Veja as principais dicas de como passar em medicina

Veja as principais dicas de como passar em medicina

Passar em Medicina é visto como um grande desafio. E não se engane: é mesmo! No entanto, isso não quer dizer que seja algo impossível. Você pode superar a concorrência e garantir a sua vaga, desde que se dedique ao máximo e siga algumas dicas.

Mas… quais dicas? Um dos principais obstáculos dos vestibulandos de Medicina é saber o que fazer. Não ter ninguém para nos guiar prejudica bastante e faz com que erros sejam cometidos ao longo do percurso.

Neste conteúdo, ensinaremos você a não cometer tais erros. Com uma rotina adequada e muita dedicação, em breve você será um dos mais novos médicos do Brasil. Continue a leitura para saber mais e ficar por dentro das dicas!

Quais são os principais desafios do vestibular de Medicina?

Antes de falarmos sobre como superar os obstáculos, precisamos entender mais sobre eles! Confira alguns dos maiores desafios enfrentados por quem quer passar em Medicina.

Muito conteúdo

Um dos maiores problemas enfrentados por esses vestibulandos reside na quantidade de conteúdo que deve ser estudado para as provas. Afinal, são temas de todos os anos do ensino médio. E o pior: as perguntas tendem a ser bem aprofundadas e exigir bastante conhecimento teórico e prático.

Complexidade das questões

E por falar nisso… as provas de vestibular de Medicina costumam apresentar questões desafiadoras, que exigem não apenas conhecimento, mas também uma boa dose de raciocínio lógico. Por isso, é preciso estar afiado!

Questões emocionais

Por fim, temos um dos principais inimigos dessa galera: a ansiedade. A concorrência acirrada e toda a expectativa fazem com que a pressão emocional seja muito grande nessas provas. Assim, controlar o psicológico também faz parte da preparação para passar em Medicina!

Como passar em Medicina?

Mas chega de papo! Agora é hora de você entender o que deve ser feito para aumentar as chances de você, enfim, conquistar a sua vaga tão sonhada. Vamos lá!

Seja organizado

O primeiro passo é caprichar na organização! Por isso, crie um cronograma de estudos que seja realista e adequado às suas necessidades. Ou seja: nada de colocar 300 horas de estudos por dia. Comece aos poucos e tenha consistência.

Divida o tempo entre as disciplinas e estabeleça metas semanais. Ter um plano de estudos estruturado ajudará a manter o foco e a evitar a procrastinação, que é uma das grandes vilãs do vestibulando.

Conheça o vestibular

Familiarize-se com o formato do vestibular ou do exame que você fará. Entenda a estrutura das provas, os tipos de questões e o tempo disponível. 

Além disso, identifique as disciplinas que são mais exigidas no vestibular que você fará dê uma atenção especial a essas matérias, mas sem negligenciar as outras. Equilíbrio é tudo nesse contexto!

Resolva exercícios e provas anteriores

A prática leva à perfeição e é fundamental para se preparar para o vestibular. Resolva exercícios e provas anteriores para se familiarizar com o estilo das questões e desenvolver técnicas de resolução. Isso também ajudará a identificar seus pontos fracos e aprimorar seu desempenho. E ah! Não se esqueça dos simulados, que imitam o dia da prova. Eles são superimportantes.

Faça pausas 

Estudar por longos períodos sem descanso pode levar à fadiga e fazer com que você pare de reter informações. Ou seja, exatamente o contrário do que queremos nesse momento! Por isso, faça pausas regulares durante o estudo e cuide da sua alimentação, durma o suficiente e gerencie o estresse.

Faça revisões regulares

A gente esquece aquilo que não pratica. E não queremos isso! Sendo assim, reserve tempo para revisar regularmente os conteúdos estudados. Isso é essencial para consolidar o aprendizado e garantir que você não se esqueça dos tópicos importantes. Estabeleça um cronograma de revisões periódicas e siga direitinho.

Varie as formas de estudo

Não limite seus estudos apenas a ler livros ou fazer anotações. Experimente diferentes métodos de estudo, como videoaulas, mapas mentais, explicar os conteúdos em voz alta para alguém e por aí vai. Diversifique o modo como seu cérebro entra em contato com os conteúdos e grave muito mais informações. 

Se ligue nas atualidades

Muitos vestibulares incluem questões sobre atualidades e, além disso, elas são muito importantes para uma boa redação. Esteja por dentro dos acontecimentos recentes, tanto ao nível nacional quanto internacional. Leia jornais e acompanhe sites de notícias confiáveis para se manter informado.

Tenha momentos de lazer 

Embora estudar seja muito importante, também é crucial reservar momentos para o lazer e o descanso. Fazer atividades que você goste, como praticar esportes, ler um livro por prazer ou passar tempo com amigos e familiares ajudará a recarregar suas energias e a manter um equilíbrio saudável.

Cuide da sua saúde mental

Por fim, tenha em mente que sua saúde mental é sagrada. Sem ela, dificilmente a aprovação chegará. Esse é um período que pode ser estressante, fique atento aos sinais de sobrecarga emocional e, se necessário, busque apoio de profissionais da área, como psicólogos.

Como podemos ajudar?

Agora, além de estar preparado para enfrentar os desafios do vestibular de Medicina, é importante considerar as instituições de ensino que oferecem cursos de qualidade. Sua formação agradece, né?

E não podemos falar disso sem mencionar os cursos da UNICID e da UNIFRAN. Alguns dos destaques dessas instituições são:

  • infraestrutura moderna;
  • corpo docente altamente qualificado;
  • abordagem pedagógica que prioriza a prática;
  • tradição e excelência acadêmica;
  • laboratórios super modernos;
  • grade curricular atualizada de acordo com as tendências mundiais e muito mais!

Ambas são reconhecidas pelo mercado de trabalho e oferecem a oportunidade de você se formar com os melhores… e entre os melhores! 

Por isso, ao considerar suas opções para cursar Medicina, vale a pena avaliar as características e diferenciais de cada instituição, não considerando apenas as suas preferências pessoais.

Gostou de conhecer essas dicas para passar em Medicina? Não deixe de colocá-las em prática, tudo bem? Assim, você aumenta suas chances e em breve estará vestindo o seu jaleco branco.

Antes de ir, não deixe de conferir as páginas dos nossos cursos de Medicina na UNICID e UNIFRAN. Faça a sua inscrição no vestibular e se una aos melhores em nossas instituições!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0