Passo a passo: aprenda a fazer uma diagramação de currículo

diagramação de currículo

Encontrar um emprego estável e com boa remuneração é o sonho de muitas pessoas. Nesse caso, é importante elaborar um currículo eficiente e com todas as informações necessárias para que o documento chame a atenção dos recrutadores.

Assim, além de boas referências, a diagramação de currículo é algo fundamental no momento da seleção. Por meio dele, você demonstra ao entrevistador todas as suas competências e experiências adquiridas ao longo dos anos com participações em eventos e cursos na área.

Por isso, nada melhor do que saber como diagramá-lo de maneira correta, não é mesmo? Continue a leitura para saber mais!

Faça a seleção do texto

O primeiro passo para fazer a diagramação do currículo é pensar no texto que será incluído no documento. Isso vai além de informações básicas, como trabalhos anteriores e dados pessoais.

Caso não tenha muita experiência, por exemplo, o que você aprendeu durante o curso e a sua formação, com estágios, participação em eventos e cursos extras, podem ser pontos muito positivos.

Use cores-chave

Outra etapa que deve ser feita para diagramar o currículo é encontrar algumas cores-chave para colorir o documento. Nesse caso, tenha cuidado e bom senso para não elaborar algo muito chamativo, o que pode ser negativo em alguns casos.

Portanto, use o equilíbrio. Já imaginou um aluno de Medicina enviando currículo com um desenho na borda de personagens de filmes? Contudo, a mesma formação é bem-vinda caso você esteja se candidatando a uma vaga de Artes Visuais, por exemplo.

Atente-se às fontes escolhidas

O tamanho e o tipo de fonte também são fundamentais para a elaboração de um bom currículo. Portanto, é essencial não exagerar, pois quanto mais simples, menor será o risco de ser descartado pelo recrutador.

Em relação ao tamanho da fonte, tente não diminuir muito para que todas as informações caibam em uma única folha, mas não exagere também. Novamente, a palavra aqui é equilíbrio.

Evite o formato de lista

Outro ponto que merece destaque é deixar de lado o formato de lista na hora de elaborar um currículo. Uma boa opção é contar com o suporte de um programa de design.

Mesmo que você não seja familiarizado com essa ferramenta poderá elaborar um documento bem diagramado. De modo geral, existem muitos exemplos de diagramação de currículo na internet, sendo necessário apenas adaptá-los para a sua necessidade.

Revise as informações antes de enviar

O currículo é o documento principal para quem está em busca de um emprego. Portanto, revisá-lo com muito cuidado é algo essencial. Erros de ortografia, por exemplo, são fatais.

Caso seja possível, solicite que alguém experiente e que tenha bons conhecimentos em português leia o seu currículo antes de enviar. Aproveite também para conferir se as fontes e as cores estão de acordo com o seu objetivo.

Agora que já sabe como fazer uma boa diagramação de currículo, saiba que é fundamental elaborar esse documento com bastante cuidado e atenção. Com isso, você estará apto para concorrer às melhores vagas do mercado e conquistar o tão sonhado emprego!

Gostou do conteúdo? Você sabia como diagramar um currículo de maneira adequada? Deixe um comentário no post e conte para gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0