível para a sua concentração. Se você estuda melhor no silêncio, busque um ambiente afastado de ruídos e da presença de outras pessoas.

Se gosta de estudar escutando música, prefira as instrumentais, que não têm letra para distrair. Também é importante ter um local adequado para se sentar com a postura correta e para espalhar os materiais de estudo com organização.

Vale destacar, ainda, a importância de reservar tempo para o lazer. Isso pode parecer contraditório quando estamos falando de como estudar mais e melhor em uma rotina corrida, por isso, muitos estudantes cometem o erro de não agir assim.

Porém, o fato é que permitir que sua mente descanse em momentos de lazer é essencial para manter a saúde e continuar estudando.

Outro erro que você deve evitar é o de não tirar as dúvidas conforme elas surgem ao longo dos estudos. Deixar os questionamentos para depois atrapalha o aprendizado e contribui para o acúmulo de matéria — já que os conteúdos são conectados uns aos outros, e não compreender muito bem algum deles impede que o próximo seja assimilado como se deve.

Seguir as nossas dicas para estudar melhor vai ajudar bastante na sua organização, o que certamente influenciará na sua produtividade e nos resultados alcançados. Desse jeito, você vai ter ainda mais motivação para seguir em frente nos estudos, a fim de atingir todas as suas metas e objetivos.

Então, gostou das dicas para estudar melhor que listamos aqui? Acompanhe as nossas páginas no YouTube e no LinkedIn e confira mais conteúdos que podem fazer a diferença em seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0