Como se alimentar melhor mesmo tendo uma rotina corrida da faculdade?

Como se alimentar melhor

Ter um bom desempenho nas aulas é o sonho de todo estudante. Na busca por estratégias para ganho de produtividade, muita gente se depara com informações sobre gestão do tempo e uso de ferramentas. Mas não dá para esquecer das dicas sobre como se alimentar melhor.

Nutrir bem o corpo está entre ações para mandar bem em qualquer área da vida. Afinal, é esse cuidado que fornece a energia para o bom funcionamento do cérebro e demais órgãos. Inclusive, sem uma dieta adequada, fica mais difícil cumprir a rotina de estudos e dar o seu máximo em cada matéria.

Você se preocupa com o que consome ao longo da semana? Neste post, vamos mostrar bons motivos para planejar melhor as suas refeições. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como a rotina da faculdade pode impactar a alimentação?

Sabemos que estudar é um processo que exige tempo e dedicação, ainda mais quando envolve novidades e assuntos complexos. Nessa busca por otimizar a rotina e dar conta de vários conteúdos, muitas pessoas podem acabar deixando práticas básicas de lado.

Uma delas envolve o planejamento da dieta. Quando o foco está todo voltado ao aprendizado e à realização de exercícios, fica difícil elaborar pratos variados e saudáveis. Há até quem deixe de se alimentar em alguns períodos, pulando refeições para ganhar minutos extras.

Ninguém está livre de cair na tentação dos lanches rápidos, pois são fáceis de encontrar e não precisam de preparo. Até quem opta por estudar em casa acaba cometendo o erro de petiscar opções pouco nutritivas, como biscoitos, salgadinhos e outros produtos industrializados.

O problema é que esses alimentos não fornecem os nutrientes necessários à manutenção do organismo. Ao consumi-los em grandes quantidades ou com muita frequência, você só estará ingerindo excesso de açúcar, sódio e outras substâncias que, a longo prazo, se tornam prejudiciais.

Saber como se alimentar melhor é, portanto, um desafio para toda pessoa que enfrenta maratonas de provas, trabalhos, atividades em grupo e revisão de matérias. Como são compromissos presentes em qualquer faculdade a distância ou presencial, a recomendação serve para todos os perfis de aluno.

Qual é a importância da alimentação saudável para os estudantes?

Antes de mostrar os benefícios que impactam o dia a dia de quem estuda, é importante lembrar que uma dieta equilibrada só traz ganhos. Quanto mais variada for a composição do prato ou do lanche, mais macro e micronutrientes serão adquiridos para abastecer o corpo.

Uma alimentação adequada deve conter um pouco de carboidratos, de gorduras e de proteínas. Também é crucial pensar nas vitaminas e minerais, pois ajudam a regular enzimas e hormônios, além de otimizar o trabalho cerebral e participar de inúmeras funções vitais.

Uma pessoa que consegue ingerir uma boa variedade de alimentos consegue fortalecer o sistema imunológico e desempenhar suas atividades com mais disposição. Afinal, seu corpo e mente estarão sempre com energia disponível para cumprir diferentes jornadas, como trabalho, estudo e lazer.

Assim, se você quer um excelente motivo para aprender como se alimentar melhor, saiba que isso não se limita ao ganho de saúde. Além de proteger você contra doenças, uma dieta rica em produtos de qualidade colabora para o aumento da produtividade e a melhora do desempenho.

Para ter uma ideia do poder de certos nutrientes, pense no ômega 3. É um tipo de gordura boa que exerce ação anti-inflamatória. Ele também constitui parte da bainha de mielina, uma camada de tecido que protege os neurônios. Por conta disso, é um aliado para potencializar a memória e a concentração.

Como se alimentar melhor durante a faculdade?

Só experimentando a vida acadêmica para saber o quanto ela é corrida. Em alguns períodos, até uma simples pausa para preparar aquela sua receita favorita parece ser completamente inviável. Uma dica é refletir sobre os benefícios que você terá ao cuidar da alimentação para obter um impulso de mudança.

Que tal fazer um esforço e se aventurar na cozinha? Veja algumas ações que podem ajudar!

Prepare marmitas

Ainda que nada substitua um prato fresquinho e recém-preparado, é importante abrir a mente e apostar em estratégias que facilitem seu dia a dia. As famosas marmitas são excelentes porque economizam um tempo valioso na rotina. Você pode escolher apenas um dia da semana para fazer todos os preparos e congelar porções em potes. Assim, quando bater a fome, basta pegar a mistura pronta e aquecer.

Deixe a refeição colorida

A velha dica de montar pratos coloridos merece ser recuperada. Afinal, quanto mais cores e tipos de produtos estiverem envolvidos, mais chances de você conseguir uma combinação adequada de macro e micronutrientes. Então, se quer saber como se alimentar melhor, comece diversificando o que coloca na mesa: grãos, proteínas, cereais, vegetais e, claro, temperos naturais.

Prefira alimentos crus ou cozidos

Essa tática é valiosa para evitar mal-estar ou sono excessivo, principalmente para quem costuma estudar à noite. Afinal, preparos em água fervida têm pouca ou nenhuma gordura. O objetivo é manter as refeições leves para preservar o entusiasmo ao longo de toda a jornada de estudos. Folhas e frutas crus são bem-vindas a qualquer momento do dia.

Evite excesso de carboidratos

Procure limitar a porção desse nutriente a um ingrediente. Por exemplo, se você resolver comer arroz, evite completar o prato com macarrão ou batata. Em excesso, esses alimentos causam o chamado pico de glicemia, que traz a temida moleza ou preguiça. O mesmo vale para quitutes açucarados, então, o ideal é maneirar nas sobremesas.

Cuide da hidratação

O consumo adequado de água também faz parte de uma dieta equilibrada. Sem líquidos, seu corpo não trabalha como deveria e pode ter algumas funções prejudicadas. O ideal é sempre ter uma garrafinha por perto para lembrar de beber. Chás e sucos naturais também são boas opções para intercalar e deixar a hidratação mais gostosa.

Será que conseguimos ajudar você na missão de como se alimentar melhor? Tenha atenção para que o momento das refeições seja tranquilo e prazeroso. Assim como deseja investir na carreira por meio da graduação, você precisa valorizar seu bem-estar acima de tudo.

Você já segue a Cruzeiro do Sul Educacional nas redes sociais? Estamos no LinkedIn e temos um canal no YouTube para compartilhar conteúdos relevantes. Acesse agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0