Precisa otimizar seus estudos? Confira 7 dicas de como estudar mais

como estudar mais

Quer saber como estudar mais, de forma eficiente e produtiva? Primeiramente, você precisa ter em mente que o aprendizado é uma atividade que vai exigir muito planejamento e organização. Por isso, o primeiro passo para render mais é priorizar esses dois pontos.

Além disso, ter um dia a dia de estudos organizado vai ajudar a manter a saúde mental e a não prejudicar a sua qualidade de vida durante a preparação para o vestibular, no ano letivo ou em época de prova.

Por esse motivo, reunimos informações fundamentais para otimizar os seus estudos e, assim, ajudar a criar uma rotina muito mais saudável e favorável ao seu aprendizado. Quer saber como? Então, confira estas 7 dicas!

1. Faça um planejamento de estudos

Um plano de estudos vai guiar a sua rotina, mostrando cada disciplina que você precisa estudar de acordo com o período disponível para se dedicar inteiramente a essa atividade. Sendo assim, o primeiro passo para fazer um planejamento é definir o tempo livre para se empenhar nessa tarefa.

Em seguida, divida os assuntos que você precisa estudar e revisar e determine o tempo que vai destinar a cada um. Lembre-se de deixar alguns períodos para realizar simulados e fazer exercícios.

2. Elabore resumos

Fazer resumos com as próprias palavras vai ajudar você em dois pontos importantíssimos nos estudos: compreender melhor o conteúdo visto e facilitar a revisão. Para isso, encontre o método de resumo mais adequado para aprender e revisitar as matérias

3. Programe pequenas pausas

Evite passar um longo período se dedicando a uma mesma atividade. Isso só faz com que o seu rendimento caia e que se canse mais rapidamente. Uma dica é usar o método Pomodoro, no qual você se concentra por 25 minutos ininterruptos e tira pausas de 5 minutos. Após 4 blocos, é possível tirar um momento maior de descanso e recarregar as energias.

Powered by Rock Convert

4. Ensine outras pessoas

Ensinar o que você aprendeu a uma outra pessoa, principalmente se ela não sabe sobre esse assunto, é uma maneira de consolidar o que foi estudado e ainda criar mecanismos que ajudam você a expressar o que sabe, explicando de maneira simples e concreta.

5. Descubra seu horário de maior produtividade nos estudos

Você acha que consegue se concentrar inteiramente nos estudos de manhã, tarde ou noite? Cada pessoa tem preferência por um horário, por diferentes motivos. Nas primeiras horas do dia, há mais disposição por estar com a mente descansada.

Já após o almoço, é possível começar a estudar sem preocupações, pois você teve a manhã livre para realizar as outras atividades pendentes. Por outro lado, as horas noturnas são mais silenciosas, o que favorece o foco.

6. Estude em um local dedicado

Evite estudar na cama ou em um lugar que você usa para fazer outras atividades não relacionadas ao aprendizado. Isso vai fazer com que seja necessário mais tempo para conseguir se concentrar no que deve ser feito e se motivar a começar os estudos do dia. O ideal é que você tenha um local própria para estudar.

7. Use cartões de memorização

Essa é uma técnica muito utilizada pelos estudantes, principalmente nas disciplinas que têm um conteúdo mais denso. Com cartões de memorização ou flash cards, você pode fazer perguntas e colocar a resposta no verso, anotar palavras-chave sobre um assunto, montar breves resumos, entre outras atitudes que beneficiam o seu aprendizado.

Saber como estudar mais é só um dos passos que você precisa dar para aumentar o seu rendimento. O que realmente vai ajudar é colocar essas dicas em prática e utilizar as técnicas que mais favorecem o seu aprendizado. Por isso, comece a fazer pequenas mudanças em sua rotina até se adaptar e ter mais produtividade.

Curtiu as dicas deste post? Então ajude os seus amigos a otimizarem os estudos. Basta compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0