Quer continuar estudando? Veja por que vale a pena fazer cursos livres

cursos livres

Ter uma boa qualificação profissional é um requisito para ter acesso a boas oportunidades no mercado de trabalho. Especialmente diante da competitividade desse ambiente, estudar deixa de ser uma questão de escolha e passa a ser uma necessidade. Nesse cenário, os cursos livres são uma boa maneira de se preparar para disputar as vagas disponíveis.

Isso porque esse tipo de curso consegue influenciar a busca por uma colocação no mercado de trabalho até mesmo para quem não tem um diploma de graduação. Assim, vale a pena entender o que caracteriza os cursos livres e como eles funcionam, além de conhecer algumas opções interessantes para começar a se qualificar.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para trazer essas e outras informações sobre os cursos livres até você. Confira!

O que são cursos livres?

Também conhecidos como cursos profissionalizantes, os cursos livres são formações voltadas para conhecimentos pontuais relacionados a algum ramo do mercado de trabalho. Eles fazem parte do que chamamos de Educação Profissional, um tipo de aprendizagem que visa desenvolver habilidades e competências para trabalhar.

Os cursos livres, embora sejam valorizados pelo mercado, não são regidos pelo Ministério da Educação (MEC). Vale ressaltar, porém, que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Artigo 42, permite a criação desses cursos pelas instituições de ensino.

Como funcionam?

Agora que você sabe o que são cursos livres, deve estar se perguntando como eles funcionam na prática. Para começar, saiba que, de modo geral, não há exigência de escolaridade mínima para se matricular neles. A depender do conteúdo, o que pode ser necessário é um conhecimento prévio sobre o assunto.

Os cursos livres podem ser ofertados nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EAD). Por não serem regulamentados pelo MEC, não há a emissão de diploma para cursos livres, mas sim de certificado — o que permite que o curso seja incluído no currículo.

Quanto tempo duram os cursos livres?

A duração dos cursos livres é bastante variável. Alguns são ofertados em poucos dias, enquanto outros podem se estender por meses. Desse modo, você pode encontrar cursos com duração de 10, 15, 20, 40, 100 ou até 200 horas, por exemplo. Tudo depende do conteúdo abordado.

Em todo caso, os cursos livres são bem mais curtos do que uma graduação ou a maioria dos cursos técnicos, que duram anos. Assim, eles são uma alternativa rápida para melhorar o currículo a fim de se recolocar no mercado.

Qual é a diferença entre cursos livres e técnicos?

Falando em cursos técnicos, muitas pessoas os confundem com os cursos livres. A principal diferença entre eles está no fato de que os cursos técnicos são regulamentados pelo MEC, de modo que precisam obedecer a certas diretrizes em relação à carga horária e à estrutura curricular.

Além disso, para fazer um curso técnico é obrigatório ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Quando à certificação, o diploma ou certificado do curso técnico é emitido pelo MEC, enquanto o certificado de um curso livre é responsabilidade da instituição de ensino que o organiza.

Quando os cursos livres são indicados?

Para quem não tem formação de nível superior e não dispõe de tempo ou de recursos financeiros para investir em qualificação profissional, os cursos livres são ótimas opções para adquirir novos conhecimentos e habilidades. Afinal, existem até mesmo cursos livres gratuitos disponíveis.

Já para aquelas pessoas que contam com um diploma de graduação, os cursos livres oferecem a oportunidade de atualizar os conhecimentos para acompanhar as novidades da área de atuação. Em ambas as situações, os cursos livres são indicados para quem tem interesse em expandir os conhecimentos e se capacitar cada vez mais.

Por que fazer cursos livres para continuar estudando?

Quem presta atenção ao que acontece no mercado de trabalho sabe que continuar estudando é fundamental para não ficar para trás. Vale a pena aprender inglês e outros idiomas, saber como usar certos softwares e entender como lidar com o público, por exemplo.

É possível desenvolver essas e muitas outras habilidades e competências por meio de cursos livres. Além de melhorarem o desenvolvimento pessoal, eles valorizam o currículo, são feitos rapidamente e têm um custo acessível.

Como ter motivação para estudar?

Muitas vezes, ter consciência de que é importante estudar é mais simples do que encontrar motivação para fazer isso, não é mesmo? Para ajudar a resolver esse problema, uma dica é definir muito bem seus objetivos — conseguir aquele emprego dos sonhos e aumentar sua remuneração são bons exemplos.

No dia a dia, é importante organizar os horários e estabelecer metas. Também é necessário reservar tempo para descansar e, assim, conseguir se manter saudável para continuar estudando

Como escolher cursos livres?

Existem cursos voltados para os mais diversos ramos, como gestão, comunicação, saúde, beleza e design, entre muitos outros. Para escolher, você precisa determinar qual é a sua área de interesse, além de levar em conta fatores como a duração e o custo.

Outro detalhe fundamental é a instituição de ensino. Prefira optar por uma que tenha tradição na área da educação e que ofereça cursos desenvolvidos e ministrados por especialistas. Desse jeito, você vai ter certeza de que o curso traz uma formação de qualidade.

Quais são os cursos livres da Cruzeiro do Sul?

Além de ofertar cursos de graduação e pós-graduação, a Cruzeiro do Sul disponibiliza dezenas de cursos livres. A seguir, listamos alguns deles para você conhecer:

Com tantas possibilidades interessantes de cursos livres, você tem todas as chances de garantir uma qualificação profissional diferenciada para se colocar no mercado de trabalho. Então, não perca mais tempo e escolha o melhor curso para a sua carreira. Esse é só o primeiro passo para você dar início a outras conquistas importantes na sua vida.

Então, gostou dos cursos livres e das opções que listamos aqui? Que tal conhecer mais algumas? Acesse a página da Universidade Cruzeiro do Sul para conferir todos os nossos cursos livres EAD e presenciais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0