Conheça 4 profissões na área de humanas e saiba qual escolher!

Engana-se quem pensa que escolher um curso superior é uma tarefa fácil. Afinal, para fazer uma escolha segura, é preciso considerar inúmeros fatores. Dentre eles, as oportunidades no mercado de trabalho. Para aqueles que sempre gostaram de debates, leitura e história, vale a pena saber mais sobre as profissões na área de humanas.

As ciências humanas são áreas do conhecimento que se dedicam a estudar a relação entre o ser humano (seus conflitos, necessidades e desejos) e o seu meio social. Em geral, profissionais das humanidades precisam resolver ou amenizar possíveis desacordos e problemas frutos da interação entre o homem e a sociedade.

Hoje, a formação de ensino superior desses profissionais, assim como acontece com outras áreas, pode ser dividida em três modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnológico.

A seguir, falamos um pouco sobre 4 profissões na área de humanas. Entenda melhor cada uma delas e reconheça aquela que melhor se encaixa no seu perfil!

1. Advogado

Na área de humanas, essa pode ser considerada uma das profissões mais valorizadas e bem-sucedidas financeiramente. Após a graduação em bacharelado em Direito, o formado passa pelo exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para conseguir o seu registro de exercício legal da profissão.

As atividades do advogado giram em torno da defesa dos interesses dos seus clientes com base nas leis do país, nas áreas Civil, Trabalhista, Penal, Empresarial, entre outras. Ele atua em departamentos jurídicos, órgãos públicos e em escritórios de advocacia.

2. Jornalista

Essa é outra profissão de humanas bem famosa. Não há uma formação exata para um jornalista, uma vez que a legislação brasileira permite o exercício dessa profissão sem o diploma exato de Jornalismo. Portanto, quem faz cursos como Comunicação Social, Publicidade e Rádio e TV pode se tornar um jornalista.

Por outro lado, é claro que os conhecimentos técnicos do curso fazem a diferença no dia a dia do profissional. O jornalista pode trabalhar como repórter de rua, apresentador de noticiário, diretor de redação de jornal, redator, revisor de textos, publicitário, escritor, roteirista etc.

3. Analista internacional

O analista internacional é o profissional formado em Relações Internacionais e que procura tornar as relações entre instituições e poderes de estado de diferentes países mais construtivas.

Ele atua na identificação de oportunidades de negócios no estrangeiro e na gestão do relacionamento diplomático entre governos de países ou empresas, no âmbito econômico, político e comercial.

4. Arquiteto

O arquiteto é o profissional dedicado a planejar o uso dos espaços para diversos fins: comerciais, residenciais etc. Esse profissional deve unir estética e funcionalidade para proporcionar conforto e utilidade aos seus clientes, além de não agredir a natureza.

Embora o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que automatizam algumas de suas atividades seja cada vez mais frequente, habilidades com geometria e desenho facilitam a rotina de um arquiteto. Sua formação está diretamente vinculada ao curso superior de Arquitetura e Urbanismo, cujo tempo médio de duração é de 5 anos.

No mercado de trabalho, esse profissional encontra oportunidades no setor público — por exemplo, em secretarias municipais, onde o arquiteto tem a tarefa de propor obras de revitalização e garantir a relação harmônica entre a população e a cidade. Além disso, a formação em Arquitetura oferece possibilidade de atuação em construtoras privadas, instituições de pesquisa e escritórios de arquitetura.

Agora você conhece algumas profissões na área de humanas. Depois de pensar sobre a carreira que pretende seguir, considere as faculdades que oferecem o curso desejado para investir com sabedoria no seu futuro.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também escolherem o curso superior ideal!