6 dicas de estudo para você não se estressar no final de semestre

O fim do semestre é aquele momento em que as matérias acumulam, os prazos apertam e as provas exigem um esforço redobrado do aluno. Sendo assim, é fundamental contar com algumas dicas de estudo para não ficar estressado diante de tantas tarefas.

O que importa, nesse momento, é manter a calma e ter estratégias eficientes para atravessar essa etapa. No entanto, tenha em mente que a fase é apenas mais um dos desafios que um curso de nível superior propicia para a sua vida acadêmica.

Para que você entenda como atravessar tranquilamente esse momento, separamos 6 dicas de estudo para o final de semestre. Acompanhe!

Saiba como lidar com o fim de semestre da melhor forma

Provas e trabalhos finais são comuns a todos os cursos de graduação. Logo, esse período não deve ser um motivo de desespero para nenhum estudante. Entretanto, para que não haja nenhum estresse, existem inúmeras recomendações que podem ser seguidas para evitar que a situação acometa o aluno.

O ideal é que você se empenhe ao longo de todo o semestre, evitando faltar a aulas ou deixar para revisar os conteúdos de última hora. Caso esteja tendo dificuldades em determinada matéria, é fundamental solicitar apoio ao professor, afinal ele está ali para orientar e tirar as principais dúvidas da turma.

Muitos estudantes, no fim de semestre, acabam abandonando o curso, sem saber muito bem como lidar com a alta demanda de tarefas. Porém, lembre-se de que você é o responsável pela qualidade da sua formação e que depende apenas da sua própria dedicação e esforço para se sair bem nas avaliações.

Assim, mesmo diante da pressão, é preciso se planejar de forma eficiente nesse momento para evitar prejuízos ainda maiores ou, o que é ainda pior, perder meses de investimento e tempo.

Conheça 6 dicas de estudo para o final de semestre

Para ajudar você a passar por essa fase, separamos a seguir 6 dicas para otimizar os seus estudos e finalizar o semestre da melhor forma.

1. Faça um cronograma até o fim do semestre

Primeiramente, é preciso organizar todo o conteúdo passado ao longo do período e, com as informações em mãos, criar um cronograma de estudos. Assim, reserve o tempo livre que tem na semana e separe alguns momentos para revisar toda a matéria atrasada, aproveitando para fazer resumos dos pontos mais importantes.

É preciso que as metas estipuladas sejam possíveis de serem alcançadas, contando com um planejamento realista e viável para a sua realidade. Portanto, quando sentir qualquer tipo de tensão, avalie o plano de estudos e tente mantê-lo sempre atualizado para não se perder diante das inúmeras tarefas cotidianas.

2. Divida os estudos em teoria e prática

Outra estratégia é separar os temas de estudo em teoria e prática. A depender da matéria, o ideal é que a teoria venha antes, a fim de facilitar o entendimento e a interpretação sobre o assunto. Isso é necessário porque, ao compreender os fundamentos primeiro, fica muito mais simples realizar os exercícios de um certo conteúdo.

Assim, para otimizar ainda mais o tempo e garantir o aprendizado, reveja sempre que possível as anotações feitas em sala de aula. Com isso, monte resumos e esquemas organizados, apresentando para si mesmo a matéria ou, até mesmo, para outro colega. Dessa maneira, você consegue captar e realizar as conexões entre a teoria e a prática.

3. Aproveite os pequenos espaços de tempo

No fim de semestre, todo tempo vale ouro, não é mesmo? Portanto, aproveite os pequenos espaços livres que você encontrar para rever ou revisar algum conteúdo, principalmente aqueles em que tem mais dificuldade de aprendizado. Alguns minutos podem fazer uma enorme diferença, portanto, use-os com sabedoria!

Entretanto, como o tempo é curto, é preciso ser bastante prático e ir direto ao ponto. Por exemplo, quando estiver em alguma fila, tente criar, mentalmente, breves mapas mentais com as palavras-chave de um determinado conteúdo. Ou use até mesmo o celular para assistir a videoaulas ou ler um texto que tenha relação com o que você está estudando.

4. Saiba priorizar os conteúdos

Tente ser crítico consigo mesmo e priorize o tempo gasto para a sua graduação levando à sério o investimento. Para isso, elenque as disciplinas que você sente mais dificuldade e empenhe-se de forma redobrada para aprender e tirar dúvidas. O interessante é definir certos critérios, mas sempre de acordo com as suas necessidades.

Isso não quer dizer que você tenha que deixar alguns conteúdos de lado, mas sim ter uma estratégia que auxilie e proporcione uma otimização do seu tempo. Com isso, é possível identificar o que deve ser entregue primeiro e quais são as matérias que exigem mais dedicação e esforço.

5. Mantenha a organização

Para que as coisas funcionem adequadamente e os estudos fluam de forma tranquila, é fundamental ser organizado desde o início do semestre. Porém, muitas vezes, fica impossível conciliar as demandas do dia a dia, como o trabalho e as demais obrigações pessoais, com a rotina estudantil.

Por isso, tente administrar o tempo por meio de uma organização eficiente que considere os seus objetivos. Isso permitirá criar uma rotina que contribua para o desenvolvimento dos estudos, além de reduzir, de forma significativa, sintomas de ansiedade e estresse.

6. Separe um tempo para o lazer

Por fim, é imprescindível separar momentos específicos para relaxar e desligar a mente dos compromissos. Pode parecer difícil, mas acredite: isso faz uma enorme diferença no seu desempenho! No entanto, seja cauteloso e lembre-se de não extrapolar o tempo para o lazer.

Você pode, por exemplo, sair com os amigos, passear em um parque, reservar momentos com a família etc. O que importa, nesse caso, é sentir-se bem, sabendo que você está fazendo o que pode e dando o seu melhor para conquistar boas notas.

Agora que você já está por dentro das nossas dicas de estudo, certamente será muito mais simples se organizar para atravessar o momento de forma tranquila. Lembre-se de que só depende de você manter a dedicação ao longo de todo o semestre para evitar o estresse e outros sintomas negativos que podem prejudicar o bom andamento da sua vida acadêmica.

Depois de conhecer as nossas dicas de estudo, aproveite para seguir nossas instituições e acompanhar todas as novidades — estamos no Portal Orienta.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *