Confira passo a passo de como estudar online

como estudar online

A liberdade para elaborar sua própria rotina de estudos é uma das maiores vantagens do EAD. No entanto, isso pode ser um problema para quem é pouco organizado ou tem dificuldades de concentração. Se você precisa aprender como estudar online com dedicação e eficiência, não deixe de ler este post.

Vamos explicar o passo a passo para começar uma graduação a distância e conseguir aproveitar ao máximo as disciplinas do curso. Com um pouquinho de prática e disposição, você estará inserido no universo virtual e estreitando os laços entre EAD e mercado de trabalho. Vamos lá!

Avaliar qual curso deseja fazer

A primeira coisa antes de se matricular é ter certeza se quer mesmo fazer aquele curso. Sem dúvida, a escolha da graduação é uma das decisões mais difíceis da vida, pois envolve lidar anos e anos com a profissão escolhida. Por isso, vale a pena passar um tempo refletindo a respeito e treinando seu autoconhecimento antes de se decidir.

Comece pensando naquilo que você mais gosta, se é trabalhar com pessoas, animais, letras, números etc. Focar em uma das áreas do saber (Exatas, Humanas ou Biológicas) já é um ótimo passo. Pense também naquilo que você tem mais facilidade para aprender e em quais eram suas matérias preferidas no colégio.

Além disso, pesquise sobre o mercado de trabalho nas profissões do seu interesse e conheça a rotina do profissional da área. Uma boa maneira de fazer isso é conversando com pessoas que você conhece e que têm experiência naquele ramo. Assim dá para ter uma visão mais realista das perspectivas do setor, médias salariais etc.

Escolher uma IES de qualidade

De nada adianta escolher uma graduação que tem tudo a ver com você se a instituição de ensino superior (IES) não corresponder às expectativas. Um ponto crucial é conferir a avaliação dos cursos no Ministério da Educação (MEC) para ter certeza da qualidade do ensino. Outra dica é conversar com pessoas que já conhecem a universidade para saber mais a respeito.

De qualquer modo, se você não conhece ninguém que fez um curso na modalidade EAD daquela instituição, é possível encontrar as principais informações no site institucional. Avalie muito bem os objetivos do curso, pois eles devem estar alinhados com o que você espera para o seu futuro profissional.

Matricular-se no curso escolhido

O processo de matrícula é bastante específico e pode variar conforme cada universidade. Nesse caso, se informe pelo site ou telefone da instituição e veja como se inscrever. O ingresso na maioria das instituições é feito por meio da nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, existe a possibilidade de fazer um vestibular próprio daquela instituição.

Depois de matriculado, a principal dica é aproveitar ao máximo a plataforma virtual do curso. Seja participativo, interaja com os professores sempre que possível, leia todos os textos recomendados etc. Aproveite os fóruns de discussões para tirar suas dúvidas e fique de olho também nos conteúdos complementares, como aulas gravadas e exercícios comentados. Tudo isso ajuda a manter sua motivação e engajamento com o curso EAD.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Estabelecer uma rotina em casa

Nem pense em começar uma graduação a distância sem ter planejado a sua rotina antes. Isso porque a soma de compromissos de trabalho e estudo pode comprometer seu rendimento se você não tiver definido muito bem seus horários. Sem falar que, ao determinar um horário para cada atividade, seu cérebro já começa a se habituar à nova rotina e as atividades passam a fluir melhor.

Comece a se organizar assim que receber o quadro das disciplinas. Os professores e tutores costumam ajudar na montagem do cronograma mais adequado para o seu caso. O ideal é que você se dedique ao curso pelo menos alguns minutos todo os dias, pois isso é muito mais produtivo do que acumular as tarefas acadêmicas e depois ter que virar noites estudando.

Conte com métodos de organização para auxiliar nesse planejamento, como manter uma lista de objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, quando se sentir desmotivado, você pode reler a sua lista para se inspirar e ir em busca das conquistas. Porém, é preciso ter atenção: não se esqueça de separar um tempo para o lazer e descanso. Afinal, isso é fundamental para renovar o fôlego e seguir em frente!

Ter um bom local de estudos

Pode até parecer bobagem, mas ter um ambiente adequado para estudar faz toda a diferença na sua produtividade. Não tem problema se você for um pouquinho bagunceiro, o mais importante é preparar um local de estudos só seu, que seja silencioso e bem iluminado. Deixe seus livros preferidos sempre por perto e personalize o espaço com objetos que de uso frequente, como aquela “caneca de estimação” para o café. 

Esse é um dos segredos de como estudar online com uma dose extra de inspiração, pois um ambiente bem cuidado é também muito mais motivador. Se algum dia for inevitável estudar em outro lugar, como na cama ou no sofá com os pés para cima, tudo bem. Apenas tome cuidado para que isso não vire um hábito e disperse sua concentração.

Inclusive, manter o celular longe é uma ótima dica para não desviar a atenção. Se você se conecta às aulas por ele, não deixe que os demais aplicativos (como das redes sociais) roubem seu foco. Um dos diferenciais das graduações EAD é justamente a praticidade para estudar do seu modo e no seu próprio ritmo. Porém, isso não significa estudar menos ou deixar os conteúdos se acumularem na plataforma, ok?

Um jeito inteligente de ir se adaptando aos estudos no universo virtual é se inscrever em cursos livres. Muitas instituições oferecem pequenos cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para democratizar o ensino e fazer com que mais gente tenha acesso à educação de qualidade.

Agora que você aprendeu o passo a passo de como estudar online, é só escolher o curso certo e ingressar no ensino superior com a flexibilidade que você precisa.

Já que estamos falando em EAD, saiba mais sobre a validade do diploma e entenda por que vale a pena investir nessa modalidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0