Você sabe como funciona o FIES? Tire aqui suas principais dúvidas!

como funciona o fies

Você já ouviu falar no Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES), não é? Esse é um dos mais famosos programas do Governo Federal para facilitar o acesso e a permanência no Ensino Superior. Criado em 2001, o FIES garante linhas de crédito estudantis com ótimas condições para pessoas de baixa renda.

Assim, o programa é excelente para quem tem dificuldade em fazer a mensalidade do curso caber no bolso. Quer conhecer mais sobre essa oportunidade? Então, continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre como funciona o FIES!

O que é e como funciona o FIES?

O Novo FIES é um programa de financiamento estudantil. Isso quer dizer que, em vez de conceder bolsa ou desconto em faculdade particular, ele funciona como um empréstimo bancário: as instituições financeiras parceiras do Ministério da Educação (MEC) concedem linhas de crédito com condições especiais.

Assim, o banco “paga” o seu curso por você, o que resulta em uma dívida que poderá ser acertada em um prazo longo e somente após a sua formatura, quando você já estará trabalhando. Assim, durante o curso, você tem toda a tranquilidade para manter o foco nos estudos sem comprometer o orçamento. 

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no Novo FIES, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter alcançado a nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Também há pré-requisitos de renda, de acordo com a modalidade:

  • modalidade 1 — com juros zero, é destinada a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • modalidade 2 — com juros variáveis, é destinada a moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos;
  • modalidade 3 — também com juros variáveis, é destinada a todos os brasileiros com renda de 3 a 5 salários mínimos por pessoa.

Além disso, os candidatos com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e que não sejam bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) precisam de um fiador para contratar o financiamento. Estudantes de licenciaturas ficam dispensados de apresentar fiador, independentemente da renda. 

Como buscar o financiamento?

Para participar do Novo FIES, você deve realizar a pré-inscrição no período adequado — normalmente, em janeiro e em junho — no site do FIES Seleção. Você precisará preencher dados pessoais e sobre o seu grupo familiar, além de selecionar suas opções de curso.

Caso sua inscrição seja aceita, isto é, se atender aos pré-requisitos, basta aguardar os resultados: os candidatos são classificados por ordem decrescente de nota do Enem. Em seguida, os selecionados devem complementar a inscrição com informações como dados bancários do fiador.

Depois, é necessário comprovar em até 5 dias úteis as informações prestadas. Para isso, você deve apresentar a documentação solicitada junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida. Por último, basta assinar o contrato de financiamento junto ao banco dentro de 10 dias úteis.

Quais são as datas mais importantes para o Novo FIES 2021?

A inscrição para o Novo FIES do primeiro semestre de 2021 ocorreu em janeiro. Para o segundo semestre, o cronograma oficial ainda não foi divulgado, porém, dá para ter uma ideia das principais datas pelo padrão dos anos anteriores. Veja só:

  • período de inscrições — entre o final de junho e o início de julho;
  • divulgação dos resultados — por volta do dia 9 de julho;
  • complementação das inscrições — cerca de 1 semana após a divulgação dos resultados;
  • lista de espera — entre o final de julho e o início de agosto.

Agora que você sabe como funciona o FIES, viu que essa é uma boa opção para quem quer começar o curso superior o quanto antes, mas não tem dinheiro para pagar uma faculdade privada, não é? Com o programa, você tem tempo para acertar o valor do curso com calma e sem que isso pese no bolso.

E aí, qual curso você vai tentar com o Novo FIES em 2021? Já conseguiu seu financiamento? Deixe um comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0