Como usar o Linkedin antes da faculdade: 7 dicas para se destacar

Você já ouviu falar no Linkedin? — maior rede social profissional do mundo! Sabia que ele é uma ótima forma de encontrar empregos ou estágios, mesmo logo no início da graduação? Além disso, é uma forma de já estabelecer um networking de qualidade, evitando perder contato com aquelas pessoas que podem oferecer grandes oportunidades de carreira no futuro.

Mas será que vale a pena criar um perfil antes da faculdade? É claro que sim! Descubra agora mesmo como usar o Linkedin e se destacar logo de cara nessa rede social voltada para a carreira.

1. Complete seu perfil

Na hora de criar a sua conta no Linkedin, você será solicitado a preencher várias informações referentes à sua formação e experiências. Por ainda não ter ingressado em uma faculdade, pode ser que você julgue que possui poucas coisas para colocar.

Porém, isso não é um problema! O importante aqui é completar tudo com o máximo de informações possíveis sobre você.

2. Coloque cursos e outras experiências fora da sala de aula

Se você fez cursos de idiomas, aprofundamento em alguma disciplina ou outras formações fora da sala de aula, aproveite para colocar tudo isso no seu Linkedin. Também é válido informar outras atividades extracurriculares, como trabalho voluntário. 

3. Inclua prêmios

Você já ganhou algum prêmio na escola, como Olimpíadas de Matemática ou outros semelhantes? Então, coloque tudo isso no seu perfil!

Para entender como usar o Linkedin mesmo antes de entrar na faculdade, é importante focar em todas as suas conquistas até o momento. Dessa forma, você mostra para as pessoas que, mesmo com pouca idade, já sabe como se dedicar a um objetivo e é capaz de se destacar.

4. Peça recomendações para professores

Outra estratégia para alimentar o seu perfil do Linkedin é pedir aos seus ex-professores que escrevam recomendações para você. Existe uma seção específica para isso na página e basta que eles escrevam e enviem para que isso faça parte do seu perfil, agregando valor às suas habilidades.

5. Adicione as pessoas que fazem parte do seu networking

Apesar de ainda não ter ingressado no mercado de trabalho, você já conhece muita gente. Todas essas pessoas podem ser potenciais redes de contato profissionais, tanto hoje quanto no futuro.

Portanto, busque e adicione essas pessoas no seu perfil do Linkedin. Mas lembre-se: essa é uma página profissional e, ao contrário das outras redes sociais, você deve priorizar esse tipo de relação no seu perfil.

6. Seja ativo no Linkedin

Não adianta criar a sua conta no Linkedin e nunca mais fazer nada por lá. Para se destacar, você precisa ser ativo, participar de discussões, ler e comentar artigos.

Portanto, busque grupos de discussão sobre assuntos que interessam você e faça parte deles. Também leia o que as pessoas postam no Linkedin e, se achar interessante, compartilhe e comente.

7. Mantenha o perfil atualizado

Uma das maiores vantagens de criar o perfil do Linkedin antes da faculdade é exatamente o fato de você ainda não ter muitas experiências profissionais. Isso porque você é capaz de ir atualizando ele aos poucos, deixando todo mundo informado sobre todos os avanços da sua carreira.

Portanto, entre periodicamente no site e o atualize com todas as mudanças profissionais da sua vida. Isso significa que você deve colocar o seu curso quando ingressar na faculdade, experiências, cursos extracurriculares e possíveis estágios do futuro.

Saber como usar o Linkedin antes da faculdade é uma forma de já se inserir no mercado de trabalho e ir criando o seu espaço como um profissional capacitado e atento às tendências do mercado. Portanto, siga essas dicas e se destaque nessa rede profissional!

Aproveite para entrar em contato com o Cruzeiro do Sul Educacional e descubra como podemos ajudar nesse momento da sua vida!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *