Comunicação no trabalho: 4 dicas de como se expressar com clareza

comunicação no trabalho
Powered by Rock Convert

Ter uma boa comunicação no trabalho é fundamental para a harmonia no ambiente. Desse modo, os colaboradores conseguem evitar ruídos no diálogo, diminuem os conflitos internos e podem crescer mais rapidamente na carreira.

No entanto, saber como melhorar a comunicação no trabalho, na prática, é um desafio para muitos profissionais. Afinal, no ambiente de trabalho, lida-se com pessoas das mais diferentes origens, ideias, idades e personalidades.

Mas saiba que é possível ter um diálogo saudável dentro do ambiente de trabalho. Para isso, separamos 4 dicas que vão ajudar a melhorar a comunicação. Confira, a seguir!

1. Dê e saiba receber feedbacks

O relacionamento interpessoal não é algo intuitivo para muitas pessoas. Por isso, é preciso trabalhar para que as relações sejam saudáveis, seja dentro do ambiente de trabalho, seja em qualquer outra área de sua vida.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio dos feedbacks. Eles podem ser elogios ou críticas sobre o trabalho, comportamento ou decisões de uma pessoa.

Por mais incômodos que eles sejam para você, principalmente se forem feitos com um tom negativo, é preciso aceitá-los e utilizá-los para melhorar os pontos que ainda precisam ser trabalhados na sua vida profissional. Ao mesmo tempo, oferecer feedbacks ajuda no desenvolvimento de carreira dos seus colegas, criando um sistema de colaboração mútua.

2. Fale com sinceridade e objetividade

Se o objetivo é reduzir os ruídos na comunicação, é preciso formular frases objetivas. Assim, diminuem as formas de interpretação, e é possível que o interlocutor entenda exatamente o que você quis expressar.

Powered by Rock Convert

A sinceridade também é importante, tanto para ajudar nos feedbacks quanto para manter relações saudáveis no ambiente de trabalho. Ao unir a objetividade e a verdade em uma fala, é possível otimizar os serviços, aumentar a produtividade e ter um dia a dia mais tranquilo.

3. Busque conhecer bem os colegas e colaboradores

Pense bem, você provavelmente passa mais tempo com os colegas de trabalho do que com diversas pessoas de sua família. Logo, vale a pena conhecê-los melhor, não é mesmo? Além disso, muitas vezes, um indivíduo começa a ter um comportamento desagradável que pode ser justificado com algo que está acontecendo na vida dele.

Por exemplo, uma pessoa que começa a ficar mais isolada, diminuindo a interação com os colegas, pode estar passando por problemas pessoais ou lidando com sentimentos intensos, como o luto.

Como cada indivíduo tem a própria forma de reagir a determinadas situações, é interessante saber ouvir os outros. Muitas vezes, uma pessoa que você achava ter problemas pessoais com você, na verdade, só não está sabendo lidar com alguma situação ou expressar os seus pensamentos.

4. Atualize-se constantemente

Ser uma pessoa atualizada também traz benefícios no que diz respeito à comunicação. Além de aumentar o repertório de assuntos sobre os quais consegue conversar, você pode compartilhar seus conhecimentos com colegas.

Como visto, a comunicação no trabalho é uma ferramenta que ajuda na produtividade interna da organização e no relacionamento entre os colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais agradável. Por esse motivo, investir em um diálogo claro e aberto é uma ótima estratégia para buscar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Você acha que se comunica bem? Então, que tal conhecer melhor as profissões que estão em alta na área da Comunicação?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0