Como se manter bem-informado? Confira 4 dicas

como se manter bem-informado

A internet é um ótimo meio para acessar informações em tempo real. Porém, ela também é uma fonte interminável de notícias falsas — ou fake news —, fazendo com que o internauta precise filtrar esse conteúdo. Então, como se manter bem-informado?

Neste texto, explicaremos qual é a importância de se manter bem-informado no período de vestibular e durante a graduação. Depois, daremos algumas dicas de como ter acesso a uma informação de qualidade. Confira!

Qual é a importância de se manter bem-informado durante o período de vestibular?

O período de vestibular é, provavelmente, o momento em que o estudante precisa ficar mais conectado com as notícias do mundo. Isso porque as provas costumam cobrar conteúdos de atualidade, tanto nas questões dissertativas e de múltipla escolha quanto em redações.

Além disso, como cada instituição tem regras diferentes para os seus processos de admissão, é preciso que o vestibulando se informe sobre como funciona o vestibular que vai prestar. Assim, é possível se preparar melhor para a prova e evitar surpresas desagradáveis.

Por fim, é preciso que o estudante procure saber sobre a qualidade da instituição de ensino em que pretende se matricular, se o diploma é reconhecido pelo MEC e como está o mercado de trabalho para aquela carreira. Também é importante que ele busque algumas informações sobre o curso escolhido, como:

• os diferentes tipos de graduação — licenciatura, bacharelado e tecnólogo;
  • as modalidades de ensino — presencial ou a distância;
  • a metodologia aplicada — semipresencial ou não.

Por que é importante se manter atualizado durante a graduação?

durante a graduação, é importante se manter informado não só em relação à sua área de atuação, como também ao mercado de trabalho. Afinal, ele tem que saber quando há novas vagas abertas, além de quais conhecimentos e habilidades os recrutadores estão procurando.

Além disso, é preciso que ele fique em dia com as notícias sobre político, empreendedorismo e economia, para que seja um profissional que saiba como investir na própria carreira e como reconhecer os melhores momentos para isso.

Como se manter bem-informado?

1. Siga sites e veículos de confiança

Foi-se o tempo em que você precisava ir até uma banca de jornal e comprar uma edição do periódico de sua preferência para se manter informado.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Agora, a maioria dos jornais e das revistas têm portais online, em que disponibilizam as notícias aos seus leitores. No entanto, nem todas as matérias são gratuitas: algumas são exclusivas para assinantes. A boa nova é que a assinatura pode ser feita no próprio site

Além dos jornais e revistas, também é possível encontrar portais de notícias e blogs de jornalistas renomados e confiáveis. Basta fazer uma pesquisa em seu buscador de preferência!

2. Utilize aplicativos informativos

Se você gostou da ideia de ler jornais e revistas online, saiba que há aplicativos no mercado que são próprios para isso, como o Jornais Brasileiros — disponível para Android e iOS. Ele funciona como uma banca de jornal, centralizando as edições em um só lugar, e como software para leitura, oferecendo uma experiência aprimorada ao usuário.

Para quem é vestibulando, há aplicativos para vestibular que ajudam o aluno a estudar. Um bom exemplo é o Passei Direto, disponível para Android e iOS.

3. Acompanhe podcasts

O podcast é a mídia do momento! Afinal, você pode escutá-lo em seu smartphone ou computador, onde quer que esteja e quando quiser. Alguns canais são ótimas opções para se manter informado sobre assuntos específicos e atuais, como esportes, entretenimento, política, economia e muito mais.

Para ouvi-los, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e baixar um app agregador de podcasts. Nele, você poderá procurar pelos canais de acordo com as suas preferências.

4. Pratique o networking

Por fim, uma excelente forma de se manter atualizado sobre os acontecimentos mais recentes é mantendo contato com pessoas bem-informadas. Durante e após a graduação, esse networking é uma excelente maneira de ficar sabendo sobre vagas de emprego e aberturas de processos seletivos.

Como vimos, a tecnologia oferece uma série de maneiras para ficar atualizado. Portanto, agora, cabe a você escolher como se manter bem-informado, de acordo com as suas preferências e os seus objetivos.

Se você gostou deste texto, aproveite para acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais. Estamos no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6