Saiba agora quais são os cursos com maior empregabilidade

cursos com maior empregabilidade

Escolher uma profissão pode ser fácil para alguns estudantes, mas é bem provável que a maior parte tenha enfrentado momentos de dúvida antes de entrar na faculdade. Além de avaliar qual graduação combina mais com seu perfil, um critério que pode ajudar nessa decisão é saber quais são os cursos com maior empregabilidade.

É importante estudar em uma área do seu interesse e trabalhar fazendo o que gosta. Apesar disso, não podemos ignorar o fato de que uma profissão valorizada e com amplo espaço no mercado de trabalho pode fazer diferença para sua trajetória profissional, não é verdade?

Então, leia este post com atenção e veja nossas opções de cursos com alta empregabilidade!

Afinal, quais são os cursos com maior empregabilidade no mercado atual?

Conquistar uma carreira de sucesso e a estabilidade financeira é o objetivo de vida de muita gente. A maioria dos estudantes entra na faculdade com essa perspectiva de futuro, mas, na prática, muitos podem se frustrar por não conseguirem a colocação que almejavam no mercado de trabalho. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo:

  • alta concorrência;
  • exigência de experiência profissional;
  • falta de especialização;
  • poucas oportunidades no mercado.

Diante disso, optar por um dos cursos com maior empregabilidade é um passo certo para ter uma profissão bem-sucedida. Veja quais caminhos você pode seguir!

Engenharias

Existem muitos tipos de Engenharia, voltados para diferentes campos de atuação, mas a maioria tem espaço garantido no mercado. Isso porque os profissionais com essa formação têm o conhecimento técnico para solucionar problemas e implementar melhorias em termos de infraestrutura, tecnologia, produtividade e muitas outras demandas necessárias para empresas e a sociedade.

Os engenheiros estão entre os mais procurados pelas organizações de médio e grande porte. Vale dizer que a alta empregabilidade dessa área não depende da situação econômica do país, pois falamos de uma profissão realmente necessária para o funcionamento de setores específicos.

Entre as Engenharias mais procuradas, estão a:

Cursos de tecnologia

Estamos cada vez mais habituados às facilidades que a tecnologia nos proporciona, não é mesmo? Hoje, fazemos uma infinidade de coisas pela internet — parece que foi em um passado muito distante que as pessoas tinham que enfrentar longas filas para pagar contas e fazer outras transações bancárias.

Nem precisamos prolongar a lista das tantas atividades que realizamos de qualquer lugar, graças ao desenvolvimento da tecnologia — trabalhar, estudar, comprar, se comunicar com quem está do outro lado do mundo, conhecer pessoas etc.

Além disso, as indústrias e os demais setores de serviços também passaram a trabalhar com sistemas automatizados, que aumentam a produtividade das empresas.

Enfim, não há dúvidas de que as profissões relacionadas à tecnologia estão em alta e certamente vão continuar em crescimento, garantindo a empregabilidade nessas áreas. Inclusive, a quantidade de vagas ofertadas parece ser maior que o número de candidatos especializados.

O mercado está aquecido para os profissionais formados em vários cursos de tecnologia, incluindo:

Cursos na área da saúde

Não há dúvidas de que a área da saúde abrange cursos com alta empregabilidade. Se você tem intenção de seguir por esse caminho, vai encontrar um mercado promissor, especialmente no cenário pós-pandemia, em que a população está ainda mais ciente da importância dos profissionais da saúde.

Além disso, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, e o fácil acesso aos meios de comunicação tem contribuído para aumentar a conscientização das pessoas em relação aos cuidados físicos e mentais.

Encabeçando a lista dos cursos da área da saúde com maior empregabilidade, temos Medicina e Enfermagem. Profissionais com essas formações não ficam desempregados. As possibilidades de atuação estão em hospitais públicos e privados, policlínicas e consultórios particulares.

A busca por melhorias na saúde não está limitada às condições físicas. Cada vez mais, as pessoas têm entendido a importância de cuidar da saúde mental. Nesse cenário, os graduados em Psicologia estão encontrando um amplo espaço, não só na área clínica, mas também em escolas, hospitais, empresas etc.

Poderíamos detalhar ainda vários outros cursos promissores da área da saúde, mas, em resumo, você também pode encontrar boas oportunidades de carreira com as seguintes graduações:

Administração

Administração é uma graduação tradicional, mas que não perde seu espaço no mercado de trabalho. Muito pelo contrário, também figura entre os cursos com maior empregabilidade. Isso se deve principalmente ao caráter versátil dessa profissão.

O administrador é responsável por gerenciar os recursos materiais, financeiros e humanos de uma empresa. Para isso, são necessárias habilidades como pensamento estratégico, visão ampla, comunicação eficiente, liderança carismática, entre outras.

Quem se forma nesse curso pode fazer carreira nos vários ramos da economia, como indústria, comércio, setor de serviços, agroindústria etc. Além disso, pode assumir diferentes funções dentro de uma empresa — compras, vendas, marketing, recursos humanos, logística, gestão financeira —, bem como se qualificar para assumir um dos cargos altos da Administração, como gerente administrativo ou diretor executivo.

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis é outra opção clássica, que continua tendo grande valor no âmbito profissional. Afinal, se ter um controle das finanças já é importante para qualquer pessoa, imagine para uma empresa que movimenta um capital maior todo mês.

O contador também é aquela pessoa que cuida da parte burocrática em relação às declarações fiscais e outras questões legais ligadas aos pagamentos de impostos da empresa. Sem um profissional com esse conhecimento técnico, a saúde financeira da corporação corre riscos.

Como você pode ver, quem se forma em Ciências Contábeis também opta por uma profissão com boa empregabilidade. Nas possibilidades de carreira estão o cargo de contador em empresas ou em escritório particular, analista financeiro, consultor, auditor, planejador tributário etc. Além de atuar em empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, também há chances de exercer a profissão na administração pública.

Quais cuidados tomar na hora de escolher o curso superior?

É claro que é importante considerar os cursos com maior empregabilidade para fazer a escolha ideal da graduação, mas há outros pontos que também merecem atenção. Um dos principais critérios é a qualidade de ensino da universidade que você pretende frequentar. Uma instituição reconhecida e com diferenciais certamente vai trazer destaque para o seu currículo profissional.

O grupo Cruzeiro do Sul Educacional se preocupa em manter seus indicadores acadêmicos, que incluem:

  • ótima nota no Enade;
  • infraestrutura de ponta;
  • convênio com instituições estrangeiras;
  • oportunidades de estágio e emprego que vêm da nossa parceria com mais de 2 mil empresas.

Como você viu, são vários os cursos com maior empregabilidade. Assim, você pode escolher a área que mais tem relação com seus objetivos pessoais e profissionais. E, claro, não podemos deixar de destacar a importância de optar por uma instituição com alta qualidade de ensino para aumentar suas chances de sucesso.

Ainda em dúvida sobre onde estudar? Encontre uma de nossas instituições perto de você e agende uma visita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0