O que é o Dia do Pedagogo e qual é a sua importância? Entenda aqui!

dia do pedagogo
Powered by Rock Convert

Você sabia que 20 de maio é o Dia do Pedagogo? A data celebra a profissão, além de ajudar a popularizar informações sobre o papel do educador e reacender discussões sobre a importância da Educação. Afinal, o trabalho do pedagogo é justamente o de ser um especialista nos processos de ensino-aprendizagem.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre a origem dessa data e esclarecer as principais informações sobre a carreira em Pedagogia. Continue a leitura e confira!

O que é e como surgiu o Dia do Pedagogo?

Essa data surgiu após ser sancionada a Lei nº 13.083/2015, que instituiu o Dia Nacional do Pedagogo. Ela serve para celebrar e homenagear a atuação dos profissionais da Pedagogia. Se você tem vontade de ser professor, já deve saber que essa é a ciência que estuda processos de ensino-aprendizagem

Mais especificamente, o pedagogo é o responsável pela Educação Infantil, sendo o único profissional apto a dar aulas em creches e nos primeiros anos do Ensino Fundamental (até o 5º ano). Além disso, estão entre as atribuições do formado em Pedagogia:

  • alfabetizar adultos que não tiveram acesso à escola na época ideal, em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • realizar a gestão escolar, a coordenação pedagógica e a supervisão de ensino;
  • criar materiais didáticos;
  • oferecer consultorias na área educacional;
  • trabalhar com processos de ensino em ONGs, órgãos públicos, hospitais e empresas;
  • realizar orientação vocacional, entre muitas outras possibilidades.

Com a implementação do Novo Ensino Médio, o profissional da Pedagogia também é muito bem-vindo na reestruturação de currículos, revisão de projetos pedagógicos e auxílio dos educadores durante essa fase de adaptação.

Qual é a importância de celebrar a atuação desse profissional?

A importância de comemorar o dia 20 de maio como a data nacional dos pedagogos é dar o merecido reconhecimento a essa categoria de profissionais. Afinal, trata-se de uma das atuações mais importantes para a educação da sociedade e o desenvolvimento do país de forma geral.

Powered by Rock Convert

É por meio do planejamento de ações pedagógicas, embasadas em muito conhecimento sobre as melhores técnicas e metodologias de ensino, que os processos de ensino podem ser mais efetivos. A Psicologia do Desenvolvimento também é importante, assim como o conhecimento sobre os diferentes tipos de inteligência e dificuldades de aprendizagem.

Por isso, apesar da enorme importância da Educação Infantil, o papel do pedagogo vai além! É o trabalho dos especialistas em pedagogia que está por trás dos processos de formação de médicos, advogados, engenheiros e quaisquer outros profissionais, além de ser um dos grandes responsáveis pela construção de uma sociedade mais crítica.

Como se tornar um pedagogo?

Um dos grandes impactos de datas como o Dia do Pedagogo é colocar holofotes sobre o assunto comemorado. Por isso, essa é uma excelente ocasião para difundir informações sobre a profissão e a capacitação necessária, de forma que mais pessoas se interessem pela área.

Se você é uma delas, anote aí: você deve se formar em um curso superior de Pedagogia, em universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). O curso dura de 6 a 8 semestres e inclui disciplinas como:

  • Alfabetização e Letramento;
  • Educação Inclusiva;
  • Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Didática;
  • Filosofia da Educação;
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
  • Planejamento Educacional;
  • Gestão Escolar.

Para se formar, o estudante precisa ser aprovado nas disciplinas obrigatórias, além de realizar um estágio curricular obrigatório para colocar em prática seus conhecimentos nas áreas de gestão escolar e Educação Infantil e Fundamental.

Gostou de conhecer o Dia do Pedagogo? Como você viu, trata-se de uma data de reconhecimento dessa profissão tão importante. É por meio do trabalho do pedagogo que muitas mudanças podem ser realizadas na sociedade a partir de sua base: a Educação.

O que você tem a dizer sobre o trabalho do pedagogo? Deixe um comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0