Como ser mais produtivo nos estudos? 7 dicas que podem te ajudar!

como ser mais produtivo

Diante do grande volume de conteúdos que é preciso estudar na faculdade, muitos alunos têm dificuldade em acompanhar a pilha de livros e anotações que fica cada vez mais alta. Para se livrar desse problema, a solução é descobrir como ser mais produtivo nos estudos e colocar as dicas em prática o mais rápido possível.

Ter uma boa produtividade ao estudar é essencial para conseguir alcançar bons resultados ao longo do curso, algo que vai muito além de obter boas notas. Afinal de contas, a graduação é um período de muitos aprendizados e oportunidades, principalmente para quem se destaca entre os colegas de curso.

Para ajudar você nesse processo, listamos 7 dicas imperdíveis de como ser mais produtivo nos estudos. Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura deste post!

1. Defina o cronograma de estudos

É bem provável que a sua baixa produtividade nos estudos seja resultado da dificuldade para encaixar tantos conteúdos de tantas disciplinas diferentes nas suas horas livres. O tempo que você tem para estudar simplesmente não parece ser suficiente para todos os livros que precisa ler, pesquisas que deve fazer e trabalhos que precisa entregar no prazo.

Nesse caso, algo que ajuda muito é montar um cronograma de estudos. Em uma planilha, que pode ser eletrônica ou à mão, liste todas as matérias e seus respectivos conteúdos. Em seguida, determine os dias e horários para se dedicar a cada disciplina, sempre de acordo com os prazos a serem cumpridos.

2. Aprenda a gerenciar o tempo

Nossa segunda dica de como ser mais produtivo funciona como um complemento à primeira. Isso porque de nada adianta ter um cronograma todo detalhado se você não conseguir gerenciar o tempo para se concentrar nos estudos naqueles momentos que planejou.

Você precisa se comprometer a realmente estudar conforme o que foi definido no planejamento e a organizar sua rotina para ter o tempo adequado para isso. Desse modo, é importante estabelecer também os horários de descanso, lazer, trabalho e demais atividades cotidianas.

3. Faça pausas

À primeira vista, pode parecer que estudar por horas a fio é uma boa maneira de ser mais produtivo. No entanto, essa estratégia não é a mais saudável, nem a mais eficaz. Ela causa um cansaço mental que atrapalha o aprendizado e, consequentemente, a produtividade, resultando em uma perda de tempo.

O ideal, na verdade, é fazer pausas regulares, permitindo que a mente descanse um pouco antes de continuar se esforçando para absorver os conteúdos. Uma estratégia interessante é tentar a técnica pomodoro — a cada 25 minutos de estudo, 5 minutos de pausa — e, se necessário, ajustar esses tempos para o que funcionar melhor com você.

4. Evite distrações

Outro fator que influencia bastante a produtividade é a quantidade de distrações com que os estudantes têm que lidar o tempo todo. Elas vêm tanto de elementos externos, como a presença de outras pessoas no ambiente de estudo, quanto de hábitos que são difíceis de largar, como o uso de redes sociais.

Na hora do estudo, você precisa se concentrar no que realmente importa. Então, desative as notificações das redes sociais e dê preferência a um ambiente tranquilo, sem conversas, televisão e outros ruídos que podem atrapalham a concentração.

5. Escolha um espaço adequado

Ter um espaço apropriado para realizar atividades que exigem concentração faz toda a diferença. Quem trabalha em home office, por exemplo, sabe bem como isso influencia a produtividade. É a mesma situação de quem se dedica a um curso superior, que aborda uma quantidade de conteúdos muito maior do que o que se vê nos tempos da escola.

Por isso, uma importante dica de como ser mais produtivo nos estudos é escolher um bom local para fazer isso. Se você, assim como muita gente, gosta de estudar na cama, é hora de dar preferência a uma mesa. Assim, vai se sentar com uma postura melhor para se concentrar por mais tempo e ainda vai sentir menos sono enquanto estuda.

6. Varie as matérias e exercícios

É comum os estudantes optarem por focar uma matéria por vez, acreditando que isso é bom para não quebrar o raciocínio do processo de aprendizagem. A estratégia é válida, mas não necessariamente funciona para todo mundo. Em alguns casos, o melhor é buscar um meio-termo.

Para tanto, você pode dedicar cada dia a uma matéria, de forma a alternar os conteúdos ao longo da semana. Isso permite que a mente descanse um pouco em relação a cada disciplina, principalmente quando você se depara com algum tema mais complexo, que demanda mais esforço para assimilar.

7. Saiba quais são os seus momentos mais produtivos

Essa é uma dica de como ser mais produtivo que vale a pena levar para o lifelong learning, a educação continuada, que vai além da sua época de faculdade. Trata-se de reconhecer o que funciona para você e quais são os momentos em que tem um melhor aproveitamento nos estudos.

Para algumas pessoas, é melhor estudar de manhã, depois de uma boa noite de sono. Para outras, o ideal é à noite ou até de madrugada, com a casa toda em silêncio. Não existe certo ou errado. Apenas organize a sua rotina para aproveitar os momentos em que você tem mais disposição para estudar e aumentar a sua produtividade.

Além de todas essas dicas, outra coisa que contribui bastante para aumentar a produtividade é saber utilizar a tecnologia a seu favor. Existem aplicativos que podem ajudar a organizar os horários e gerenciar a rotina, por exemplo. Salvar arquivos na nuvem também permite que você acesse o material de estudo em qualquer lugar, até mesmo pelo celular, para aproveitar melhor o tempo.

Por fim, vale ressaltar que qualquer estudante pode passar por dificuldades para se organizar nos estudos, independentemente da facilidade que tem para aprender as matérias. O importante, em todo caso, é seguir boas dicas sobre como ser mais produtivo na hora de estudar e continuar se dedicando para aprender cada vez mais.

Então, gostou das nossas dicas? Deixe um comentário nos contando o que achou deste post e qual é a primeira orientação que vai colocar em prática!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0