Conheça as 5 profissões de exatas mais em alta no mercado

Alguns estudantes se preocupam tanto em serem aprovados nos vestibulares ou conseguirem uma boa nota no Enem, que se esquecem de pensar muito bem na carreira que querem seguir. Para quem gosta de matemática, física e cálculos, as profissões de exatas podem ser uma boa opção a considerar.

E se você está preocupado com os custos da faculdade, saiba que existe a opção de conseguir uma bolsa de estudo ou um financiamento estudantil. Por isso, foque em escolher o curso e em estudar bastante.

Continue a leitura pra descobrir dicas de como escolher a profissão certa para você e conhecer 5 profissões dessa área que têm boas perspectivas de crescimento no mercado de trabalho. Acompanhe!

Como escolher a profissão certa?

Na hora de escolher a profissão ou carreira a seguir, alguns alunos ficam na dúvida. Será que aquela é a profissão certa para seu perfil? Nessa hora, procurar por orientação vocacional pode ser uma boa ideia.

Outra questão que costuma ocupar os pensamentos dos futuros universitários é se devem optar por carreiras que eles gostem ou por aquelas que darão um bom retorno financeiro. É claro que o ideal seria conseguir unir os dois.

A boa notícia é que, se você gosta da área de exatas, o mercado está aquecido e várias profissões apresentam um futuro bastante promissor.

Quais profissões de exatas estão em alta?

Muitas profissões dessa área oferecem boas perspectivas de empregabilidade, principalmente as mais ligadas à área de tecnologia. Separamos algumas que são excelentes opções de carreira.

1. Jogos Digitais

Esse curso também é conhecido como Design de Games e, com ele, o profissional estará apto a criar e desenvolver jogos eletrônicos para celulares, videogames ou computadores. Os jogos podem ser de entretenimento, educativos ou de treinamento, como os simuladores, que são utilizados nas autoescolas.

Além de lidar com o roteiro, personagens e cenário, também cuida da linguagem que integra a imagem e o som. Deve sempre observar as tendências do mercado e analisar o perfil do público-alvo de cada jogo que será criado.

2. Tecnologia da Informação

O tecnólogo atua no gerenciamento e controle dos processos tecnológicos de uma empresa, lidando com a manutenção dos sistemas implantados. É um curso que não foca tanto a parte da programação, mas as questões administrativas.

3. Redes de Computação

Esse profissional está presente no projeto, instalação e manutenção das redes de computadores de uma empresa. É ele quem definirá a quantidade de computadores que será necessária, decidirá quais programas serão usados e fará a configuração de toda a rede.

Também é de sua responsabilidade zelar pela segurança da rede e propor soluções para otimizar o funcionamento do sistema.

4. Engenharia Mecatrônica

Essa área da engenharia atua na criação e aplicação dos projetos de automação em indústrias. O engenheiro pode construir e dar manutenção em diversos maquinários, além de projetar sistemas para o controle dos equipamentos.

5. Ciência da Computação

Esse curso proporciona ao profissional o conhecimento das técnicas e habilidades que permitem a criação de programas, softwares e aplicativos que, segundo uma análise de mercado, necessitam ser desenvolvidos.

É também responsável pelo gerenciamento das equipes de criação e pela instalação dos sistemas de computação. Com certeza é um curso para pessoas apaixonadas por programação.

Se você chegou até aqui é porque pretende entrar em uma faculdade e escolher uma das muitas profissões de exatas, certo? Você acabou de conhecer algumas possibilidades. Agora, pesquise e encontre uma boa instituição de ensino, pois isso é fundamental para garantir um bom aprendizado.

Aproveite para entender qual a diferença entre o diploma EAD e o presencial lendo mais um artigo interessante que o ajudará na escolha da sua faculdade!