Como ter tempo para estudar? Saiba como se organizar

como ter tempo para estudar

Um dos principais desafios de quem tem uma vida atribulada é descobrir como ter tempo para estudar. Essa meta parece ficar mais distante quando incluímos algum tipo de trabalho na rotina, afinal, toda função exige foco e energia para ser desempenhada com máxima qualidade.

Felizmente, existem várias formas de gerir o tempo para dar conta de todos os afazeres. Se você quer saber quais práticas, instrumentos e hábitos costumam funcionar melhor, fique de olho nas nossas dicas!

Por que conciliar trabalho e estudo?

Aprender algo novo ou reciclar conhecimentos é essencial para quem deseja manter seus conhecimentos atualizados. Tal exercício também contribui para uma formação mais completa do indivíduo, seja para ocupar algum cargo, melhorar habilidades ou desenvolver o autoconhecimento.

Por outro lado, exercer uma profissão é necessário para ter autonomia e independência financeira. São essas características que possibilitam a conquista de sonhos, mesmo que a passos lentos. Quem trabalha também se sente útil e pode ajudar outras pessoas de diversas formas.

Como ambas atividades têm seu papel, precisam ser tratadas com igual importância em sua rotina. Só assim você terá condições de otimizar os estudos e as tarefas profissionais sem abrir mão da qualidade de vida — que depende de outras práticas, como o lazer e descanso.

Como ter tempo para estudar?

Para começar, saiba que você não é a única pessoa a sentir que deveria deixar suas semanas mais produtivas. O importante é reconhecer essa necessidade e agir para mudar hábitos que possam prejudicar a sua organização diária.

Seguem algumas dicas de como estudar com eficiência mesmo quando há trabalho envolvido.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Personalize seus horários

Se você trabalha em uma empresa ou presta serviços em um escritório, sabe que precisa estar nesses locais em períodos específicos. Mesmo quem é autônomo costuma ter seus momentos preferidos para desenvolver as atividades e bater metas.

Portanto, é crucial que você também defina horários fixos para estudar. Analise o tempo livre e descubra em quais momentos há mais disposição para ler, resolver questões e discutir ideias. Então, organize esses períodos em uma espécie de cronograma que deverá ser seguido diariamente.

Identifique as prioridades

Uma pessoa que vai prestar vestibular tem um foco diferente daquela que já ingressou na faculdade. Enquanto a primeira precisa revisar conteúdos de diversas matérias, a outra pode estar em busca de conhecimento específico sobre uma disciplina que será aplicada na prova.

Com base nesses exemplos, identifique as suas prioridades e coloque-as no topo da lista de afazeres. Digamos que você precise aprender a usar uma nova ferramenta de trabalho. Nesse caso, inclua as aulas e treinamentos sobre o assunto em seu cronograma de estudos, a fim de dominar o conteúdo o quanto antes.

Use bons recursos

Aplicativos para controle do tempo, planilhas para organização de tarefas e assistentes virtuais são ótimos recursos para incluir na vida de quem estuda e trabalha. Isso porque dão conta de muitos processos básicos, fazendo com que o usuário preste atenção no que realmente importa.

Você pode aliar o uso dessas ferramentas às variações nos métodos de aprendizado. Por exemplo, é possível um dia estudar lendo apostilas, no outro responder simulados ou realizar mapas mentais. Escolha a técnica mais adequada a cada ocasião — como ouvir podcasts informativos durante o trajeto até o trabalho.

Viu como é possível fazer algumas alterações e ter bons resultados? Desafie-se a cumprir pelo menos uma tarefa a cada dia e presenteie-se com pequenas recompensas, que podem ser esticar as pernas, tomar um café, brincar com seu pet ou conversar com um amigo.

Agora que você já sabe como ter tempo para estudar, veja também 4 razões para ter mais motivação durante esse processo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0