Curso técnico ou graduação: quais as diferenças entre eles?

curso técnico ou graduação

Os jovens de hoje já estão bem cientes de que parar os estudos após o Ensino Médio não é uma boa ideia. Afinal, um bom futuro profissional depende de formação continuada, e as exigências do mercado de trabalho estão cada vez maiores. A dúvida que surge nessa hora é: o que é melhor fazer, curso técnico ou graduação?

Ambos os certificados podem ajudar na hora de conquistar um emprego, mas existem muitas diferenças nesses dois tipos de formação acadêmica. O curso técnico prepara o aluno para uma função específica, enquanto a graduação fornece uma bagagem ampla de conhecimento, que pode levar a várias possibilidades de atuação.

Para você, que já está pensando no seu futuro, é importante compreender as diferenças entre curso técnico e graduação para saber como começar a trilhar sua jornada acadêmica e profissional. Então, esclareça suas dúvidas agora e veja o que distingue uma formação da outra!

Indicação

Se você escolher um curso técnico, saiba que não é preciso esperar para concluir os estudos básicos. Isso porque ele é indicado para pessoas que já se formaram ou ainda estão cursando o Ensino Médio. Já a faculdade aceita somente alunos que concluíram o nível médio e passaram no vestibular — a nota do Enem também ajuda a ingressar.

Duração do curso

O curso técnico é uma opção mais rápida para quem pretende chegar no mercado de trabalho com um bom currículo. A duração média é de 1 ano e meio a 2 anos. Para concluir a graduação, você pode levar até 6 anos, dependendo do curso escolhido.

A graduação em Medicina é a mais longa, mas os cursos de bacharelado, em geral, duram entre 8 e 10 semestres (4 ou 5 anos). Você também pode optar por um tecnólogo, que também é um curso superior, mas com menor duração, entre 4 e 6 semestres (de 2 a 3 anos).

Modalidade de ensino

O curso técnico, como o nome já diz, ensina as técnicas para a prática de determinada função profissional. A graduação, por sua vez, confere o título de grau superior a partir da conclusão dos cursos de bacharelado, tecnólogo e licenciatura.

Quanto à modalidade de ensino, ambos podem ser realizados de modo presencial ou a distância. Isso mesmo! Com a popularização do ensino digital, hoje você pode fazer tanto uma faculdade quanto um curso técnico EAD.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho tem oportunidades para pessoas com nível técnico e superior. No entanto, no primeiro caso, as vagas são direcionadas para uma função específica, como o técnico em informática. Com uma graduação, é possível encontrar chances em diferentes cargos. Quem faz Administração, por exemplo, pode atuar nos setores de compra, vendas, marketing, financeiro, recursos humanos, coordenação etc.

Oportunidades profissionais

Pessoas com curso técnico têm boas chances de conseguir uma colocação profissional, tendo em vista seus conhecimentos práticos e a média salarial atrativa para o empregador.

Já os candidatos com graduação se enquadram em uma faixa de salário maior. Além disso, podem se especializar em várias áreas, aumentando seu valor no mercado.

Diante de todos os aspectos que mostramos, podemos concluir que é preciso avaliar com calma para fazer a sua escolha entre curso técnico e graduação. Então, qual se encaixa melhor nos seus planos? Seja qual for a sua decisão, é preciso contar com uma instituição reconhecida e que ofereça um ensino de qualidade, como as do grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossas opções de curso técnico e graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0