Como se destacar na faculdade? Veja 6 dicas práticas!

como se destacar na faculdade

Evitar reprovações, tirar notas altas, ter acesso a boas propostas de estágio. Tudo isso é um sonho para você durante o curso superior? Então, para realizá-lo, nada como se destacar na faculdade!

Ter um bom desempenho e atrair a atenção dos colegas e professores é uma excelente maneira de desfrutar de melhores oportunidades profissionais após a formação, além de conquistar um bom aproveitamento ao longo do curso.

Neste post, trouxemos 6 dicas de como se tornar um aluno destaque na faculdade. Acompanhe e saiba mais!

1. Crie uma rotina de estudos

Tudo começa com um bom planejamento. Ter uma rotina de estudos bem programada e organizada faz toda a diferença na sua trajetória universitária. Afinal, isso garante que você acompanhe os conteúdos com mais facilidade e entregue todas as atividades no prazo. Sendo assim, dê o primeiro passo com um bom plano.

2. Participe de grupos de estudos

Quer complementar sua rotina de estudos? Então, experimente participar de grupos de alunos. Com diversos estudantes reunidos para aprender um tema, é possível receber ajuda nas matérias mais complicadas para você, assim como ajudar naquilo em que tem mais facilidade. Isso sem contar que é uma excelente oportunidade para criar networking.

3. Tenha iniciativa

Ficou com alguma dúvida durante a aula? Levante a mão e pergunte. Quer se aproximar de um colega para estudar junto? Faça um convite. Notou que um material está com um erro? Experimente avisar aos docentes.

Ter iniciativa é outra maneira de se destacar positivamente durante a faculdade e se beneficiar, tanto ao longo do período acadêmico como após se formar, com mais portas se abrindo em seu caminho.

4. Faça iniciação científica e estágios

Apresentar uma iniciação científica ou um estágio no currículo aumenta suas chances de se destacar profissionalmente, sabia disso? Afinal, isso mostra que você teve proatividade na graduação e buscou novas atividades para se desenvolver.

Além disso, fazer uma pesquisa acadêmica, por meio da iniciação científica, ou ter contato com o mercado de trabalho, durante um estágio, são oportunidades que proporcionam ótimos conhecimentos. Essas duas atividades também podem ajudar a encontrar a carreira ideal para o seu futuro.

5. Organize eventos

A organização de eventos é mais um exemplo de como se destacar na faculdade, proporcionando experiências incríveis. Com esse tipo de atividade complementar, você pode aprender mais sobre a importância do planejamento, desenvolver o senso de liderança e trabalhar em equipe.

6. Procure por cursos complementares

Que tal fazer algum curso de extensão para aumentar ainda mais os seus conhecimentos sobre uma determinada área? Essa é mais uma atitude que ajuda a se sair bem na faculdade, além de aumentar as chances de se destacar no trabalho futuramente, devido às habilidades e os saberes adquiridos.

Viu só como fazer boas escolhas na trajetória acadêmica pode proporcionar ótimos benefícios, como se destacar na faculdade, criar uma boa rede de contatos e se desenvolver ainda mais? Então, não deixe de colocar em prática estas dicas sempre que possível.

Curtiu este post? Continue vendo mais conteúdos relacionados. Acompanhe os nossos perfis no YouTube e LinkedIn e não perca nenhuma novidade!