As vantagens de optar por cursos técnicos EAD

curso técnico ead

Ao planejar o futuro, é inevitável que se pense em como é importante conquistar um espaço no mercado de trabalho. Não se trata somente de conseguir um emprego qualquer, mas sim de ter uma profissão e começar a construir uma carreira. Nesse sentido, fazer um curso técnico EAD (Educação a Distância) pode ser um bom caminho para alcançar esse objetivo.

Os cursos técnicos são formações de nível médio que podem ser feitas por qualquer pessoa que esteja cursando o Ensino Médio ou já o tenha concluído. Assim, eles são uma maneira de começar a se preparar desde cedo para o mercado de trabalho.

Por isso, preparamos este post para apresentar a você todas as vantagens de apostar em um curso técnico EAD, além de explicar em que aspectos esse formato se diferencia da modalidade presencial. Tem interesse nessas informações? Continue a leitura!

Quais são as vantagens de fazer um curso técnico EAD?

Fazer um curso técnico na modalidade de Educação a Distância traz diversos benefícios. A seguir, descubra quais são eles.

Acesso rápido ao mercado de trabalho

Uma característica marcante dos cursos técnicos é que eles têm uma duração bem menor do que outras formações. Para se formar em uma graduação, por exemplo, é preciso estudar por pelo menos 4 ou 5 anos. Já o curso técnico costuma ter entre 2 e 4 semestres de duração.

Essa é uma grande vantagem para quem tem pressa em ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. Em apenas 1 ou 2 anos de estudo a pessoa passa a ter uma profissão que dá acesso a um setor específico do mundo profissional, com mais chances de conquistar uma boa vaga.

Formação prática

Por se tratar de uma formação relativamente rápida, os cursos técnicos são bastante focados na parte prática das profissões. Isso não significa necessariamente que as aulas vão ser todas práticas, mas sim que o curso prioriza os conhecimentos voltados para a atividade profissional propriamente dita, dispensando conteúdos teóricos muito aprofundados e sem aplicação prática direta no dia a dia.

Com isso, fazer um curso técnico EAD significa se preparar especificamente para um determinado campo de atuação do mercado de trabalho. As empresas têm necessidade de profissionais com habilidades técnicas, de modo que esse tipo de formação é bastante requisitado pelos recrutadores.

Flexibilidade de horários

Nos cursos técnicos EAD, você estuda em horários flexíveis, que podem ser organizados da forma que achar melhor. Não é preciso frequentar as aulas diariamente na instituição de ensino, seguindo uma grade de horários rígida. Além disso, é possível estudar em qualquer lugar, bastando ter um dispositivo com acesso à internet.

Por isso, essa formação é muito interessante para quem precisa conciliar o curso técnico com outras atividades e não tem tanta disponibilidade de tempo. Como dá para estudar sem sair de casa, essa também é uma opção de estudo viável para quem mora longe das instituições de ensino ou simplesmente não pode se deslocar diariamente.

Formação reconhecida no mercado de trabalho

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino plenamente reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas secretarias de educação municipais e estaduais. Assim, os cursos que são ofertados nesse formato precisam atender a uma série de requisitos para serem autorizados a funcionar pelos órgãos competentes — do mesmo jeito que acontece com os presenciais.

Por isso, um diploma ou certificado obtido em um curso a distância é tão válido quanto o de qualquer curso presencial. Isso quer dizer que quem faz um curso técnico EAD passa a ter uma formação reconhecida e valorizada pelo mercado de trabalho, o que garante uma posição de destaque como profissional.

Custos reduzidos

Entre as várias vantagens da EAD, uma que merece atenção é a economia que essa modalidade proporciona. As mensalidades são mais baixas do que as dos cursos presenciais devido ao reduzido custo de manutenção que esse formato possibilita.

Como se essa vantagem já não fosse boa o suficiente, o estudante ainda economiza no dia a dia, pois não precisa gastar com condução até o campus, nem com alimentação fora de casa. Ao colocar as despesas na ponta do lápis, a economia no orçamento fica ainda mais evidente.

Recursos digitais

A Educação a Distância acontece por meio de uma plataforma digital chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É lá que as videoaulas são disponibilizadas, assim como outros materiais didáticos, atividades interativas, fóruns de discussão entre professores e alunos e chats para tirar dúvidas.

Desse modo, o curso técnico EAD coloca o estudante em contato com recursos digitais atualizados, que ajudam a preparar para a realidade do mercado de trabalho. Em muitas funções, é preciso lidar com novas tecnologias, e a experiência com a EAD é uma aliada nesse sentido.

Acesso constante ao conteúdo

Uma vez que o curso técnico EAD funciona em uma plataforma digital e com total flexibilidade de horários, os conteúdos curriculares ficam disponíveis em tempo integral. As vantagens, nesse caso, vão muito além de poder estudar a qualquer momento.

O acesso constante ao conteúdo permite que você repita as aulas quantas vezes quiser, o que facilita na hora de estudar. Outro benefício é a facilidade de acesso à biblioteca virtual, com todos os materiais disponíveis para complementar os estudos.

Qual é a diferença entre fazer curso técnico presencial e EAD?

Como deve ter dado para perceber, a principal diferença entre o curso técnico EAD e o presencial está nos horários das aulas, que são rígidos no presencial e flexíveis na EAD. Embora essas características influenciem o dia a dia do estudante, o resultado é o mesmo: uma formação técnica voltada para o mercado de trabalho e com diploma reconhecido.

Portanto, a decisão de estudar em uma ou outra modalidade depende do quanto cada uma delas combina com o seu perfil de aluno. Afinal, fazer um curso técnico EAD é extremamente vantajoso para a sua formação e o seu futuro profissional, podendo abrir portas no mercado e transformar a sua realidade para a melhor.

Gostou de conhecer as vantagens do curso técnico EAD? Siga a nossa página no LinkedIn e se inscreva no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de mais conteúdos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0