Competências e habilidades: entenda por que elas são tão importantes!

competências e habilidades

O profissional do futuro é aquele que reúne um leque de competências e habilidades importantes para o mercado de trabalho, sendo capaz de superar crises e influenciar positivamente no sucesso do negócio.

A pessoa que procura aumentar a renda precisa contar com essas características, que podem ser adquiridas de diversas formas ao longo da vida, durante a formação superior e, até mesmo, no próprio ambiente de trabalho.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar quais são as diferenças entre competência e habilidade, quais são as mais desejadas pelo mercado de trabalho e qual é a importância da especialização constante para obtê-las. Confira!

Qual é a diferença entre competência e habilidade?

Apesar de muita gente pensar que os dois termos são sinônimos, há diferenças importantes entre as competências e as habilidades. Compreendê-las é fundamental não apenas para se preparar para o mercado de trabalho, mas também para entender o que uma empresa busca em seu colaborador, por exemplo.

As competências são aqueles conhecimentos que podemos aprender e desenvolver durante as diversas experiências de nossas vidas, como em cursos, treinamentos, trabalhos etc. Podemos dizer que elas são desenvolvidas com o objetivo de serem utilizadas para a realização de uma determinada tarefa.

Por sua vez, as habilidades são qualidades que uma pessoa têm, que a auxiliam a realizar determinada ação, podendo servir também para adquirir novas competências. 

Imagine, por exemplo, um estudante de Medicina: durante o curso, ele aprende a ter destreza com o bisturi, tornando-se competente nisso. Porém, ele sempre teve a habilidade de agir com clareza sob pressão, o que o auxiliará a realizar o seu trabalho como cirurgião.

É possível dizer que competências são conhecimentos que foram aprendidos para solucionar um problema, enquanto as habilidades são características da personalidade que transformam esse saber em ação, de forma a atingir um objetivo.

Quais são as habilidades mais desejadas pelo mercado?

Para acompanhar as transformações do mercado, é fundamental ir além do conhecimento formal e desenvolver as habilidades corretas, de acordo com o seu perfil e os seus objetivos profissionais.

Pensando nisso, a seguir apresentamos as mais desejadas pelo mercado de trabalho.

1. Resolução de problemas

Independentemente da carreira escolhida, durante um dia de trabalho, é comum nos depararmos com problemas que afetam — e, às vezes, até impedem — a boa execução das nossas tarefas. Quando isso acontece, não adianta fugir: é preciso encará-los de frente!

Saber como resolver os problemas é uma das principais habilidades buscadas pelos recrutadores. Afinal, ela garante que você terá uma boa percepção e tranquilidade para tomar decisões mais acertadas ao procurar por soluções.

2. Proatividade

Um profissional proativo é aquele que toma a iniciativa não apenas em relação às tarefas do dia a dia na empresa, mas também quando é preciso resolver problemas. Além disso, esse perfil de colaborador costuma se destacar positivamente no que diz respeito à liderança da equipe e à capacidade criativa aplicada ao trabalho.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Outro fator que faz com que o mercado de trabalho esteja sempre em busca de profissionais proativos é que eles costumam estar mais atualizados sobre sua área de atuação. Para a empresa, isso significa que os negócios não ficarão ultrapassados.

3. Trabalho em equipe

Por meio do trabalho em equipe é possível não apenas aprimorar o desempenho e a produtividade da empresa, mas também fazer com que colaboradores de diferentes vivências e perfis trabalhem juntos no desenvolvimento de suas tarefas. 

Essa prática possibilita ao produto final ter mais chances de agradar os diferentes tipos de consumidores com sucesso. Por isso, é muito importante que o profissional conte com a habilidade de trabalhar em equipe.

4. Comunicação

Muita gente acha que, para ser um bom comunicador, é preciso ser extrovertido. Na verdade, para ter uma boa comunicação, é preciso fazer com que o maior número de pessoas consiga compreender uma ideia ou um conceito que você está querendo transmitir.

Para isso, é fundamental expressar as suas ideias de forma clara e objetiva, ser sucinto, dar preferência a um vocabulário de fácil entendimento e considerar o público com o qual você está se comunicando. Lembre-se de que a mensagem deverá ser adaptada à sua audiência!

Por que você deve buscar se especializar constantemente?

Como dissemos anteriormente, o mercado de trabalho está em constante transformação. Por isso, para que o profissional não perca espaço para a concorrência, é fundamental que se mantenha atualizado. E a melhor forma de conseguir isso é por meio de especializações.

A seguir, entenda alguns dos benefícios de realizar uma especialização!

Desenvolver novas habilidades e competências

Vimos no decorrer deste artigo o que são as habilidades e competências e qual a sua importância para o profissional que deseja encontrar o seu lugar no mercado. 

A boa notícia é que elas podem ser desenvolvidas por meio da especialização. Afinal, ao fazer cursos, ou até mesmo uma pós-graduação, você estará não apenas aprendendo novos conhecimentos, mas também aprimorando as suas habilidades.

Acompanhar as tendências do mercado

A especialização é uma ótima oportunidade para manter-se por dentro das tendências de sua área de atuação. Afinal, conhecer as tecnologias, os procedimentos e as técnicas mais recentes é de grande importância para exercer a sua profissão.

Dessa forma, você adquire competências práticas, complementares ao conhecimento acadêmico — principalmente se você trabalha em setores que passam por constante inovação.

Ter um diferencial diante dos concorrentes

Por fim, a especialização constante é fundamental para ficar um passo à frente dos seus concorrentes na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho. Afinal, a tendência é que o recrutador dê preferência por aquele profissional que esteja melhor preparado para atuar na empresa — e nada melhor que cursos e pós-graduações para atingir esse patamar!

Como vimos, as competências e habilidades são características importantes para se destacar no mercado de trabalho, não importando a sua área de atuação. Portanto, comece agora mesmo a desenvolvê-las para conseguir boas oportunidades em sua carreira!

E você, conhece alguma outra competência ou habilidade importante? Compartilhe-a conosco, aqui nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0