Descubra agora o que falar em uma entrevista de emprego!

Você está a procura daquela vaga dos sonhos e é chamado para uma entrevista. Nesse momento, uma mistura de sentimentos que passam por felicidade e nervosismo costumam fazer parte do processo.

Pois saiba que é possível se preparar para essa fase tão importante do processo seletivo. Afinal, é nela que os recrutadores conseguem conhecer os candidatos e avaliar, com calma, as competências e habilidades de cada um deles.

Quer saber o que falar em uma entrevista de emprego para se destacar? Então continue a leitura e descubra algumas dicas!

Fale sobre a empresa

O primeiro passo para se preparar para uma entrevista de emprego é entender muito bem como funciona a empresa da qual você pretende fazer parte. Para isso, busque o máximo de informações sobre a organização.

Acesse o site, entenda bem o produto ou serviço oferecido e o mercado no qual a empresa se insere. Também busque informações sobre missão, visão e valores e a cultura organizacional do negócio.

No momento da entrevista, utilize essas informações para mostrar por que você quer trabalhar na empresa e como pode agregar valor à organização com o seu trabalho.

Saiba quais são suas competências e habilidades

Além de fazer uma lista com as competências e habilidades que o diferenciam de outros profissionais, entenda quais foram as experiências que evidenciam suas aptidões.

Na hora da entrevista, você pode ser perguntado sobre quais são as suas principais habilidades. Para se destacar, é importante não apenas listá-las, mas citar exemplos de como você já as aplicou na vida real — assim, os recrutadores saberão que você realmente é capacitado para ocupar o cargo desejado.

Fale sobre experiências anteriores

Outra estratégia muito eficiente para se preparar para uma entrevista de emprego é fazer uma linha do tempo com todas as suas experiências profissionais. Caso você esteja buscando o seu primeiro emprego, pode fazer uma lista de experiências de voluntariado ou atividades do colégio ou universidade que demonstrem suas competências.

Aliás, há grandes chances deste tópico surgir no momento da entrevista. Portanto, na hora de respondê-la, fale sobre cada uma das experiências, evidenciando as atividades mais relevantes, desafios enfrentados e as formas que encontrou de superá-los para obter bons resultados, evidenciando quais foram eles.

Entenda quais são as suas limitações

Outra pergunta que provavelmente surgirá durante uma entrevista de emprego é relacionada às suas limitações ou defeitos. Dessa forma, é importante que você tenha clareza de quais são eles e apresente-os de forma clara e honesta aos recrutadores.

Nesse momento, fuja do clichê de dizer que é perfeccionista ou trabalha demais. Prefira ser honesto e verdadeiro e expor as suas reais limitações. Pode completar com estratégias que está utilizando para combatê-las e como anda a sua evolução.

Não tenha medo de perguntar

Durante a entrevista, as pessoas costumam ficar muito nervosas. Por isso, acabam com medo dos recrutadores e deixam de fazer perguntas importantes.

Saiba que não tem problema nenhum em tirar as suas dúvidas sobre o trabalho e a empresa. Você pode perguntar sobre o horário de trabalho, cultura do negócio, benefícios, entre outros.

Porém, é bom lembrar que não adianta fazer perguntas sem antes pesquisar sobre a empresa. Só questione aquilo que realmente gerou dúvida durante a sua pesquisa.

Seja honesto

Por fim, pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que, durante uma entrevista, a honestidade vem em primeiro lugar. Portanto, nunca minta!

Além de correr o risco de ser descoberto na hora, você pode perder o emprego no futuro. Quem mente, queima o filme diante dos recrutadores e afasta de si mesmo uma série de oportunidades.

O momento da entrevista é um dos mais importantes de um processo seletivo. Por outro lado, também é um dos que mais gera ansiedade. Se preparar é a melhor forma de controlar as emoções e garantir aquela vaga dos sonhos. Portanto, siga as nossas dicas e garanta o sucesso profissional!

Agora que você já sabe o que falar em uma entrevista de emprego, aproveite para acessar o nosso site e descobrir outras formas de impulsionar os resultados da sua carreira. Acesse agora!

Você pode gostar também de...

1 resposta

  1. 3 de julho de 2019

    […] já se perguntou quais aspectos os recrutadores analisam em uma entrevista de emprego? Afinal, quais detalhes e habilidades profissionais eles avaliam para preencher uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *