Crenças limitantes: entenda por que elas podem impedir seu sucesso

Independentemente dos critérios utilizados para definir o que é sucesso, é fato que muitas pessoas estão em busca de alcançar seus objetivos e ser bem-sucedidas. Se você também tem essas metas para a sua vida, é importante investir na sua carreira, principalmente em relação a aprimorar as suas competências técnicas e comportamentais por meio dos estudos.

Um dos principais bloqueios para que isso aconteça são as crenças limitantes — aqueles pensamentos criados com base em experiências passadas, que fazem com que você acredite que não é capaz de realizar alguma coisa ou que não é possível alcançar determinado objetivo.

Quer saber quais são as crenças limitantes que podem impedir o seu sucesso e como combater cada uma delas? Então, continue a leitura e descubra!

“Os estudos podem esperar”

Um dos principais obstáculos para o seu sucesso é pensar que pode deixar algumas coisas para depois. E, quando se fala em estudos, esse problema se mostra ainda mais evidente. Muitas pessoas sabem que precisam se especializar e realizar uma graduação para alcançar os objetivos pessoais e profissionais, mas acabam sempre adiando os estudos.

Portanto, tente identificar se essa crença limitante está presente na sua vida. Caso perceba que sim, deixe a ideia de lado, procure cursos que estejam alinhados aos seus objetivos e comece a investir neles.

“Não preciso de uma graduação para ter sucesso”

Outra crença limitante que faz parte do imaginário de muitas pessoas é o fato de acreditarem que não precisam realizar uma graduação para ter sucesso. No entanto, para crescer efetivamente na carreira, é essencial que você busque por novos conhecimentos, mais especializados na sua área de atuação — exatamente o que um curso de graduação proporciona.

Portanto, ainda que você possa construir uma carreira sem uma graduação, esse fator limita as suas opções no mercado de trabalho, dificultando o sucesso tão desejado.

Nesse sentido, se você acredita que não precisa de uma graduação, repense essa crença e busque a formação que mais combina com o seu perfil e objetivos. Você vai perceber que muitas portas se abrem quando se tem um diploma.

“É impossível trabalhar e estudar”

Quem precisa trabalhar para pagar as contas, se sustentar ou sustentar a família sabe que a rotina profissional ocupa muito tempo. Por isso, muitas pessoas acreditam que é impossível trabalhar e realizar uma graduação ao mesmo tempo. Entretanto, as dificuldades enfrentadas para conciliar trabalho e estudos ficaram no passado.

Atualmente, diante de todos os recursos tecnológicos, é possível administrar a rotina de trabalho e os estudos ao mesmo tempo, garantindo que ambos serão realizados com qualidade. Os cursos EAD, por exemplo, viabilizam os estudos para quem precisa trabalhar em tempo integral.

As crenças limitantes podem ser o maior entrave para os seus objetivos pessoais e profissionais. Isso porque elas fazem com que você acredite que não é capaz de conquistar os seus sonhos e alcançar o sucesso. Portanto, agora que você já sabe quais são as principais delas, busque sempre combater esses tipos de pensamento e continue investindo na sua formação!

Aproveite para deixar um comentário com suas dúvidas e relatos relacionados às crenças limitantes e estratégias para combatê-las!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *