Como ser proativo? 6 dicas de ouro para colocar em prática

como ser proativo

Tem dúvidas de como ser proativo? Saiba que apresentar essa característica abre diversas portas para a sua vida pessoal, social, estudantil e profissional. Afinal, trata-se da espontaneidade para realizar atividades que contribuem para os mais diferentes contextos.

A proatividade é, de longe, uma das competências e habilidades mais valorizadas em diversas áreas, especialmente a profissional e a acadêmica. Por esse motivo, desenvolvê-la é uma chance de se destacar por onde você passa.

Sendo assim, que tal ver algumas dicas de como ser proativo? A seguir, fique por dentro de 6 ótimas atitudes!

1. Mapeie as oportunidades

O primeiro passo é saber como encontrar oportunidades de demonstrar proatividade. Isso porque não são todas as ocasiões em que é possível ser uma pessoa solícita e prestativa.

Por isso, experimente prestar mais atenção nos ambientes e nas situações em que você passa. Assim, é mais fácil observar as chances de prestar serviço e se destacar pela proatividade.

2. Antecipe problemas e soluções

Uma das principais vantagens de ser um profissional ou um estudante proativo é a possibilidade de antecipar problemas e encontrar soluções viáveis. Então, o que acha de praticar esse exercício no dia a dia? Sempre que visualizar uma possível complicação, tente pensar em uma resolução prática, que esteja dentro do seu alcance.

3. Elimine distrações

Para ter mais proatividade no cotidiano, é importante também ser uma pessoa mais atenta. Então, nada melhor do que identificar as distrações que podem estar desviando o seu foco e trabalhar para eliminá-las. Assim, é possível aumentar também a concentração e a produtividade nas tarefas.

4. Faça uma coisa por vez

Quer mais uma dica para ser uma pessoa prestativa e produtiva no dia a dia? Busque sempre fazer uma atividade por vez. Acumular tarefas só faz com que você tenha mais distrações, confusões e dificuldade para gerenciar o tempo.

5. Tenha atitude

Sabe aquela história de que bastam 20 segundos de coragem para mudar os rumos da vida? Isso é totalmente verdade. Afinal, somente alguns instantes de determinação são suficientes para ter mais atitude no dia a dia.

É por meio dessas ações espontâneas e confiantes que você pode demonstrar mais proatividade por onde passar. Mas, não deixe de manter a humildade e o pensamento crítico para identificar os melhores momentos para apresentar atitude.

6. Pense de forma criativa

A criatividade é outra peça-chave para a proatividade. Essa é uma habilidade que permite ver as coisas por outras perspectivas e, assim, encontrar soluções inusitadas e fora do senso comum.

Por isso, vale a pena incluir mais atividades na rotina que ajudam a treinar a criatividade, como práticas artísticas, leitura de mais obras literárias, realização de cursos, entre várias outras.

Viu só como ser proativo no dia a dia? Lembre-se de que a proatividade e a produtividade são competências diferentes, mas que se completam. Afinal, ambas envolvem bastante dedicação e atitude. No entanto, priorize também um tempo de descanso para evitar a sobrecarga mental e física.

Curtiu este post? Então, acompanhe também os nossos conteúdos no YouTube e no LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0