Como mudar de carreira? 5 pontos que você precisa pensar

como mudar de carreira

Está pensando em como mudar de carreira? Iniciar novos ciclos, inclusive na vida profissional, pode ser uma grande chance para diversas pessoas, principalmente no que diz respeito à realização pessoal.

Seja por conta do ambiente de trabalho ou devido a novas aspirações, a transição de carreira se mostra como uma excelente opção para profissionais que estão em busca de novos rumos, rotinas e oportunidades.

Mas antes de tomar a decisão, nada melhor do que fazer um bom planejamento, não é mesmo? Neste post, trouxemos 5 pontos sobre os quais vale a pena refletir para fazer a melhor escolha. Acompanhe e saiba mais!

Quais os desafios de mudar de carreira?

Mudar de carreira, apesar de libertador, também oferece uma série de desafios para uma pessoa. Afinal, existem diversos fatores que precisam ser considerados nesse processo.

Para começar, é importante levar em conta que a principal fonte de renda da maioria das pessoas vem do trabalho. Durante o período de transição de carreira, você pode ficar um tempo sem receber nenhuma remuneração. É por esse motivo que a organização financeira deve ser um dos primeiros pontos a priorizar.

Vale ressaltar também que o mercado de trabalho pode oferecer diversas adversidades para fazer a transição. Nesse caso, saber o que a nova área de atuação pode cobrar de você e garantir a preparação adequada se torna uma excelente atitude para driblar os desafios.

Além disso, existem as questões internas. O medo de procurar emprego após uma certa idade, a insegurança de que os planos não deem certo e o empenho que pode ser necessário nesse processo são fatores que dificultam a tomada de decisão. No entanto, ressaltamos que as adversidades podem ser superadas a partir do momento que você consegue se organizar com antecipação para ter uma mudança de carreira de sucesso.

Como saber se está na hora?

Será que a decisão não está sendo tomada de forma precoce? Se essa é uma dúvida que se passa pela sua cabeça, saiba que existem maneiras de responder a essa questão. Afinal, é possível sentir o momento em que vale mesmo a pena dar início a uma transição de carreira.

Um dos principais sinais de que está na hora de fazer uma mudança na sua vida profissional é a insatisfação constante com o seu trabalho. Isso pode acontecer por problemas de gerenciamento de conflitos, incompatibilidade com o ambiente em que está atuando, desmotivação com as atividades empenhadas, entre vários outros casos.

Mais uma situação que entrega que está na hora de passar por uma transição é a desvalorização da área de atuação. Algumas profissões acabam perdendo espaço no mercado e, consequentemente, as oportunidades de se destacar se tornam escassas.

Além disso, há o interesse por novos campos de trabalho ou de maior reconhecimento profissional. Também, lembre-se de que o desejo de seguir por novos caminhos é motivo suficiente para dar início ao processo de realocação.

O que observar antes de decidir por mudar de carreira?

Independentemente de quais sejam as razões que inspiraram você a pesquisar mais sobre como mudar de carreira, prestar atenção em alguns pontos estratégicos garante que a preparação seja ainda mais apropriada para o seu caso.

A seguir, confira o que vale a pena observar na hora de tomar a decisão!

1. Mercado em que deseja atuar

O mercado de trabalho é um dos fatores que mais influenciam a sua carreira. Por esse motivo, quanto mais você conhecer suas características, melhor consegue se preparar para o que há por vir nessa nova jornada.

Desse modo, tire um tempo para pesquisar sobre as tendências e principais requisitos da nova área de atuação. Além disso, mantenha-se sempre por dentro das novidades desse campo, para não perder nenhuma atualização.

2. Motivações

Lembra das diversas causas que podem motivar a transição de carreira que acabamos de mencionar? Ter todos esses fatores em mente é importante para se manter firme na ideia, principalmente se o seu emprego e a sua vida profissional do momento não trazem mais satisfação pessoal.

3. Cenário econômico

Como visto, questões financeiras pesam bastante na decisão. No entanto, não são apenas as finanças pessoais que devem ser levadas em consideração. Todo o cenário econômico, como as instabilidades e projeções, precisa ser observado. Assim, você pode se preparar adequadamente, por meio de uma reserva suficiente para arcar com os seus custos de vida até a finalização da transição de carreira.

4. Autoconhecimento

Para saber aonde você deseja chegar e o que pretende alcançar no âmbito profissional, é preciso ter uma bela dose de autoconhecimento. Sendo assim, não se esqueça de tirar um tempo para se conhecer melhor, descobrir suas principais afinidades e refletir sobre os principais objetivos para os próximos anos.

5. Vocação e habilidades

As habilidades profissionais que você apresenta também são fatores importantes na escolha. Afinal, essas competências podem abrir ótimas portas para a sua nova carreira, facilitando todo o processo de transição.

Além do autoconhecimento, os testes vocacionais podem ser ótimos aliados nesse momento. Isso porque permitem a descoberta de novas habilidades e áreas de atuação em que elas seriam valorizadas.

Qual a importância de buscar uma graduação, pós ou especialização?

A educação é fundamental para o sucesso na carreira. Na hora de planejar uma transição, é importante também olhar para a necessidade de fazer um novo curso, como segunda graduação ou pós.

Dar continuidade aos estudos dá a você a oportunidade de se atualizar e de desenvolver habilidades importantes para o novo nicho de atuação. Isso sem contar que ter uma especialização ou graduação na área faz com que o currículo se torne muito mais atrativo para os recrutadores, assim como ajuda a ganhar experiência no novo campo.

Quais os diferenciais da Cruzeiro do Sul Educacional?

Que tal uma parceira nesse processo de mudança de carreira? A Cruzeiro do Sul Educacional oferece toda a inovação que você precisa para investir na sua educação para otimizar a gestão de carreira.

Com cursos de graduação e pós-graduação nas mais variadas áreas, uma metodologia de ensino moderna e suporte aos alunos, a Cruzeiro do Sul Educacional se destaca. O grupo conta com instituições de ensino e polos educacionais por todo o Brasil, além de um ótimo sistema de Educação a Distância (EAD).

Viu só como mudar de carreira é totalmente possível? Tudo o que você precisa é garantir uma boa preparação para evitar problemas durante esse processo. Desse modo, é possível aproveitar ainda mais as oportunidades e ir em busca da realização pessoal e profissional.

Quer dar o primeiro passo? Então, entre em contato conosco e veja como podemos apoiar você nessa decisão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0