Afinal, como se destacar no trabalho? Descubra neste post!

como se destacar no trabalho

Saber a hora certa de falar, ser proativo e manter uma postura otimista são algumas dicas de como se destacar no trabalho. Treinar essas habilidades é importantíssimo não somente do ponto de vista das competências profissionais, mas também porque o mercado está cada vez mais seleto e não permite erros bobos.

Pensando nisso, preparamos este post que fala sobre a importância de se destacar no ambiente corporativo e qual o papel da graduação na busca por uma carreira nova. Continue a leitura e veja como fazer a diferença no ambiente corporativo!

Qual a importância de se destacar no trabalho?

Nos dias de hoje, até mesmo as vagas para nível júnior estão exigindo uma série de habilidades dos candidatos. Essas habilidades vão desde competências técnicas que têm a ver com a função que será desempenhada até aqueles atributos mais pessoais, como determinação, otimismo e autoconhecimento.

Funcionários com esses atributos são notados com mais facilidade pelo chefe, alcançando posições de destaque antes mesmo do que imaginam. A importância de se destacar tem a ver, é claro, com a chance de ser promovido, receber reconhecimento e ganhar um salário maior.

Contudo, essa relação pode ir muito além se a gente pensar que, quanto mais um colaborador se destaca, menores serão as possibilidades de ele cometer erros primários que prejudicariam toda a equipe. Não é à toa que as posições mais altas de uma empresa são justamente os cargos que envolvem um senso maior de liderança.

Quando chegam a essas posições, as pessoas saem ganhando tanto do ponto de vista da realização profissional quanto pessoal, alcançando o equilíbrio que todos nós buscamos. Sem falar que se tornam verdadeiras fontes de inspiração para os demais colegas. Estes, por sua vez, se sentirão mais motivados a crescer na empresa, replicando trajetórias de sucesso.

Como se destacar no trabalho?

Vamos então às dicas práticas para ser notado pelo chefe e alcançar posições de destaque.

Mantendo-se atualizado

Nada pode ser mais frustrante para um líder de equipe do que perceber que um dos membros de seu grupo não acompanha os demais. Por isso é tão importante manter-se atualizado. É preciso estar alinhado com os colegas e sempre por dentro das novas tecnologias, processos e linguagens.

Uma maneira inteligente de se aperfeiçoar é fazendo cursos livres relacionados à sua área de atuação e também frequentando eventos corporativos do setor. Feiras, palestras, workshops etc., são excelentes portas de entrada para ampliar os conhecimentos e ficar por dentro das tendências mais inovadoras do ramo.

Sabendo escutar

Independentemente do porte da empresa que você trabalha, uma coisa é certa: é preciso ter muito cuidado com o que se diz. Falar somente no momento certo e, sobretudo, saber escutar são grandes virtudes no mercado de trabalho. Isso tem muito a ver com a ética profissional, que dispensa qualquer tipo de mentira, fofoca ou conversas paralelas pelos corredores.

Portanto, não fale demais. Seja discreto e não aja por impulso. Se em uma reunião com o chefe você discordar de algo, sinta-se no direito de expressar sua opinião, mas cuide para que ela seja bem fundamentada e zele por um diálogo sempre amigável, seja com seus superiores, seja com seus colegas de setor. 

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Sendo proativo

A proatividade é um atributo indispensável para quem está se perguntando como se destacar no trabalho. Ser proativo nada mais é do que tomar à frente das tarefas, chegando aos seus chefes com a solução, não com o problema. Antecipe as questões e não se intimide com os desafios.

Mas atenção: não estamos falando de passar por cima de tudo e de todos para entregar um serviço antes mesmo de surgir a demanda. Estamos falando de pensar no que você pode fazer para resolver as pendências sem precisar recorrer a outros departamentos, otimizando seus resultados com mais autonomia.

Focando nas tarefas

Não tem como sair na frente dos colegas e se destacar na equipe se você for uma pessoa desorganizada e sem disciplina. Treinar o foco e a concentração é o primeiro passo para gradativamente se tornar mais produtivo na empresa. É claro que falhas e imprevistos vão acontecer, mas não fique se martirizando por isso.

Pelo contrário: enxergue os erros como oportunidades claras para refletir sobre como ser melhor da próxima vez. Manter um cronograma de atividades e seguir esse planejamento de forma metódica também auxilia muito a não perder o ritmo com distrações.

Tendo uma postura otimista

Pessoas otimistas têm o poder de cativar os outros ao seu redor. Então, por mais que algo tenha dado errado no caminho, tente não chegar no serviço de mau humor. O pensamento positivo por si só já é capaz de transformar nossa mente e fazer com que vibremos em uma energia mais leve.

Vá aos poucos treinando sua mente para tolerar as frustrações, os erros e os imprevistos. Isso é especialmente útil naqueles momentos de crise, em que é preciso uma dose extra de criatividade e perseverança para contornar as adversidades e começar a vislumbrar soluções para os problemas.

Qual o papel da graduação nesse processo?

A graduação é peça-chave para a construção de uma trajetória profissional de sucesso. Fazer um curso superior é um verdadeiro pré-requisito nos dias de hoje, tamanhas as exigências do mercado de trabalho. Em um processo seletivo, quem tem esse diferencial no currículo sai na frente dos concorrentes mesmo que o curso não seja 100% compatível com a vaga oferecida.

Isso porque os recrutadores sabem que todo mundo que passou por uma universidade desenvolveu competências cruciais para lidar com os desafios corporativos, como boa comunicação, senso de coletividade e pensamento crítico — qualquer que seja a área de formação. Portanto, não tenha dúvida sobre a importância da graduação na busca por uma posição de destaque.

Sabemos que não é fácil fazer um curso superior, principalmente para quem necessita trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas existem instituições com condições facilitadas para que você não desista do sonho de ter um diploma. Os cursos EAD ou semipresenciais, por exemplo, são excelentes alternativas para conciliar a jornada dupla, oferecendo a flexibilidade necessária para que o aluno possa montar seu próprio cronograma de estudos.

Então, se você está buscando dicas de como se destacar no trabalho, comece investindo na sua própria qualificação. Assim, já terá dado o primeiro passo para ir mais longe e chegar ao topo muito antes do que imagina!

Já deu esse passo, mas precisou voltar atrás? Veja como superar os desafios e retomar os estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0