Como ser promovido? 5 dicas para crescer na sua carreira

como ser promovido

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, fica difícil conseguir a tão aguardada promoção, não é mesmo? Afinal, os profissionais parecem estar sempre bem preparados para oferecer aos recrutadores tudo o que eles esperam da pessoa que integrará o seu quadro de funcionários.

Por isso, se você quer dar essa guinada em sua carreira, saiba que é preciso desenvolver algumas ações, que incluem planejamento, comunicação com os superiores e capacitação constante.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como ser promovido em seu emprego, oferecendo 5 dicas para que você atinja esse objetivo. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de se preparar para o crescimento na carreira?

Todo profissional quer crescer em sua carreira — isso é um fato. Afinal, com o crescimento vêm melhores oportunidades de trabalho, salários maiores, reconhecimento e, até mesmo, a tão sonhada estabilidade financeira.

Porém, antes de mais nada, é preciso saber como se destacar profissionalmente. Algumas ações simples podem ajudar nesse quesito, como melhorar o currículo, sair da zona de conforto, cuidar da imagem e investir na formação, com uma graduação ou cursos voltados para a sua área de atuação, por exemplo.

Destacando-se perante os seus superiores, fica mais fácil de crescer dentro da empresa. Contudo, é preciso ter em mente que o profissional deve estar preparado para essa nova etapa, uma vez que os seus deveres também passarão por mudanças e ganharão novas dimensões. 

Nesse momento, é importante que ele consiga cumprir com as suas responsabilidades, para não prejudicar a sua imagem para com os gestores, muito menos fazê-los questionar se a promoção foi ofertada ao profissional mais apto.

Como ter uma promoção no seu trabalho?

Se você se sente confortável para assumir as responsabilidades de uma promoção em sua carreira, veja, a seguir, 5 dicas para atingir o objetivo de crescer profissionalmente!

1. Comunique as suas expectativas

O primeiro passo é comunicar aos seus supervisores e ao setor de Recursos Humanos as suas expectativas dentro da empresa. Afinal, como eles cuidam de vários funcionários, é preciso que saibam quais profissionais estão se sentindo estagnados ou prontos para assumir novos papéis dentro da corporação.

Nesse momento, deixe claro que você se tem aptidão para a mudança e que tem o devido preparo para assumir novas responsabilidades dentro da companhia. Se houver uma boa abertura para o diálogo com o RH, aproveite para comentar algumas habilidades que podem fazer a diferença em cargos superiores, como capacidade de liderança, boa comunicação e facilidade para resolver problemas.

Nesse momento, ter o currículo atualizado pode ajudar o encarregado por tomar essa decisão a ver como você cresceu profissionalmente e as conquistas que obteve na carreira.

2. Trace um plano de ação

Não pense que basta falar com os seus superiores sobre a sua perspectiva de carreira e aguardar pela promoção. É preciso, também, traçar um plano de ação para usar os seus valores ao seu favor.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Primeiro, determine quais são os seus objetivos dentro da empresa e aonde quer chegar. Nesse momento, é preciso ser transparente com si para ver se o que você deseja para o seu futuro está alinhado com as atividades, a postura e os valores da companhia.

Caso seja necessário, estude a possibilidade de implementar mudanças na sua forma de trabalhar. Afinal, fazer sempre os mesmos processos pode ser uma armadilha para o seu crescimento. Portanto, não tenha medo de arriscar fazer as suas tarefas de uma maneira diferente, atuar de modo integrado com outros setores ou, até mesmo, mudar de área dentro da empresa.

3. Aproveite os feedbacks

Os feedbacks são fundamentais para saber o que estamos fazendo certo e onde estamos errando. Por isso, preste atenção sempre que recebê-los e utilize-os ao seu favor para o crescimento profissional.

Tenha em mente que é muito importante conhecer os seus pontos fortes e fracos, tanto para não se subestimar, como para não assumir uma responsabilidade que não é possível cumprir. Assim, analise o retorno que os seus supervisores deram sobre o seu trabalho e veja o que precisa melhorar.

Aproveite esse exercício para aprender não apenas com os seus erros, mas também com os de seus colegas. Dessa forma, você conseguirá prever quando esses problemas estiverem prestes a acontecer novamente e poderá aplicar soluções para preveni-los.

4. Inspire-se em seus superiores

O ser humano está sempre procurando inspirações. Por isso, ao buscar por maneiras de crescer na sua carreira, aproveite para se inspirar em seus superiores. Afinal, esses são profissionais que também começaram de baixo — na mesma ou em outra empresa — e foram ganhando seu espaço por meio de sua capacidade para lidar com a pressão e resolver os problemas enfrentados.

Aproveite para ver alguns dos passos que eles deram nesse caminho, como a nutrição de contatos com outros profissionais — ou o famoso networking —, a presença em eventos, entre outros. Se você tiver uma boa abertura para o diálogo, procure saber se eles têm alguma dica ou ensinamento para transmitir sobre o que funcionou ou não no caso deles.

5. Invista em capacitação profissional 

Por fim, temos a dica mais importante deste texto: invista em capacitação profissional. Se você tem dúvidas sobre como se qualificar para o mercado de trabalho, saiba que há mais opções do que você imagina!

Se você já tem um diploma de ensino superior, é possível cursar uma segunda graduação ou partir para uma pós-graduação, a depender dos seus objetivos. Dá até para fazer uma universidade a distância!

Os cursos de idiomas e aqueles complementares que tenham ligação com a sua carreira também são um bom investimento para a sua capacitação. Afinal, além de adquirir conhecimentos com um foco maior na sua carreira, você também estará em contato com outros profissionais desse setor.

Agora que você já sabe como ser promovido, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a colocar essas dicas em prática para alcançar o desenvolvimento profissional que você tanto almeja!

Se você gostou deste conteúdo, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a conquistar esse objetivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0