Afinal, quais são os 9 cursos de Humanas mais procurados?

cursos de humanas

Se você gosta de lidar com pessoas e tem interesse em seguir uma carreira em que o foco de estudo é o ser humano, tal como as suas relações e as consequências da vivência em sociedade, chegou ao post certo, pois vamos falar sobre os principais cursos de Humanas.

Essa é uma área do conhecimento bem ampla e que tem inúmeros campos de atuação profissional. Se você tem afinidade com as aulas de Geografia, Filosofia, História ou Sociologia do Ensino Médio, ou conseguiu uma boa nota do Enem no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, certamente alguns destes cursos vão chamar a sua atenção.

Acompanhe o post, descubra quais são os 9 cursos de Humanas mais procurados nas universidades e se inspire para encontrar qual é o ideal para você! 

1. Direito

O Direito está entre os primeiros cursos de Humanas mais procurados pelos estudantes. O objetivo de um profissional formado na área é contribuir para a garantia da harmonia social, por meio do cumprimento de leis e jurisprudências.

Uma pessoa que cursa Direito tem várias opções de carreira para seguir, assim como pode desfrutar das diversas oportunidades no mercado de trabalho. Além do mais, os salários para formados nesse curso costumam ser bem atraentes, independentemente de a atuação ser no setor público ou privado.

2. Publicidade e Propaganda

A área de Publicidade e Propaganda visa entender quais são as necessidades e desejos do público, a fim de transformar os produtos e serviços em algo que atenda às expectativas dos consumidores.

Para isso, busca compreender o que desperta a atenção dos clientes e ajudar as marcas a criar projetos que estejam de acordo com o que o público-alvo espera. Por esse motivo, o mercado de trabalho para essa profissão é bem versátil, permitindo que o publicitário trabalhe em diversas funções, desde redação até criação audiovisual.

3. Marketing

Publicidade e Marketing andam juntos para promover uma marca e chamar a atenção do público. Porém, são áreas de atuação e cursos completamente distintos. No caso do Marketing, o foco maior é observar as principais tendências de mercado para que a venda de produtos e serviços seja vantajosa.

As técnicas de Marketing envolvem analisar o produto, realizar promoções, avaliar o público-alvo a ser atingido, entre outras questões comerciais para garantir que uma marca tenha sucesso e visibilidade.

4. Relações Internacionais

Vivemos em um mundo globalizado, em que as questões político-econômicas de diversos países se relacionam. O profissional formado em Relações Internacionais faz parte do grupo que trabalha para garantir que essas interações entre várias nações sejam harmoniosas e vantajosas para todos os lados.

Para seguir essa carreira, é fundamental dominar um ou mais idiomas estrangeiros. Além disso, as áreas de atuação abrangem consultoria, análise estratégica, comércio exterior, gestão de programas internacionais, diplomacia, entre muitas outras alternativas.

5. Administração

A área da Administração é responsável pelo planejamento, organização, direção e controle de processos dentro de uma empresa ou organização. Tanto o curso quanto a profissão têm contato com diversas disciplinas e setores, como Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Logística, entre outros.

É por esse motivo que o profissional formado no curso de Administração é capaz de exercer as suas atividades em ambientes como empresas, indústrias, comércios, organizações sem fins lucrativos e demais espaços que necessitam de gerenciamento de processos. Além do mais, ele tem o conhecimento necessário para atuar em vários setores administrativos, diversificando as opções de carreira.

6. Jornalismo

Já o curso de Jornalismo diz respeito aos diversos canais de comunicação que podem ser utilizados para transmitir informações para a sociedade e manter todos atualizados. Por isso, os conceitos estudados nessa graduação podem ser aplicados no rádio, jornal, televisão, revistas, periódicos e, é claro, na internet e nas mídias digitais.

Ter um perfil investigativo e bastante curiosidade são características fundamentais para seguir nessa área. Uma grande vantagem do Jornalismo é a oportunidade de trabalhar com diversos assuntos de seu interesse, como moda, negócios, arte, saúde e bem-estar, lazer, meio ambiente, política etc.

7. Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é uma área de grande importância dentro de uma organização, pois é ela que vai selecionar os profissionais para atuarem no time de colaboradores do local, fazer os processos de integração e garantir que todos trabalhem em harmonia. É o setor que trabalha também com os direitos trabalhistas da equipe de funcionários, promove medidas de segurança no trabalho e define metas organizacionais.

Desse modo, esse é apenas mais um dos cursos de Humanas que oferece vários segmentos para atuar e promove muita interação com diversas pessoas. Por esse motivo, ter um bom relacionamento interpessoal com os indivíduos em sua volta é uma característica fundamental para seguir carreira na área de RH. 

8. Ciências Econômicas

Apesar de interagir diretamente com números, juros e impostos, as Ciências Econômicas pertencem à área de Humanas. O profissional da Economia é responsável por estudar e analisar as mudanças de mercado, assim como os impactos que isso pode causar na sociedade. Ou seja, ainda assim tem como foco principal o ser humano e as suas interações.

O mercado de trabalho para essa profissão se abre em cargos de instituições financeiras, empresas de consultoria, políticas públicas, comércio internacional, perícia, pesquisa, auditoria, entre muitos outros segmentos.

9. Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo é outro curso que mescla Humanas e Exatas, embora pertença mesmo ao primeiro eixo do conhecimento, pois os seus estudos buscam encontrar maneiras de construir ambientes seguros, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente.

Essa é uma área bem criativa, que também oferece uma alta remuneração, mesmo no início da carreira. Com o curso de Arquitetura, é possível trabalhar com patrimônios públicos e históricos, gerenciamento de obras, planejamento de interiores, consultoria e muitas outras funções.

Como visto, há inúmeras oportunidades de carreira para os estudantes que fazem cursos de Humanas. Encontrar a área que mais desperta o seu interesse e a profissão que vai conduzir você à realização profissional é fundamental para acertar na escolha na hora de iniciar a graduação e escolher uma universidade.

Este post inspirou você a escolher uma carreira para seguir? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos cursos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0