Veja 4 ótimas dicas de como pedir aumento!

como pedir aumento
Powered by Rock Convert

Investir em si é uma prática essencial para que seu desenvolvimento de carreira siga todas as etapas planejadas. Acontece que a obtenção de renda extra nem sempre é possível e, nesse cenário, muitas pessoas se deparam com o desafio de como pedir aumento.

Trata-se de uma tarefa difícil por exigir cautela e abordagem diferenciada. Ainda assim, tenha em mente que ela é necessária para buscar qualificação e agilizar a conquista de seus sonhos.

Que tal aprender a conduzir seu pedido da melhor forma? Veja agora como você pode se preparar!

1. Escolha o momento certo

Isso inclui dia, local e horário. Primeiro, certifique-se de que os motivos para solicitar um aumento estão bem definidos em sua mente. Caso contrário, aguarde mais um tempo para conversar com seu chefe, até sentir segurança para expor sua proposta.

Outro cuidado tem a ver com o ambiente e o período do dia. Por exemplo, não aborde seu superior quando ele estiver na sala de café, na rua ou em outros espaços informais. O ideal é agendar uma conversa em uma sala apropriada, que garanta privacidade para ambos discutirem a possibilidade.

Demonstrar respeito pela rotina profissional do outro só trará benefícios. Dessa forma, a pessoa verá que você não está agindo de forma egoísta ou focando apenas suas necessidades mais urgentes.

2. Apresente bons argumentos

É normal ter dificuldade para lidar com situações pouco recorrentes na rotina. Isso explica por que muita gente não sabe como pedir aumento. Medo de ser mal interpretado ou julgado pelos superiores é um sentimento que preocupa quem vai passar por isso pela primeira vez.

Powered by Rock Convert

A boa notícia é que dá para evitar o incômodo com um bom planejamento. Anote o que pretende dizer ao seu chefe e analise seus argumentos. Motivos pessoais, como pagamento de dívidas, não são bem recebidos e podem até indicar falta de organização.

Em vez disso, estruture suas ideias e priorize razões que gerem algum retorno. Você pode dizer, por exemplo, que pretende se adequar às mudanças do mercado de trabalho com novos cursos ou especializações.

3. Respeite os limites de ganho

Constrangimento para pedir renda adicional nunca é bom, mas tenha cuidado para não pender para outro extremo. Antes de falar em quantias, se informe sobre a situação financeira da empresa e pesquise o valor do seu trabalho em diferentes regiões.

Esse exercício dará uma noção de quanto você poderá pedir ao seu chefe na data da conversa. Depois, é só planejar os próximos passos do diálogo para evitar que gere algum desconforto. Procure sempre considerar os limites de ganho e os possíveis obstáculos que identificar durante a sua análise.

4. Mostre interesse em qualificação

Profissionais que defendem a empresa e procuram crescer com ela têm mais chances de serem contemplados com melhores salários ou bonificações. Por isso, encontre uma forma de provar que o aumento será destinado a práticas que beneficiam todos.

Diga que parte do valor extra será aplicado em qualificação para obter conhecimentos e aprimorar suas habilidades. Dessa forma, você vai incrementar as estratégias da gestão de carreira e, de quebra, levar mais experiência para os processos da empresa.

O principal segredo para receber uma resposta positiva é usar a renda adicional de forma inteligente, de modo a avançar na trajetória profissional e chegar aonde você deseja. Assim, você saberá como pedir aumento em diferentes cenários, sempre que achar oportuno.

Se gostou deste artigo e quer acompanhar mais publicações, siga o nosso perfil nas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0