Descubra como se destacar na sala de aula por meio de 5 dicas

como se destacar na sala de aula

O bom desempenho nos estudos traz tantos benefícios que precisa estar entre suas prioridades. Além de favorecer o avanço nas diferentes fases da educação, vai trazer uma base sólida para você construir sua carreira. Então, por que não aprender como se destacar na sala de aula desde já?

Vale a pena usar o conceito de aluno protagonista como modelo, já que se caracteriza pela proatividade e vontade constante de obter melhores resultados. A vantagem é que toda pessoa consegue desenvolver esse perfil para aprender com eficiência e ter sucesso nas interações.

Continue a leitura e veja como você pode começar!

1. Demonstre interesse

O primeiro passo é marcar presença em sala de aula. Isso significa prestar atenção do início ao fim, sem distrações com celular, conversas paralelas e comportamentos que transmitam desânimo — como ficar de cabeça baixa ou rabiscar o caderno.

A linguagem corporal é muito importante para demonstrar interesse no conteúdo e deixar claro que você está acompanhando o raciocínio do professor. Então, procure olhar nos olhos de quem está falando, manter sempre uma boa postura e conferir os materiais quando for solicitado.

2. Participe das discussões

Sempre há os momentos adequados para trocar opiniões e tirar dúvidas. Então, você precisa saber aproveitá-los ao máximo. Por exemplo, você pode aproveitar a reunião dos colegas para formar grupos de trabalho ou até as pausas prolongadas entre as apresentações do professor.

Soltar a voz e se envolver nas discussões deve ser um exercício diário. Não tenha receio de expressar suas ideias ou perguntar sobre determinado assunto. Aos poucos, essa conduta vai ser familiar e deixar você à vontade para interagir com diferentes pessoas, criando suas próprias redes de contatos.

3. Entregue o que for pedido

Aprender como se destacar na sala de aula também exige esforço para cumprir as atividades propostas dentro do prazo. Para evitar esquecimentos, registre todos os compromissos relacionados aos estudos em uma agenda ou planilha, colocando detalhes como data e horário limite de entrega.

É claro que imprevistos acontecem, por exemplo, se ficamos doentes ou precisamos lidar com alguma questão familiar. Porém, ao ter o cuidado de executar as tarefas, evitando desculpas vagas e atrasos, você ganha credibilidade para falhar quando realmente existir um problema.

4. Faça anotações e esquemas

Além de passar a imagem de que você está ouvindo as explicações do professor, o ato de escrever favorece a memorização dos conteúdos. Não é á toa que tanta gente faz resumos ou esquemas para assimilar conceitos, fórmulas e demais pontos de diferentes matérias.

As anotações feitas em sala são grandes aliadas em sua rotina de estudos em casa, já que fazem você retomar e lembrar dos tópicos mais importantes. Isso gera economia de tempo nas revisões das disciplinas e no seu preparo para as provas, otimizando os aprendizados.

5. Interaja com os professores

Uma turma participativa melhora o dia de qualquer educador. Assim, faça o esforço de lançar mais perguntas a quem está ministrando as aulas. Esse contato frequente não só traz dados complementares ao tema abordado em sala, como também aproxima os alunos de seus professores.

Em muitos casos, essa troca é necessária para que você receba convites relacionados a outras atividades, como grupos de pesquisa, estágios e até eventos educativos, como palestras e oficinas. Logo, não espere para ser exemplo positivo a todos à sua volta.

Será que conseguimos orientar você sobre as melhores práticas? Esperamos que já tenha muitas delas em seu cotidiano como estudante. Agora que sabe como se destacar na sala de aula, não deixe de aplicar todas as dicas para colher excelentes resultados.

Já acompanha as nossas páginas nas redes sociais? Siga agora os perfis no YouTube e no LinkedIn.