Conheça 5 áreas de Direito que você pode atuar!

Ao contrário do que muitos acreditam, existem diversas áreas do Direito para atuar que não se restringem aos tribunais. A formação é uma das que mais abre portas ao graduado, pois o mercado de trabalho da área jurídica é grande e não para de se expandir.

Tanto no setor privado quanto na carreira pública, as oportunidades crescem à medida que a sociedade se transforma. Temas relacionados a tecnologia, por exemplo, têm cada vez mais relevância para a área. Além disso, especializações e cursos complementares ganham mais destaque em um mercado tão competitivo.

Continue a leitura e confira algumas opções de carreira ao se tornar bacharel em Direito que não estão relacionadas a advogar em um escritório.

1. Direito digital

Essa é uma das áreas do Direito de maior ascensão na advocacia atual. A popularização da internet e seu caráter colaborativo e simplificado, principalmente pelo acesso facilitado às redes sociais e aplicativos de comunicação, transformaram as questões jurídicas tecnológicas em uma parte importante do cotidiano.

Nesse cenário, o aumento da demanda por serviços jurídicos abriu portas para a atuação em diversos campos. Entre eles, estão a consultoria, contratos, criminal e civil litigioso.

2. Diplomacia

Essa é uma opção interessante para os bacharéis em Direito que não querem atuar como advogados. Os diplomatas representam nosso país em assuntos referentes às relações exteriores, por meio do Ministério das Relações Exteriores.

Esses profissionais são responsáveis por representar, informar e negociar os interesses do Brasil diante de outras nações. Para isso, é necessário prestar concurso e ser aprovado pelo Instituto Rio Branco.

3. Delegacia

O delegado pode atuar na delegacia de polícia em âmbito federal ou estadual. A função desse profissional é liderar a investigação criminal. Assim, ele é o responsável por preparar inquéritos, chefiar investigações policiais e emitir documentos públicos que envolvem esse processo.

O cargo é concursado e o aprovado deve frequentar um curso preparatório, ofertado pela própria polícia. É importante ter autocontrole, autoconfiança, coragem e senso de justiça para atuar no cargo.

4. Carreira acadêmica

O bacharel em Direito também pode atuar em instituições públicas e privadas de todo o país, realizando pesquisas e ministrando aula de diversas disciplinas. Para fazer parte da equipe docente de uma instituição de ensino superior é necessário realizar, pelo menos, um mestrado.

Também é possível se especializar para atuar como professor em cursos preparatórios para o exame da Ordem ou para concursos públicos.

5. Promotoria

O cargo de promotor existe para que os interesses da sociedade e do Estado sejam defendidos no processo judicial. A promotoria é uma função pública, empregada pelo Ministério Público, com atuação nas mais diversas áreas do Direito.

Além da prova, o concurso tem avaliação de títulos. Por isso, é muito importante continuar estudando para se manter atualizado. Outro ponto importante é aprimorar o poder de comunicação e as habilidades escrita e oral.

As áreas do Direito são amplas e com inúmeras opções de carreira. É possível atuar desde a Indo desde a atuação acadêmica, passando pela advocacia privada, poder judiciário e administração pública. Depois de escolher o seu setor de atuação, é hora de investir na carreira para se tornar um excelente profissional!

Quer saber como se destacar no mercado de advocacia no Brasil? Então, complemente a leitura e confira este post!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *