Cursos livres gratuitos: confira algumas opções e por que fazer

cursos livres gratuitos

Estar em constante atualização e buscar mais qualificação profissional são duas características importantes para quem deseja ter um bom desenvolvimento de carreira. É por isso que encontrar cursos livres gratuitos que sejam de seu interesse vale muito a pena.

Realizar atividades em paralelo com a universidade é importante para expandir os seus conhecimentos, descobrir novas áreas de atuação e incrementar o período universitário. Isso sem contar que os cursos livres também valem como horas complementares para a sua graduação.

No entanto, como achar cursos livres que agreguem valor à sua jornada profissional e acadêmica? Pensando em ajudar você nessa missão, trouxemos algumas opções de temas para estudar em paralelo à graduação. Acompanhe para saber mais!

A importância dos cursos livres

Os cursos livres servem para adicionar novos conhecimentos e habilidades à sua carreira. Por meio deles, você tem a oportunidade de ter contato com diversos assuntos em pouco tempo.

Além de complementar os conteúdos vistos na grade curricular do Ensino Superior, os cursos livres servem de inspiração para começar uma pós-graduação ou dar continuidade aos estudos mesmo depois da formação.

Ainda, é possível encontrar diversos cursos livres de forma gratuita, tanto na internet quanto em uma instituição de ensino presencial. Além disso, existem atividades que podem ser realizadas em vários períodos, sendo possível ajustá-las à rotina, seja com aulas no período da manhã, para quem tem um maior aprendizado nas primeiras horas do dia, seja em outros horários, para os alunos que preferem estudar à noite.

Benefícios de fazer cursos livres

Quer saber o que você ganha ao fazer um curso livre? A seguir, confira alguns benefícios de complementar os estudos com outros conteúdos!

Curta duração

Cursos livres costumam apresentar uma curta duração. Alguns deles podem ser feitos em poucos meses, algumas semanas ou, até mesmo, em um único dia, oferecendo uma verdadeira imersão em novos conteúdos. Desse modo, você não precisa se preocupar em dedicar um longo tempo para aprender sobre outros assuntos.

Possibilidade de crescimento profissional

Sabia que os cursos livres ajudam a deixar o currículo mais atraente? Ter a iniciativa de buscar conhecimentos, além da graduação, mostra que você é um profissional com interesse em se desenvolver e estar sempre atrás de novos aprendizados. Para os recrutadores, essa é uma ótima característica.

Atualização constante

Muitas coisas novas aparecem no mercado sem que os profissionais se deem conta. Com os cursos livres, é possível manter a atualização constante no que há de mais novo na sua área de atuação, assim como ter um olhar mais inovador acerca das próximas tendências.

Cursos livres gratuitos para fazer ainda em 2021

Gostou da ideia de fazer um curso livre? Então, veja só algumas opções que podem chamar a sua atenção!

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem muito interessante no mundo corporativo. Por meio de algumas estratégias, é possível elaborar uma solução de problemas eficiente e criativa nos mais diversos negócios.

Esse conceito se baseia também na complexidade do comportamento humano, de modo que ajuda os profissionais a desenvolverem ideias e soluções colaborativas, com possibilidade de experimentação e baseadas na empatia.

Profissionais das mais variadas áreas do mercado podem se beneficiar do Design Thinking para trazer uma visão empreendedora e inovadora por onde quer que passem. Isso agrega muito valor no trabalho e faz com que ótimas oportunidades de emprego surjam.

Gestão por Processos

Cada etapa de produção de serviços ou bens tem uma forte influência no resultado. Por isso, é importante prestar atenção não apenas em toda a obra, mas também nos detalhes. É isso que a Gestão por Processos foca.

Nesse curso livre, é possível aprender a fazer com que todos os processos ocorram de maneira mais ordenada e integrada, incentivando a colaboração entre as partes envolvidas. Esse tipo de gestão é ótimo para criar um clima organizacional saudável dentro de uma empresa e trazer uma melhora na produtividade interna.

Liderança

A liderança é uma das principais habilidades profissionais procuradas no mercado de trabalho. Quem é capaz de desenvolver esse senso, aprendendo a coordenar equipes e tarefas, consegue se destacar entre os colegas e ter melhores oportunidades em cargos com mais responsabilidades dentro de uma empresa.

O curso livre de Liderança aborda ferramentas importantes para desenvolver o perfil de líder, como o autoconhecimento, a inteligência emocional, os relacionamentos interpessoais e a organização.

Além disso, engana-se quem pensa que só é possível assumir a posição de autoridade atuando em cargos gerenciais. Na verdade, a liderança é uma qualidade importante para o seu próprio desenvolvimento profissional, pois ensina a conduzir a carreira de maneira estratégica e com mais autonomia.

Desse modo, ao realizar um curso que ajuda a trazer insights importantes para analisar os seus objetivos, você é capaz de se motivar a criar um caminho de sucesso profissional, assumindo a liderança de sua própria carreira.

Recursos Ambientais e Poluição

Lembra-se de que uma das principais vantagens de realizar cursos livres é a oportunidade de se atualizar sobre os assuntos que estão em pauta na sociedade? Um deles está associado com o tema sustentabilidade.

Os recursos naturais estão apresentando um rápido esgotamento, devido ao estilo de vida e hábitos de consumo da sociedade. Isso traz não apenas prejuízos ao meio ambiente como à própria qualidade de vida das pessoas, pois envolve o aumento de poluição e a escassez de itens necessários para a saúde e o bem-estar de todos.

O curso de Recursos Ambientais e Poluição é interessante para compreender melhor a importância de tratar desse assunto. Indicadas para os profissionais que trabalham em áreas correlatas, essas aulas abordam questões sobre preservação do meio ambiente, tipos de poluição, resíduos sólidos, reservas legais, entre vários outros temas.

Como visto, procurar cursos livres gratuitos é uma maneira de apostar na sua capacitação e, assim, melhorar ainda mais as suas oportunidades profissionais. Afinal, quanto mais você investe na educação, mais positivos serão os retornos para o seu desenvolvimento pessoal e de carreira. Portanto, vale a pena ir em busca de atividades que ajudem a complementar os seus conhecimentos.

Gostou da ideia de fazer mais cursos livres, sempre que possível? Se você ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão para fazer, deixe seu comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0