como-usar-a-nota-do-enem-para-entrar-na-faculdade

Saiba como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se tornado cada vez mais importante para os estudantes, sendo, inclusive, um dos grandes focos dos cursinhos pré-vestibulares. Mesmo assim, muitos ainda ficam em dúvida sobre como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pública ou particular.

Essa prova, que a princípio foi desenvolvida para avaliar o aprendizado dos alunos do Ensino Médio, passou por várias modificações até chegar ao formato que tem hoje. Paralelamente, também ganhou outra finalidade ao começar a ser usada como porta de acesso ao Ensino Superior.

Quer saber como isso acontece? Continue acompanhando este post e fique por dentro das principais informações sobre esse assunto!

É possível usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Há algum tempo, quem pretendia entrar em um curso de graduação tinha que passar no vestibular realizado pela própria instituição de ensino. Para tentar uma vaga em várias universidades, era preciso fazer inúmeras provas, o que causava certo desgaste nos estudantes, além de haver o risco de alguns desses vestibulares serem agendados para o mesmo dia.

Com a nota do Enem, por outro lado, é possível passar por diversos processos seletivos simultaneamente, aumentando as chances do estudante que já não precisa se desgastar tanto com várias provas. Assim, esse exame pode ser considerado o maior vestibular do país.

Quais são as opções?

Agora que você já entendeu a importância do Enem para quem quer saber como entrar na faculdade, confira as principais maneiras de fazer isso utilizando o desempenho no exame.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) para preencher as vagas das instituições públicas de Ensino Superior. Para participar, as exigências são apenas ter feito o Enem mais recente e obtido nota maior do que zero na redação.

A inscrição é feita pela internet e permite que cada candidato escolha até duas opções de graduação. No entanto, a classificação se dá em apenas uma delas, se o desempenho for suficiente para isso. Assim, saber como escolher o curso mais adequado é tão importante quanto entender como usar a nota do Enem para entrar na faculdade.

Prouni

Enquanto o Sisu é voltado para universidades públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do governo federal que dá bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares. O processo de inscrição é bastante semelhante ao do Sisu.

Para participar, é preciso que o estudante tenha feito o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa de estudo em escola privada, além de ter um bom desempenho no Enem — média de pelo menos 450 pontos e nota maior do que zero na redação. Outro requisito importante é a comprovação da renda familiar do candidato, uma vez que o programa é voltado para pessoas de baixa renda.

Acesso direto

Nessa opção, que é adotada por muitas universidades da rede privada, o Enem serve de substituição ao vestibular tradicional. Ainda que a instituição realize o próprio processo seletivo, ela também aceita que o estudante não faça essa prova e tente ingressar com a nota do Enem.

Para tanto, a instituição avalia se o desempenho obtido é o bastante para a aprovação no curso escolhido. Desse modo, as áreas do conhecimento avaliadas no Enem podem ter pesos diferentes na avaliação.

Como funciona esse processo?

Na prática, cada instituição tem suas particularidades na hora de selecionar os alunos. Por isso, para saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade em que você quer estudar, é importante entender como funciona o vestibular da instituição. Assim, você vai descobrir se pode tentar uma vaga no Prouni, no acesso direto ou por meio de alguma outra prova.

Que tal saber ainda mais sobre o Enem? Acesse o portal Enem Brasil e entenda melhor como o exame funciona!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.