Como ler mais: 6 estratégias que vão tornar você em um leitor voraz

como ler mais

Enriquecer o vocabulário, melhorar o raciocínio e estimular a criatividade em qualquer área de atuação são alguns dos benefícios de se tornar um leitor voraz.

Se você está se perguntando como ler mais, precisa conhecer algumas estratégias certeiras para otimizar esse processo e tirar logo a poeira dos livros parados na estante.

Não precisa se desesperar e achar que não dará conta de todos os conteúdos que gostaria de ler. O ideal é encontrar seu ponto de equilíbrio e definir uma meta de leitura diária, de modo a não sobrecarregar a mente. Afinal, esse hábito deve trazer relaxamento e não cobranças, certo?

Pensando nisso, preparamos este post que lista as 6 melhores estratégias para quem busca usufruir de uma boa leitura. Vamos lá!

1. Tenha um local específico para ler

Antes de tudo, vamos entender por que é tão importante ter um cantinho de leitura só seu: quando estamos em um lugar confuso ou movimentado demais, é natural que nosso rendimento fique comprometido. As distrações acontecerão a todo momento, impossibilitando que você se concentre naquilo que se propôs. Então, para evitar perder o foco, nada mais justo do que escolher um ambiente próprio.

Cuide para deixar o local de estudo o mais confortável e aconchegante possível. Assim, quando chegar a hora da sua leitura diária, você imediatamente sentirá mais motivação para passar esse tempo no seu cantinho. Organize as prateleiras, deixe seus livros preferidos em destaque, traga post-its para marcações etc. Enfim, decore tudo à sua maneira para que possa se identificar com o ambiente e sentir-se sempre à vontade ali.

2. Fique longe dos ruídos

Essa dica tem muito a ver com a anterior. Afinal, um bom local de leitura é aquele que reúne suas preferências, seu estilo e muito silêncio. De nada adianta caprichar na decoração se o ambiente escolhido for no meio da sala de casa, onde haverá um grande fluxo de pessoas. Portanto, escolha um lugar silencioso e mais recluso. Assim, a chance de se você se dispersar é praticamente zero.

Isso influencia diretamente na sua produtividade. Basta pensar que 10 páginas por dia já significam 70 páginas lidas ao final da semana. Comece aos poucos e, dia após dia, a leitura se tornará um hábito na sua vida, de modo que não será nada difícil dar conta daqueles livros que você sempre quis ler mas que estão há um bom tempo guardados dentro do armário.

3. Defina um horário fixo para a leitura

Pensemos juntos: meia hora que você passa olhando o feed das redes sociais já renderia leituras preciosas no seu tempo livre. Se você considerar as horas que passa no celular diariamente, terá uma noção ainda mais exata do quanto pode acelerar seu hábito de ler utilizando o tempo de forma mais produtiva. Isso até porque nas redes sociais nem sempre estamos lendo algo interessante.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Já nos livros, a gente escolhe algum que de fato desperta nosso interesse e que trará algo de útil às nossas vidas. Então, se você quer saber como ler mais, pegue aquela horinha extra que você passa na internet e defina esse momento como seu horário de leitura. Trate-o como algo sagrado e não permita que ninguém interrompa o seu relaxamento.

4. Faça um compromisso com outra pessoa

Ok, ler exige que a gente esteja só e evite interrupções. No entanto, dá para combinar com um amigo ou alguém da família que vocês lerão um número X de páginas por dia. Assim, o tom de brincadeira acaba estimulando o hábito, pois ninguém vai querer ficar para trás nessa corrida. Basta escolher os conteúdos de interesse de cada um e se jogar nos livros. No final do dia, vocês analisam se cumpriram a meta e se já podem aumentá-la!

Outra dica para aproveitar ao máximo cada minuto é levar seus livros com você, usando aquele tempinho livre no metrô ou em uma sala de espera para colocar a leitura em dia. Atualmente, não é nem um pouco difícil fazer isso. Os smartphones e tablets estão aí para ajudar na organização, possibilitando que os seus conteúdos preferidos estejam sempre em mãos.

5. Crie uma hierarquia de leitura

Sabemos o quanto é difícil organizar uma fila de leituras, até porque na maioria das vezes não podemos nos dedicar somente às nossas preferências. Os conteúdos se dividem entre leituras informativas, leituras indicadas por amigos, livros que você ganhou de presente, e por aí vai. A melhor dica para estruturar isso tudo é criar uma hierarquia com base em prioridades.

Está em período de provas? Então priorize os materiais de estudo. Chegou o fim de semana e a chuva não dá trégua? Elimine o tédio com aquele livro que está há meses parado na fila. Sentou no metrô e a viagem vai ser longa? Pegue o smartphone e leia as notícias para se manter a par dos acontecimentos. Que tal?

6. Aposte em técnicas de leitura dinâmica

Eis uma das maiores aliadas do leitor voraz: a leitura dinâmica. Se engana quem acha que essa técnica desvaloriza os conteúdos. Desde que feita de forma correta, a leitura dinâmica agiliza a compreensão e interpretação dos conteúdos, estimulando nosso raciocínio e senso crítico.

Funciona assim: você deve treinar o olhar conforme a movimentação dos olhos. Como o ato de ler não é linear, mas sim por meio de saltos, ler de forma dinâmica significa “fotografar” com a visão alguns blocos específicos do conteúdo para assimilá-los de uma forma mais geral.

No modelo dinâmico, a ideia é reduzir o tempo de fotografia dos blocos, de modo que o leitor possa compreender o texto como uma unidade de pensamento, e não como palavras sequenciais. Dessa forma, é possível manter um nível de concentração constante, absorvendo o conteúdo rapidamente e sem abrir mão da profundidade.

Com essas estratégias, aprender como ler mais será somente uma questão de treino. Pode apostar que o treinamento durará bem menos do que você imagina. É só não descumprir o que foi planejado e cuidar da escolha dos conteúdos para manter a motivação em alta. Assim, adquirir novos livros se tornará um verdadeiro hobby na sua vida!

Gostou do post? Então aproveite e compartilhe essas dicas nas suas redes sociais para inspirar seus amigos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0