7 dicas para conseguir desenvolver competência profissional

competência profissional

Construir uma carreira bem-sucedida é um desafio e tanto para profissionais de todas as áreas, especialmente diante da competição acirrada que costuma acontecer pelas melhores vagas. Nesse cenário, saber como desenvolver os tipos de competência profissional que os empregadores buscam ajuda na conquista por um espaço no mercado de trabalho.

Afinal de contas, as competências profissionais são um conjunto de habilidades, conhecimentos e capacitações que possibilitam executar com eficiência as funções referentes ao cargo que uma pessoa ocupa. Elas têm tudo a ver com o desempenho dos profissionais e, consequentemente, com as suas chances de crescer na carreira.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 dicas imperdíveis para ajudar você a desenvolver as competências de que precisa para ter um excelente futuro profissional. Confira!

1. Pense sempre em melhorar

Para começar a se aperfeiçoar como profissional, o primeiro passo é ter consciência da importância de fazer isso. Por isso, é interessante encontrar o equilíbrio entre reconhecer cada competência profissional que você já tem e identificar aquelas que ainda faltam e que precisam ser desenvolvidas para que você possa evoluir na carreira.

A partir disso, você terá condições de traçar estratégias e tomar decisões que levem a esse aprimoramento de forma contínua. Isso porque esse processo está sempre em transformação, assim como o próprio mercado de trabalho. Logo, o ideal é acompanhar as demandas da sua área para seguir se atualizando e melhorando.

2. Defina metas claras

Uma coisa que ajuda a desenvolver a competência profissional que você precisa é ter metas bem definidas. Quando você sabe aonde quer chegar, fica mais fácil enxergar o caminho que deve ser seguido para conquistar os objetivos, ou seja, os passos que têm que ser cumpridos ao longo dessa jornada.

Se você quer chegar a um cargo de gestão, por exemplo, não é difícil concluir que vai precisar saber liderar equipes, estabelecer uma comunicação clara e saber gerenciar conflitos para exercer suas funções. Assim, será necessário trabalhar cada uma dessas competências para alcançar a sua meta como profissional.

3. Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento permite que você reconheça os seus pontos fortes e fracos como profissional. Imagine uma pessoa que tem grandes conhecimentos técnicos em sua área de formação, mas que não se sai muito bem trabalhando em equipe porque é tímida ou tem dificuldades em lidar com pontos de vistas diferentes, por exemplo.

Isso certamente vai prejudicá-la na carreira, não é mesmo? É por isso que conhecer a si mesmo é tão importante. Você admite que precisa trabalhar uma determinada competência profissional e pode adotar ações concretas para fazer isso.

4. Aceite feedbacks

Muitas vezes, pode ser bem difícil reconhecer as próprias falhas enquanto profissional e também como pessoa. Isso faz com que seja mais complicado investir nas competências que precisam ser desenvolvidas e aprimoradas para que você alcance os seus objetivos na carreira. Se você não sabe quais são elas, como atuar para melhorá-las?

Uma forma de resolver essa questão é dar atenção aos feedbacks que você recebe. Refletir sobre eventuais críticas ao seu trabalho ou mesmo em relação à sua postura pessoal pode ser muito útil para descobrir alguma competência profissional que precisa ser trabalhada.

5. Tenha compromisso com os seus objetivos

Em meio a tantos compromissos de trabalho, de estudo e da vida pessoal que você precisa conciliar no dia a dia, existe sempre o risco de perder o foco quanto às metas profissionais, principalmente as de longo prazo. Por isso, tão importante quanto estabelecer objetivos é agir para atingir cada um deles.

Assim, é fundamental manter o compromisso com as estratégias que você definir para desenvolver competência profissional. Se decidir fazer um treinamento, por exemplo, dedique-se bastante para absorver todas as orientações. Além disso, é interessante explorar técnicas novas para seguir se aperfeiçoando.

6. Conte com a ajuda da tecnologia

Em pleno século XXI, não dá para ignorar a influência que a tecnologia tem na maioria das profissões. Logo, lembre-se de que os recursos tecnológicos são seus aliados no seu processo de formação e desenvolvimento. Você pode, por exemplo, encontrar ferramentas que ajudem a trabalhar alguma competência profissional de que você precisa.

Além disso, procure se familiarizar com as principais tecnologias utilizadas no seu ramo. O mercado de trabalho busca profissionais que dominem esse tipo de recurso e quem não tem essa competência pode perder boas oportunidades. Por esse motivo, ter afinidade com ferramentas tecnológicas é uma necessidade para quem deseja se destacar na carreira.

7. Invista em capacitações

Para se preparar cada vez mais para exercer as suas funções com excelência, também é importante continuar se capacitando depois de concluir a graduação. Cursos e treinamentos são capazes de proporcionar conhecimentos técnicos e ajudar a trabalhar até mesmo competências emocionais que interferem no dia a dia.

Com boas capacitações, é possível desenvolver competências profissionais como a comunicação, a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a visão estratégica, a habilidade com novas tecnologias, a flexibilidade e tantas outras que são valorizadas no mercado. Quanto mais você investe na sua própria formação, mais oportunidades têm de trabalhar essas competências.

Para quem já terminou a faculdade, fazer uma pós-graduação é uma ótima maneira de desenvolver ainda mais cada competência profissional que fará diferença na carreira. Esse tipo de curso permite aprofundar os conhecimentos em uma determinada área de interesse, levando em conta as exigências e tendências do mercado de trabalho.

Assim, você pode ter uma compreensão maior do que é necessário para alcançar o sucesso na sua área de atuação. Isso é importante para que você possa direcionar melhor os seus esforços ao seguir as dicas que listamos aqui.

Vale destacar que, para desenvolver cada competência profissional imprescindível para a sua carreira, é fundamental escolher um curso de pós-graduação de qualidade. Por isso, conheça as formações ofertadas pela Cruzeiro do Sul e selecione aquela que vai ajudar você a adquirir todas as competências e habilidades para construir a carreira com que sempre sonhou.

Então, quer conhecer os cursos de pós-graduação da Cruzeiro do Sul? Entre em contato conosco e saiba todos os detalhes sobre as nossas formações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0