Cosmetologia: entenda o que é e como está este mercado!

cosmetologia
Powered by Rock Convert

O crescimento da procura por cuidados com a pele é notável na população brasileira, principalmente com o grande boom do skincare. Diante desse contexto, o mercado de Cosmetologia e Estética está em alta — e dar início a uma carreira na área é uma ideia promissora.

O Brasil ocupa o ranking dos países que mais se destacam no mercado de beleza. Esse é um efeito do aumento do acesso desse público aos procedimentos estéticos e do crescimento do número de pessoas que buscam por cuidados pessoais, não apenas para cuidar da aparência, mas também para priorizar a saúde física e mental.

É por conta disso que a Cosmetologia é uma das áreas em alta no país, tornando esse o momento propício para investir no aperfeiçoamento profissional para esse mercado. Neste post, queremos abordar sobre as possibilidades de atuação nesse nicho. Acompanhe e saiba como investir na sua carreira!

O que é Cosmetologia?

Cosmetologia é uma área que utiliza materiais, técnicas e conhecimentos acerca de produtos de higiene e beleza aplicados na manutenção da saúde, trazendo efeitos positivos para a aparência da pele e dos cabelos.

Na prática, essa profissão se associa com a promoção do aumento da autoestima no público e da redução das insatisfações pessoais com a própria imagem. Por conta disso, essa é uma área que se associa diretamente com Estética e Cosmética, tornando-se uma das profissões em alta no momento.

Um cosmetólogo pode trabalhar não apenas com o desenvolvimento de novos produtos desse segmento, como também na análise e na manutenção de fórmulas que estão disponíveis no mercado. Isso é fundamental para garantir a eficácia dos procedimentos estéticos e dos resultados procurados pelos consumidores.

Powered by Rock Convert

Vale a pena entrar nessa área?

Segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o segmento de higiene pessoal e cosméticos é um dos que mais movimenta o desenvolvimento do país, sendo o Brasil o 4º maior mercado consumidor do planeta — com US$ 29,6 bilhões. Tendo em vista que esse nicho segue em crescimento no país, vale muito a pena entrar nessa área.

Atualmente, a média salarial de um profissional formado em um curso tecnólogo de Cosmetologia é de R$ 1.493,33. No entanto, essa estimativa varia de acordo com a área de atuação, a região e a experiência no mercado.

Uma das principais vantagens da carreira em Cosmetologia é a grande variedade de espaços para atuar. Clínicas, laboratórios, indústrias e estabelecimentos que oferecem serviços estéticos ou que trabalham com cosméticos são os principais ambientes de trabalho de um cosmetólogo. 

Outras oportunidades vantajosas que o mercado de trabalho oferece para um profissional da Cosmetologia são abrir o próprio negócio ou trabalhar de forma autônoma, fazendo atendimentos locais e de consultoria.

Quais são as possibilidades do cosmetólogo?

Como visto, a atuação do profissional em Cosmetologia gira em torno do mercado da Estética. Desse modo, as possibilidades de atuação relacionadas aos cuidados com a higiene pessoal e promoção da beleza são diversas. Dentre elas, podemos citar:

  • depilação;
  • limpeza de pele;
  • maquiagem;
  • bronzeamento;
  • produção de cosméticos.

Sendo assim, a área de Cosmetologia se mostra como uma boa oportunidade para quem tem afinidade com o tema e facilidade em lidar com o público. Por isso, não perca mais tempo e invista em sua carreira, começando pelo ponto principal: uma graduação.

Gostou da ideia? Então confira como você pode utilizar a nota do Enem para conseguir desconto em uma faculdade particular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0