Pensando em fazer o curso de Medicina Veterinária? Conheça mais sobre ele!

curso de medicina veterinária
Powered by Rock Convert

Você está pensando em fazer o curso de Medicina Veterinária? Saiba que essa é uma carreira muito interessante na atualidade, principalmente se você tem afinidade com animais e com a área da saúde.

A graduação foca a formação de um profissional apto a executar atividades que cuidam da saúde e do bem-estar de animais, tanto silvestres quanto domésticos. Por conta disso, o mercado de trabalho oferece diversas oportunidades de carreira para quem se forma nessa área.

Para ajudar você a saber se, de fato, quer fazer o curso de Medicina Veterinária, fizemos este post cheio de informações importantes sobre a profissão. Confira!

O que faz um médico veterinário?

Vamos começar por uma pergunta básica: você sabe o que faz um médico veterinário? Esse é o profissional responsável por zelar pela saúde e qualidade de vida dos animais, contribuir para a Vigilância Sanitária, inspecionar indústrias que usam produtos de fonte animal e realizar pesquisas na área.

A rotina de um profissional da Medicina Veterinária vai depender da área de atuação que escolheu seguir. É possível trabalhar com atendimento clínico, procedimentos cirúrgicos, em regiões rurais, na indústria e, até mesmo, no ramo comercial, como orientador e vendedor nos pet shops.

A média salarial de um médico veterinário, no Brasil, é de R$ 3.212,00. No entanto, esse valor tem uma grande variação de acordo com o tempo de formação, área de atuação, região e jornada de trabalho.

O médico veterinário pode abrir o seu próprio consultório, ser colaborador em empresas ligadas aos cuidados com animais e trabalhar com pesquisas acadêmicas. Tudo vai depender do seu plano de carreira e objetivos.

Como funciona a grade curricular do curso?

Uma das principais formas de saber se um curso é ideal para você é fazendo a análise da grade curricular. A abordagem utilizada na graduação mostra como será o desenvolvimento das competências e habilidades profissionais necessárias para exercer as atividades de um médico veterinário no mercado.

É preciso ter em mente que o curso de Medicina Veterinária une as Ciências Biológicas e as Ciências Sociais Aplicadas. Nos 2 primeiros anos, serão vistas matérias importantes para fazer um embasamento teórico das práticas veterinárias.

Desse modo, durante os 4 primeiros períodos, o aluno vai ter contato com disciplinas como:

  • Anatomia;
  • Morfofisiologia dos Animais;
  • Bioética;
  • Biologia Molecular;
  • Biologia Celular;
  • Parasitologia;
  • Genética;
  • Microbiologia;
  • Estatística;
  • Farmacologia.

Com esse conhecimento, é possível compreender melhor as principais doenças e problemas que afetam a saúde dos animais. Nos últimos 3 anos, o aluno vai ter mais contato com a parte técnica do curso, participando de disciplinas relacionadas aos procedimentos clínicos e cirúrgicos da profissão.

No curso de Medicina Veterinária também é necessário realizar estágios obrigatórios. Além disso, no final da graduação, o aluno terá que apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e conseguir aprovação de todas as disciplinas para ter acesso ao diploma.

O que você precisa para fazer Medicina Veterinária?

Se até agora você está se perguntando se tem o perfil ideal para fazer o curso de Medicina Veterinária, vamos ajudar a tirar essa dúvida. Primeiramente, é preciso saber que a graduação e a prática da profissão envolvem ter contato com secreções e dejetos dos animais, inclusive o manuseio de corpos mortos nas aulas de Anatomia. Desse modo, se você é uma pessoa muito sensível, pode se incomodar com essa parte.

Powered by Rock Convert

É preciso tocar em outro ponto importante, que reforça que Medicina Veterinária não é um curso apenas para quem gosta de animais. Muitas vezes, durante os procedimentos clínicos e cirúrgicos, será necessário encontrar a melhor solução para dar prioridade ao bem-estar do animal, e isso envolve decisões difíceis, principalmente nos casos em que não é possível manter a vida do bicho.

Desse modo, o médico veterinário é um profissional que precisa lidar diariamente com a vida e a morte, por mais difícil que seja. Além disso, tem contato com cenas duras, como animais acidentados ou violentados, com lesões expostas e situações desafiadoras.

Saber lidar com o público também é uma característica importante para o médico veterinário. Afinal, os pets são vistos como integrantes de muitas famílias; portanto, é comum que as pessoas fiquem angustiadas e com muitas emoções ao levar o animal doente a uma clínica veterinária.

Se você, além de ter muito respeito pela vida animal, sente aptidão para encarar os desafios da profissão e tem interesse pelas disciplinas do curso, então atende ao perfil do estudante de Medicina Veterinária.

Quais são as opções para atuar na área?

Diante dessas várias opções de áreas de atuação para um profissional da Medicina Veterinária, como saber qual delas é a melhor para você? Para decidir isso, nada melhor do que conhecer as suas alternativas.

Clínica e cirurgia

Você trabalha atendendo às necessidades de animais de pequeno, médio e grande portes, dependendo da especialidade escolhida.

Indústria

Nesse ramo, é possível atuar tanto no desenvolvimento de produtos voltados para o uso animal quanto na produção de itens que utilizam materiais de origem animal, sempre com o objetivo de priorizar o bem-estar das espécies.

Saúde pública

Existem diversas doenças propagadas de animais para humanos, e o controle dessas zoonoses também pode ser feito pelo médico veterinário. Uma das ações é a fiscalização das condições sanitárias de fábricas, açougues, supermercados e clínicas veterinárias.

Centros de pesquisa

Estudos são realizados diariamente na busca de novas soluções e tecnologias que facilitam o dia a dia dos animais, como o desenvolvimento de novas fórmulas para alimentos.

Sanidade animal

O bem-estar de animais que vivem na fazenda também precisa de atenção, e o médico veterinário é capaz de trabalhar nessa área, realizando a fiscalização dos ambientes, assim como a prevenção e o tratamento de doenças.

Conservação de espécies

O profissional de Medicina Veterinária também pode integrar equipes que trabalham em prol da preservação de animais em extinção.

E agora, já decidiu se o curso de Medicina Veterinária é uma boa opção para você? Vale a pena reforçar que, além da escolha da graduação, é importante optar por uma boa instituição de ensino para garantir o sucesso nos estudos.

Gostou da ideia? Então, saiba mais sobre o que você pode esperar da grade curricular de Medicina Veterinária da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0