Como se concentrar nos estudos: 4 técnicas que vão ajudar você

Com tantas distrações no mundo ao nosso redor, manter o foco para realizar até as tarefas mais básicas do dia a dia tem se tornado cada vez mais difícil. Nesse cenário, é muito importante descobrir como se concentrar nos estudos para atingir os seus objetivos.

Afinal, se não houver organização e concentração, você corre o risco de perder oportunidades fundamentais para o seu futuro, como uma aprovação no vestibular ou Enem. Isso também se aplica em outras situações em que o seu sucesso depende da sua dedicação.

Para ajudá-lo a superar essa dificuldade tão comum, preparamos este post que traz 4 técnicas para você se concentrar nos estudos e alcançar resultados melhores. Confira!

1. Evite as distrações

As distrações estão por toda a parte, especialmente nos aparelhos eletrônicos. A televisão e o smartphone com acesso às redes sociais e uma infinidade de aplicativos, por exemplo, são alguns dos grandes responsáveis por tirar o foco dos estudos.

Por isso, o mais recomendado é deixar esse tipo de aparelho desligado na hora de se concentrar. Se, por acaso, você for precisar do smartphone justamente para estudar, acessando vídeos explicativos ou listas de exercícios, desconecte-se das redes sociais antes de começar para garantir que não vai ser distraído pelas notificações.

De modo geral, a ideia é identificar o que tira a sua atenção dos livros e apostilas e afastar essa distração na hora de estudar. Assim, você vai ter um aproveitamento melhor do seu tempo.

2. Estude em um ambiente apropriado

Essa é uma dica fundamental de como se concentrar nos estudos, porque há locais em que as distrações são maiores ou simplesmente não podem ser evitadas, como uma sala com TV ligada e fluxo constante de pessoas.

Então, providencie um local adequado para os estudos, com uma mesa e uma cadeira confortável, além de boa iluminação e ventilação. Também é importante manter esse ambiente limpo e organizado, de forma que encontre facilmente o material que precisa.

3. Monte um plano de estudos

Quando não há uma meta definida para a realização de uma tarefa, as chances de o pensamento se dispersar — como se a pessoa tivesse todo o tempo do mundo para fazer aquilo — são maiores. Por esse motivo, organizar a sua rotina de estudos é mais uma técnica para melhorar a concentração.

Nesse sentido, determine um período do dia para se dedicar aos estudos e aproveite para já definir quais disciplinas devem ser estudadas em cada dia da semana. Ter um planejamento desse tipo é muito útil principalmente quando a pessoa está se preparando para uma prova importante.

4. Faça resumos

Embora a leitura seja essencial para os estudos, a escrita ajuda bastante a fixar os conteúdos. Desse jeito, é interessante fazer resumos à mão, destacando os principais pontos de cada matéria. Além de essa ser uma técnica ótima para a concentração, você ainda vai produzir um material de revisão para ser usado no futuro.

Por fim, vale ressaltar que também é imprescindível não descuidar da saúde e do bem-estar, que fazem muita diferença na hora de aprender como se concentrar nos estudos. Assim, não deixe de se alimentar bem, de praticar atividades físicas e de reservar alguns momentos para o descanso. Com equilíbrio, você certamente vai alcançar os resultados que espera.

Então, gostou das técnicas que sugerimos aqui? Siga as nossas páginas nas redes sociais e não perca as próximas publicações! Você pode nos encontrar todas as nossas instituições no Portal Orienta.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *