Curso livre ou pós-graduação? Entenda as diferenças!

curso livre ou pós-graduação

Diante do desafio que é conquistar um bom espaço no mercado de trabalho, a educação continuada precisa fazer parte do planejamento de carreira de qualquer profissional. Ao elaborar esse plano, no entanto, é comum ficar em dúvida entre fazer curso livre ou pós-graduação para melhorar o currículo.

Ambos os tipos de capacitação são válidos, mas o fato é que geram impactos diferentes na carreira. Desse modo, é importante conhecer as características de cada um para tomar decisões mais alinhadas com os objetivos e o momento profissional que se está vivendo.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender quais são as diferenças entre essas variedades de cursos e como escolher entre eles. Acompanhe!

Como funcionam os cursos livres?

Os cursos livres, também chamados de cursos de extensão, são um tipo de formação voltada para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades específicas. Embora sejam legitimados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e valorizados pelo mercado de trabalho, esses cursos não são regulamentados pelo Ministério da Educação e obedecem aos critérios da instituição de ensino que os ofertam.

Sua duração é variável de acordo com a proposta da ementa — um curso livre pode durar apenas algumas horas, enquanto outro pode se estender por meses. Muitas vezes, inclusive, são oferecidos na modalidade de educação a distância (EAD), o que os tornam ainda mais flexíveis e fáceis de serem encaixados na rotina.

Após a conclusão, a instituição emite um certificado que pode ser citado no currículo profissional. Assim, esses cursos são indicados para qualquer pessoa, sem exigência de escolaridade mínima. Basta ter interesse em aprender sobre o tema abordado.

E os cursos de pós-graduação?

A pós-graduação, por sua vez, é uma formação de nível superior voltada para quem já concluiu a graduação. Trata-se de cursos regulamentados pelo MEC e classificados em lato sensu, que são as especializações e MBAs (Master of Business Administration), e stricto sensu, que são os mestrados e doutorados.

As pós-graduações lato sensu devem ter, no mínimo, 360 horas de duração. Ao fim desse tempo, o estudante recebe um certificado e passa a ter o título de especialista. Esse tipo de curso geralmente é oferecido em aulas presenciais quinzenais ou até mesmo na modalidade EAD.

Os programas de mestrado e doutorado costumam ter duração de 2 e 4 anos, respectivamente, de forma que exigem uma dedicação maior do indivíduo. Esse tipo de pós-graduação é indicado para quem tem interesse em seguir a carreira acadêmica, atuando como professor de nível superior e pesquisador.

Curso livre ou pós-graduação: como escolher entre eles?

Para decidir qual desses cursos fazer, o ideal é analisar as vantagens da pós-graduação e dos cursos livres para a carreira que você pretende construir, além do momento no qual se encontra. Os cursos de extensão podem começar a ser feitos ainda durante a graduação, enquanto as pós-graduações precisam esperar a formatura e o início da vida profissional.

Portanto, o fato é que uma opção não exclui a outra. Quanto mais capacitado você for, maiores e melhores serão as oportunidades encontradas no mercado de trabalho. Então, não se preocupe em decidir se vai fazer curso livre ou pós-graduação, mas sim quando fará cada um deles.

Ficou curioso para conhecer opções de capacitação profissional? Entre em contato com a Cruzeiro do Sul Educacional e fique por dentro dos nossos cursos de extensão e de pós-graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0