6 sinais que você está passando por uma crise existencial

crise existencial

Você sabe o que é uma crise existencial? Basicamente, é um sentimento angustiante, que surge de forma constante durante um período, fazendo com que diversas atividades, sonhos e desejos percam o sentido. Isso pode ocorrer na vida acadêmica, social, profissional, pessoal e em várias outras esferas.

Saber se você está passando por uma crise existencial não é uma tarefa fácil. Afinal, somente um diagnóstico por profissionais especializados, como médicos e psicólogos, é capaz de confirmar isso.

No entanto, é importante prestar atenção em alguns sinais comuns desse problema para identificar a hora de pedir ajuda, trabalhar a resiliência e lidar com esses sentimentos.

Para ajudar você a dar os primeiros passos para superar essa fase ruim, neste post, listamos 6 traços típicos de uma crise existencial. Acompanhe e confira!

1. Sentimento de estar sozinho e perdido no mundo

O sentimento de solidão é um dos mais característicos desse estágio. Geralmente, é um dos primeiros sinais que surgem durante uma fase mais crítica. Não saber qual é o seu lugar no mundo pode trazer muita angústia e confusão, sendo possível projetar essas emoções negativas para diversas áreas da vida.

2. Ansiedade

A ansiedade, sobretudo com o futuro, também está presente com frequência nos episódios de crise existencial. Ela está relacionada, inclusive, com o medo de não se encontrar ou de não ter sucesso nos objetivos traçados.

3. Isolamento social

Momentos em que a saúde mental não está tão boa também fazem com que as pessoas tenham a tendência de se isolar dos outros, até mesmo das companhias que fazem bem. Desculpas para evitar encontros e dificuldade de conversar com alguém são exemplos de como ocorre esse distanciamento social.

4. Alterações de apetite

Durante uma crise existencial, o sentimento de apatia está presente com mais frequência. Assim, diversas atividades do dia a dia são comprometidas, como a motivação para estudar, a vontade de manter uma rotina e, até mesmo, o apetite para fazer refeições.

5. Cansaço mental

Quem passa por uma crise existencial está sempre com a mente cheia de pensamentos sobre a vida, sejam eles relacionados ao passado, presente ou futuro. Além disso, essas ideias que passam pela cabeça raramente são positivas, gerando um maior desgaste emocional.

Como resultado, a pessoa enfrenta também um cansaço mental e mais dificuldade para desligar a atenção dos pensamentos disfuncionais. Isso dificulta tanto a concentração nas tarefas cotidianas quanto a qualidade do sono.

6. Pessimismo

Como você viu, os pensamentos dessa fase nem sempre são positivos. Não é à toa que é comum que os indivíduos assumam também uma visão pessimista sobre as situações, estejam elas relacionadas às suas vidas ou não.

Todos esses sintomas podem surgir devido a diversos fatores, mas geralmente são consequência de uma frustração ou decepção. Isso pode ocorrer no âmbito amoroso, profissional, acadêmico e em muitas outras áreas.

Sendo assim, procurar ajuda de profissionais capacitados para lidar com os momentos de incerteza é indispensável. Afinal, são eles que podem dar apoio para superar os sintomas da crise existencial, ajudando a recuperar o ânimo com o dia a dia.

Além disso, é possível incrementar a recuperação com outras atitudes benéficas, como contar com o suporte familiar e dos amigos, procurar orientação vocacional e dar um passo por vez em busca do bem-estar.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos como este!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0