Como estudar para o Enem sozinho? Confira 8 dicas práticas!

como estudar para o enem sozinho

A preparação para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio exige bastante dedicação para conseguir aprender todos os conteúdos a fim de garantir um bom resultado. Por isso, é fundamental saber como estudar para o Enem sozinho no dia a dia, de forma organizada e muito produtiva, sem depender de cursinhos e aulas particulares.

Afinal de contas, nem todo mundo tem condições financeiras ou até mesmo uma rotina que permita lançar mão desses recursos. É perfeitamente possível estudar por conta própria e adquirir os conhecimentos necessários para se sair bem no exame e, assim, usar a nota para conquistar uma vaga no ensino superior.

Pensando nisso, listamos 8 dicas práticas de como estudar para o Enem sozinho que você pode começar a seguir imediatamente. Confira!

1. Entenda como funciona o Enem

O primeiro passo para começar a sua preparação para o exame é entender exatamente quais são as regras do Enem. Você precisa saber como é a prova, quantas questões ela tem, qual é o tempo para respondê-las, quais áreas do conhecimento são abordadas, que tipo de material pode ser levado no dia, entre outros aspectos.

Essas informações podem ser facilmente encontradas no edital do Enem que fica disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Então, a dica é ler com atenção para saber como vai ser todo o processo.

2. Defina um cronograma

Levando em conta o prazo que tem até o dia da prova, você pode montar um cronograma de estudos que vai ajudar a dar conta de todos os conteúdos que precisa estudar. Ter uma boa organização é essencial para conciliar as atividades, ainda mais para quem também trabalha e tem outras obrigações.

Para definir o cronograma, veja quantas horas por dia você pode se dedicar aos estudos e divida as matérias de acordo com os dias e horários disponíveis. Lembre-se de reservar tempo para fazer revisões para o Enem e responder questões a fim de testar os conhecimentos.

3. Escolha um lugar calmo e tranquilo

Nossa terceira dica de como estudar para o Enem sozinho faz toda a diferença para que você consiga aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar. Ter um local adequado para isso permite que você se concentre melhor, além de se cansar menos, fazendo com que cada minuto seja produtivo.

Assim, tenha o cuidado de escolher um ambiente tranquilo, sem a presença de outras pessoas, para se preparar para o exame. Além disso, evite estudar na cama, pois você pode ficar com sono muito rápido, e prefira uma mesa e cadeira confortáveis.

4. Evite distrações

Por falar em lugar tranquilo, outra dica que não pode faltar para quem quer saber como estudar para o Enem sozinho é evitar as distrações. Até porque não são só as outras pessoas que podem tirar sua atenção dos estudos. Você mesmo pode se distrair com redes sociais, música e aplicativos de mensagens, por exemplo.

A fim de evitar esse problema, é importante se desconectar das redes nos horários de estudos e até desativar a internet do celular. Se gostar de estudar com música, dê preferência às instrumentais ou algum estilo que você sabe que não vai ser motivo de distração.

5. Adote um método de estudos

Existem vários métodos de estudos que ajudam a melhorar a produtividade. O método pomodoro, por exemplo, é bom para manter a concentração. Mapas mentais são ótimos para organizar as ideias e visualizar os conteúdos com mais clareza. Já o hábito de fazer resumos ajuda a memorizar os conteúdos.

Diante de várias opções, o ideal é você descobrir quais métodos funcionam para o seu perfil de estudante. Vale a pena testar algumas combinações e adotar aqueles que fazem você ter um aproveitamento melhor do seu tempo de estudo.

6. Busque materiais gratuitos na internet

Embora seja importante evitar se distrair com a internet, o bom uso desse recurso não pode faltar entre as dicas de como estudar para o Enem sozinho. A internet é uma grande aliada na hora de encontrar materiais de estudo, como apostilas, aulas e até mesmo dicas sobre o que mais cai no Enem.

Você também pode usar a internet para estudar atualidades, que é um aspecto muito relevante na prova. Por isso, crie o hábito de ler portais de notícias, ver documentários sobre temas relevantes e se informar cada vez mais por meio de fontes confiáveis.

7. Pratique a redação

Fazer uma boa redação no Enem é tão importante quanto acertar as questões objetivas. Para desenvolver um bom texto com tranquilidade no dia do exame, é fundamental que você pratique bastante a escrita e entenda como é o formato do texto solicitado nessa prova.

Desse modo, estude como se faz um texto dissertativo-argumentativo, que é o foco do Enem, e coloque as mãos à obra. Faça redações sobre temas atuais que podem ser escolhidos para a prova do Enem.

8. Faça simulados

A última dica da nossa lista sobre como estudar para o Enem sozinho se refere à necessidade de você se acostumar com o estilo e o ritmo do exame. Uma ideia interessante é pegar as provas dos anos anteriores, que estão disponíveis no site do Inep, e tentar respondê-las no mesmo prazo que você vai ter no dia do Enem.

Essa estratégia é ótima para aprender a controlar o tempo, algo que é imprescindível para um bom resultado. Como são muitas questões, fazer simulados ajuda a ganhar a agilidade que você vai precisar para se sair bem.

Depois de todas essas informações, vale ressaltar que a tecnologia ajuda muito no processo de preparação para o Enem e isso vai muito além dos materiais de apoio disponíveis na internet. Você pode usar aplicativos para organizar a agenda de estudos, salvar arquivos na nuvem para acessá-los em qualquer lugar e participar de grupos de estudos online.

Desse jeito, fica mais fácil tirar dúvidas e encontrar motivação para seguir com o planejamento que faz tanta diferença no seu desempenho. Seguindo as dicas de como estudar para o Enem sozinho e com muita força de vontade, fica mais fácil fazer uma boa prova e alcançar um resultado que vai abrir as portas do ensino superior para você.

Então, gostou das dicas que trouxemos? Acompanhe as nossas páginas no YouTube e no LinkedIn e acompanhe outras atualizações úteis para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0