5 dicas indispensáveis de como se preparar para o Enem

como se preparar para o enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas que recebe a maior quantidade de inscritos no país. Afinal, a pontuação obtida nesse exame pode abrir diversas portas para o acesso ao Ensino Superior. Por isso, saber como se preparar para o Enem é fundamental.

Administrado pelo Inep, o Enem ocorre apenas uma vez no ano, e a aplicação da prova é feita em dois domingos, abordando conteúdos de Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação.

Por ter uma grande quantidade de conteúdo, quanto mais você se preparar, maiores serão as suas chances de conquistar uma vaga em uma universidade pública, ganhar uma bolsa parcial ou total em uma instituição de ensino privada ou até mesmo ter acesso a um financiamento estudantil.

Para saber como garantir uma preparação adequada para o exame, não perca as 5 dicas fundamentais que separamos neste post!

1. Estabeleça uma rotina de estudos

O Enem é um exame muito conteudista. Nos 4 cadernos de questões, podem cair assuntos vistos durante todo o ensino básico (Ensino Fundamental e Médio). Por isso, é necessário se organizar adequadamente para estudar tudo o que precisa.

A melhor maneira de fazer isso com uma boa produtividade é por meio de uma rotina de estudos. Isso consiste em se dedicar diariamente, por um determinado período, ao aprendizado ou à revisão de temas vistos no ensino básico e que podem ser cobrados na prova.

O primeiro passo é fazer um plano de estudos. Com isso, você vai organizar a sua rotina para encaixar horários exclusivamente para a preparação do Enem, sem comprometer a sua saúde mental e o horário de descanso.

2. Organize corretamente os conteúdos

Outra medida que vai ajudar muito a organizar a sua rotina, principalmente com o uso do cronograma de estudos, é fazer uma lista de todos os conteúdos que precisam ser vistos. A partir disso, é possível separar os temas que serão estudados a cada semana.

Primeiramente, veja quanto tempo você tem até o dia da prova. Em seguida, confira quais serão os conteúdos que conseguem ser encaixados em cada semana, respeitando a ordem em que precisam ser estudados — por exemplo, para estudar Termodinâmica, em Física, é preciso ter visto primeiro Calorimetria. Também é importante dar prioridade aos temas que mais caem no Enem.

Depois disso, organize as disciplinas que você preparou para a semana de acordo com os dias e os horários para estudar. Assim, é possível criar um cronograma de estudos detalhado, que vai ajudar você a não se perder em meio a tanta matéria para ser vista.

Além do mais, seguir uma rotina de estudos com um plano bem elaborado vai ser de grande utilidade nos momentos de pouca disposição. Isso dá o gás necessário para seguir com um bom nível de produtividade, motivando você a concluir as atividades no tempo ideal.

3. Tenha tempo de descanso e lazer

Um dos maiores erros que as pessoas cometem na hora de se preparar para o Enem é abrir mão do tempo de descanso e lazer para se dedicar aos estudos. Para conseguir absorver os conteúdos, ainda mais com essa grande demanda, você vai precisar estar com a mente relaxada.

Powered by Rock Convert

Além disso, negligenciar a necessidade de descanso e de momentos para se divertir vai aumentar o estresse, o que dificulta a concentração e a memorização de conteúdos. A longo prazo, isso pode trazer grandes prejuízos à sua saúde mental e até mesmo física.

Portanto, faça questão de colocar em seu cronograma de estudos um momento diário de descanso. Tente também reservar o fim de semana apenas para lazer ou, se for necessário estudar, deixar conteúdos mais leves para esses dias.

Lembre-se também de fazer pausas durante o dia para recuperar a energia. Nesses momentos, vale a pena se alongar, beber água, conversar com os amigos e a família, tomar um sol, brincar com o pet, entre várias outras atividades.

4. Alimente-se de forma adequada

A alimentação é uma grande aliada para praticamente tudo em sua vida, e isso inclui o aprendizado. Por meio dela, é possível obter os nutrientes necessários para manter a saúde equilibrada e prevenir doenças.

O que você come também vai influenciar diretamente na sua disposição e na sua memorização. Além disso, existem alguns alimentos que vão ajudar a controlar a ansiedade e o estresse que podem se acumular, principalmente nas semanas próximas ao exame — inclusive, durante as provas do Enem.

Prefira sempre os alimentos in natura, abrindo mão dos ultraprocessados e de pratos com muita quantidade de gorduras saturadas, açúcares refinados e sal. Para isso, dê valor a um cardápio repleto de frutas, legumes e verduras.

Isso não impede você de se deliciar de sobremesas que, inclusive, podem ser incentivos ou recompensas dos estudos. O chocolate 70%, por exemplo, tem ótimos nutrientes, ajuda na melhora do humor e, é claro, é muito saboroso.

Além disso, faça o possível para associar a alimentação equilibrada a uma rotina de exercícios físicos. Atividades de intensidade moderada também são favoráveis ao seu aprendizado e vão ajudar a deixar o seu corpo saudável. Por fim, lembre-se de manter a hidratação em dia, bebendo cerca de 35 ml de água a cada kg de seu peso.

5. Invista em questões e simulados

Fazer exercícios é uma ótima maneira de testar o seu conhecimento sobre determinado assunto. Afinal, por meio dos seus acertos e erros, é possível notar as matérias que você já domina e as que ainda precisam de um empurrãozinho.

Outro grande auxiliador nos seus estudos é o simulado. Com ele, é possível criar uma situação semelhante à do dia da prova, ajudando você a desenvolver táticas para administrar o seu tempo e otimizar a forma de responder às questões.

Para isso, prepare o seu ambiente de estudos e tire todas as fontes de distração. Pegue um lanche e água, reserve apenas um momento breve para ir ao banheiro, separe de 4 a 5 horas para se dedicar exclusivamente ao simulado e se concentre na resolução das provas. Isso vai fazer com que você se acostume com o exame e se sinta mais confortável no grande dia.

Como você viu, saber como se preparar para o Enem não é uma tarefa tão simples, mas com a organização adequada você vai tirar de letra. Durante essa fase, é fundamental contar com bons recursos para potencializar os seus estudos, apostando sempre em materiais e cursos de qualidade.

Quer ver uma ótima forma de se preparar para o Enem com muitas dicas e incentivo aos estudos? Visite o Enem Brasil e aproveite os recursos do site!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0